Componentes
Software: MasterTool IEC XE 3.34; MasterTool Xtorm 2.14
CLP: XP340; Firmware: 1.12.5.5; HX3040; Firmware: 1.11.2.0;
Outros: Cabo Ethernet e Switch
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. MasterTool IEC XE
2.1.1. Criando novo projeto no MasterTool IEC XE
2.1.2. Declarando a variável
2.1.3. Adicionando o protocolo IEC60870-5-104 Server
2.2. MasterTool Xtorm
2.2.1. Criando novo projeto no MasterTool Xtorm
2.2.2. Adicionando a biblioteca do protocolo IEC104
2.2.3. Declarando a variável
2.2.4. Adicionando os dispositivos
2.2.5. Utilizando o bloco funcional
3. RESULTADOS
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial, você irá aprender sobre a comunicação IEC104 sendo a Xtorm o Cliente da comunicação.
2.1. MasterTool IEC XE
O MasterTool IEC XE é o software da Altus utilizado na criação de projetos para a Série Nexto e Xpress. Neste tópico, você irá ver e aprender os procedimentos para criar um novo projeto e adicionar os dispositivos necessários para a configuração do protocolo IEC104.
2.1.1. Criando novo projeto no MasterTool IEC XE
Crie um novo projeto clicando em "Novo Projeto", coloque o nome e o caminho da pasta na qual você deseja salvá-lo.
Para o desenvolvimento deste tutorial, iremos utilizar o XP340 sendo o Server e a linguagem de programação em Ladder (LD); clique em próximo e é nesta etapa que você define as linguagens de programação como desejar. Após isso, o programa será aberto.
2.1.2. Declarando a variável
Primeiro, devemos declarar as variáveis que serão comunicadas. Para isso, é preciso ir em Application >> UserPOUs >> UserPrg e mudar a forma de declaração de variáveis para textual.
Depois disso, você pode declarar a variável que será utilizada na comunicação como na imagem abaixo.
2.1.3. Adicionando o protocolo IEC60870-5-104 Server
Em seguida, com a variável declarada, devemos configurar a comunicação.
Clique sobre a aba NET1 com o botão direito do mouse, depois clique em Acrescentar Dispositivo. Irá aparecer a janela ao lado, clique sobre o "+" na opção IEC 60870-5-104 e vá clicando no "+" até aparecer a opção de adicionar o IEC 60870-5-104 Server. Clique sobre esse dispositivo e vá em Acrescentar.
Após acrescentar o IEC60870-5-104 Server, é necessário acrescentar o Client. No caso, esse Client serve para você colocar as informações do cliente, que neste caso é a Xtorm. Para isso, clique com o botão direito na aba do dispositivo IEC60870-5-104 Server e vá em Acrescentar Dispositivos, mesmo procedimento feito quando adicionamos o dispositivo na NET1.
Em seguida, devemos então configurar o dispositivo para realizar o mapeamento da variável que declaramos anteriormente. Defina o tipo de objeto para Single Command, no qual é responsável por exercer a função de comando para a escrita de dados booleanos.
Abaixo segue a tabela da configuração do protocolo IEC 104:
Então, na aba Mapeamentos vamos colocar a variável que declaramos anteriormente em UserPrg. Certifique-se também de que a opção "Select Requerido" esteja em TRUE. Esta opção serve para que o servidor exija um "Select" antes de executar o comando.
Na aba Client do protocolo de comunicação, em Camada de Enlace é possível alterar algumas configurações. O número da porta é utilizado quando a conexão do cliente não é por IP e devemos deixar a mesma que será configurado posteriormente no Cliente, que será a Xtorm.
Terminando de realizar essas configurações, podemos fazer login no CLP e colocá-lo para Run.
Lembre-se de configurar a aba da NET1 para o mesmo endereço IP do seu CLP que será utilizado para rodar o programa.
2.2. MasterTool Xtorm
O software MasterTool Xtorm é utilizado para configuração de CPU`s da Série Hadron Xtorm. Neste tópico, você irá aprender a como criar um projeto e configurar o protocolo IEC104 para realizar a comunicação.
2.2.1. Criando novo projeto no MasterTool Xtorm
Para criar um novo projeto no MasterTool Xtorm podemos seguir os passos anteriores utilizados na criação do projeto no MasterTool IEC XE, já que a interface é igual em ambos. Neste tutorial, iremos utilizar uma HX3040 e a linguagem de programação padrão será em Texto Estruturado (ST).
2.2.2. Adicionando a biblioteca do protocolo IEC104
Após criado o projeto no MasterTool Xtorm, para que a Xtorm realize um comando como cliente, devemos utilizar um Fuction Block da biblioteca LibIEC104. Ela não vem adicionada por padrão no MasterTool, por isso, devemos adicioná-la em Library Manager >> Adicionar Biblioteca.
Uma aba de Adicionar Biblioteca irá se abrir. Nesta janela, clique no "+" no lado esquerdo de Application, novamente no "+" no lado esquerdo de Common e procure pela biblioteca LibIEC104. Para adicionar, basta dar um clique na biblioteca e clicar em "Ok".
2.2.3. Declarando a variável
Depois de adicionar a biblioteca do protocolo IEC104, devemos declarar a variável. Para isso, repita o processo feito no MasterTool IEC XE.
2.2.4. Adicionando os dispositivos
Na aba NET1, clique com o botão direito e "Acrescentar Dispositivos". A janela para acrescentar os dispositivos da comunicação irá se abrir. Vá em "+" ao lado do protocolo IEC 60870-5-104 e abra o IEC 60870-5-104 Client, clicando no dispositivo e acrescentando ele.
Depois de acrescentar o Client, precisamos adicionar o restante dos dispositivos. Para isso, é possível clicar com o botão direito no Client, ir em "Acrescentar Dispositivo" e adicionar o Controlled Station. Em seguida, repita o mesmo procedimento para acrescentar o Sector.
O Controlled Station é onde iremos configurar com os dados do servidor, que no nosso caso é o XP340. O endereço IP que você deve colocar é o do Xpress.
ATENÇÃO: Os dados configurados em Controlled Station devem ser iguais aos que estão no MasterTool IEC XE, anteriormente configurado, como número da porta e na aba Camada de Enlace.
2.2.5. Utilizando o bloco funcional
Depois de configurar a biblioteca e os dispositivos na NET, devemos declarar as variáveis e o bloco funcional do protocolo IEC 104. Na figura abaixo, você pode ver como declarar através de texto em UserPrg.
Depois de declarar o bloco funcional e as variáveis, vá no Sector adicionado na NET e declare a variável de controle que será utilizada na comunicação. Essa variável deve ser declarada na aba Mapeamento.
Em seguida, você deve criar uma lógica, utilizando o bloco funcional, em UserPrg ou na POU que você deseja. Lembre-se que se criar outra POU, deve adicionar uma chamada na MainTask ou declarar em UserPrg. A lógica deve ser declarada da seguinte maneira:
- Na linha de 1 a 6, passamos os valores para o bloco funcional de comando;
- A linha 10 confirma se o bloco funcional está preparado para o novo comando;
- A linha 12 confirma se o comando anterior foi um Select e se não ocorreu nenhum erro, ele executa o comando. Os erros são possíveis visualizar na variável "eErrorStatus" na estrutura de "IEC104_DigitalCommand" e visualizar na tabela abaixo, que você também encontra no Manual de Utilização da Hadron Xtorm:
- A linha 14 executa o comando "execute";
- A linha 17 e 18 prepara o bloco funcional para iniciar com um comando Select e encerra o comando anterior.
Depois de declarar as variáveis e criar a lógica, você deve fazer login na CPU e colocar para Run.
Certifique-se de que o IP na NET1 é o mesmo configurado utilizado pela Xtorm.
3. RESULTADOS
Com as duas CPU`s rodando o programa, para executar um novo comando, você deve modificar o estado da variável "vAlorVariavel" para o valor que desejar executar e depois, atuar o comando colocando a variável "eXecutar_FB" para TRUE. No exemplo abaixo, desejamos que a variável "eComandDig" fique em TRUE. Para isso, prepare e declare da seguinte maneira:
Quando executar o comando, a variável "eComandDig" deve ficar em TRUE no MasterTool Xtorm e no MasterTool IEC XE.
MasterTool Xtorm:
MasterTool IEC XE:
Neste caso, o cliente (Xtorm) vai enviar um select e o servidor (Xpress) precisa enviar uma confirmação para que ele mande o execute e o servidor consiga executar o programa. Assim como o servidor também pode exigir um select do cliente se caso a Xtorm apenas mande executar o programa. Isso serve como uma "autorização" antes de executar o comando, ou seja, uma garantia para o programa funcionar com mais confirmações. Em caso de time out na autorização (select), o comando é cancelado e se faz necessário enviar um novo select para o servidor.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.