O objetivo deste tutorial é estabelecer a comunicação entre uma CPU Nexto e um bloco de IOs remotas da Série G através do protocolo PROFINET.
Componentes
Equipamentos: 1 CPU Nexto XP325, 1 módulo Adaptador/Cabeça de rede PROFINET (GL-9087), 1 módulo 16 DI (GT-12DF), 1 módulo 16 DO (GT-226F), 1 switch.
Software: Master Tool IEC XE v3.75.
Seções do Tutorial
- ARQUITETURA
-
DESENVOLVIMENTO
2.1.Criação do Projeto no MasterTool
2.2. Configuração do Dispositivo PROFINET
2.3. Execução da Aplicação
- RESULTADOS
1. ARQUITETURA
Os módulos de expansão devem ser devidamente conectados ao adaptador de rede. Os equipamentos devem estar configurados para a mesma faixa de IP, garantindo que os mesmos estarão numa mesma rede, e devem ser conectados ao switch, formando uma LAN (Rede Local). No caso deste tutorial, foram configurados o switch em 192.168.100.254, o Notebook em 192.168.100.30, o XP325 em 192.168.100.25 e o GL-9087 em 192.168.100.3. A configuração de IP do GL-9087 será realizada no projeto do MasterTool. Para ser configurado, o equipamento precisa estar na mesma subrede, e por isso estamos utilizando a subrede 192.168.100.x.
Obs.: Observar a ordem de montagem dos módulos de expansão de IO junto ao adaptador de rede. Essa ordem definirá, mais a frente, o endereçamento das variáveis.
Figura 1. Diagrama de Conexão do Sistema
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial será criado um projeto no MasterTool para o Xpress e configurado um dispositivo PROFINET, representando um bloco de IOs remotas da Serie G, para comunicação entre ambos. Serão configurados os módulos de entradas e saídas digitais acoplados a um Adaptador de rede.
2.1. Criação do Projeto no MasterTool
Abrir o MasterTool e criar um novo projeto para o XP325.
O tutorial de criação de projeto para o Xpress pode ser acessado em: https://suporte.altus.com.br/hc/pt-br/articles/7754631705485-Nexto-Xpress-Criando-um-projeto
2.2. Configuração do Dispositivo PROFINET
Na árvore de equipamentos, clicar com o botão direito do mouse em NET 1, dentro de XP325 (XP325), e clicar em Add Device... / Acrescentar Dispositivo....
Figura 2. Adicionar Dispositivo
Irá abrir uma janela Add Device / Acrescentar Dispositivo. Selecionar FieldBuses à Profinet IO à Ethernet e clicar em Add Device / Acrescentar.
Figura 3. Adicionar Ethernet
Com a janela ainda aberta, selecionar na árvore de equipamentos o objeto criado, e em seguida, na janela, selecionar FieldBuses à Profinet IO à PN-Controller e clicar em Add Device / Acrescentar.
Figura 4. Adicionar PN-Controller
Com a janela ainda aberta, selecionar na árvore de equipamentos o objeto criado, e em seguida, na janela, selecionar FieldBuses à Profinet IO à Profinet IO Slave à I/O à Altus FnIO System à Altus PROFINET I/Oà GL9087 e clicar em Add Device / Acrescentar.
Figura 5. Adicionar GL9087
Com a janela ainda aberta, selecionar na árvore de equipamentos o objeto criado (GL9087), e em seguida, na janela, selecionar Fieldbuses à Profinet IO – Profinet IO Module. Selecionar o módulo de expansão desejado e clicar em Add Device / Acrescentar. Fazer isso para todos os módulos que se deseja adicionar. Após finalizar a adição de dispositivos, fechar a janela.
Figura 6. Adicionar Módulos de Expansão
Abrir o PN_Controller que foi adicionado ao projeto e, na guia General, configurar a faixa de endereço IP dos dispositivos, mascará de subrede e gateway.
Figura 7. Configuração PN-Controller
Abrir o dispositivo GL9087 que foi adicionado ao projeto e, na guia General, configurar o nome do dispositivo (conforme configuração das DIP switches), o endereço IP desejado (dentro da faixa configurada em PN_Controller), a máscara de subrede e o gateway. Configurar Send clock (ms) para 4 e Reduction ratio para 16.
Figura 8. Configuração GL9087
2.3. Execução da Aplicação
Após configurado, o sistema já se encontra funcional. Clicar Alt+F8 para conexão à CPU e logo em seguida, após bem-sucedida a conexão, executar a aplicação, pressionando F5.
Para o teste, a entrada digital 2 foi acionada fisicamente.
Para realizar o monitoramento das entradas digitais, deve-se abrir o respectivo módulo de expansão na árvore de dispositivos e selecionar a guia de mapeamento IO.
Nessa mesma guia é possível atribuir variáveis do projeto a cada entrada do módulo.
Figura 9. Monitoramento Entradas Digitais
Para realizar o monitoramento das saídas digitais, deve-se abrir o respectivo módulo de expansão na árvore de dispositivos e selecionar a guia de mapeamento IO.
Para teste do módulo de saídas digitais, na coluna Prepared value, altera-se o status das saídas desejadas. Neste tutorial iremos deixar ativas as saídas 0, 4, 10 e 15, conforme Figura 10. Pressionar Ctrl+F7 e clicar em Yes / SIM para carregar os valores na CPU.
Nessa mesma guia é possível atribuir variáveis do projeto a cada saída do módulo.
Figura 10. Alteração de status saídas digitais
Após alterar o status das variáveis, o valor pode ser observado na coluna Current Value, conforme observado na Figura 11.
Figura 11. Monitoramento Saídas Digitais
3. RESULTADOS
Após realizadas as etapas de montagem, configuração, execução e envio de comandos às IOs, pode-se observar, exibido pela Figura 10, o status das IOs dos módulos. Encontram-se acionadas a entrada digital 2, que foi acionada fisicamente, além das saídas digitais 0, 4, 10 e 15 que foram acionadas via comando através do MasterTool.
Figura 12. Painel de LEDS do bloco de IOs
Obs.: O LED IOS aceso verde no módulo GL-9087 indica que os módulos de expansão estão em operação normal.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.