Neste tutorial, ensinaremos como fazer uma máquina virtual de Windows XP 32bits para o uso do Mastertool 8000, software de desenvolvimento de linhas antigas da Altus, como Picollo, Ponto, AL, etc.
Primeiramente, recomendamos o uso do programa VirtualBox, da Oracle, disponível aqui.
Você precisará de um numero de licença e um numero de chave do MasterTool 8000, além do software em si, disponível aqui.
Também precisará de um CD de instalação do Windows XP 32 Bits e uma licença valida.
Após o download e a instalação do programa, vamos criar uma nova maquina, clicando no ícone "Novo", conforme imagem abaixo:
Após isso, vamos utilizar o método standard e, conforme imagem abaixo, escolheremos um nome para nossa maquina virtual, além do tipo e versão será o Sistema Operacional que desejamos criar. Após a inserir essas informações, clique em "próximo".
Após isso, o configurador irá pedir a quantidade de memória RAM que será alocada para a VM, lembre-se que contrariamente do que o software recomenda, o Windows XP precisa de no mínimo 512 MB de memória RAM para rodar, logo, no exemplo, colocamos o dobro, mas você pode utilizar o quanto desejar. Clique em "próximo".
Como vamos criar um novo disco virtual, escolheremos a opção de "Criar um novo disco rígido virtual agora". Clique em "próximo".
Na sequência, você poderá escolher o tipo de imagem do disco rígido. Escolheremos a opção VHD. Clique em "próximo".
Agora, escolheremos a opção de como será o armazenamento, o tamanho em disco físico dessa VM, aqui usaremos ele dinamicamente alocado. Clique em "próximo".
Após isso, voltaremos a tela principal do VirtualBox e. Selecione a VM que acabamos de criar e clique em "Inicar".
Quando iniciar, abrirá uma nova janela perguntando onde está o disco óptico onde o Windows XP se instalará. Faça a instalação do Windows XP normalmente.
Após a incialização, você irá instalar o Mastertool 8000 na máquina virtual.
Caso você utilize uma porta USB-SERIAL, você deve habilita lá, conforme imagem abaixo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.