Este documento tem o objetivo de esclarecer dúvidas comuns para ligação de switches em rede anel.
Equipamentos
Switch: ET5-0602-M
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Acessando página web do dispositivo
2.2. Configuração de IP
2.3. Configuração do Spanning Tree
2.4. Configuração de prioridade
2.5. Salve as configurações realizadas.
2.6. Configurações adicionais para rede com mais de 20 switches.
2.7. Possíveis consultas de diagnósticos
1. ARQUITETURA
A arquitetura utilizada neste documento conecta 3 switches modelo ET5-0802-M em rede anel.
Obs.: Com o cuidado de não gerar conflitos de IPs, a rede deve funcionar sem a necessidade de nenhuma configuração específica.
2. DESENVOLVIMENTO
Por default, os switches vêm de fábrica com a configuração de protocolo STP (spanning-tree protocol). Este protocolo suporta até 20 switches em anel. Para redes pequenas (com poucos switches conectados) ou testes em laboratório, o funcionamento ocorre sem problemas. Para aplicações com mais equipamentos em anel é necessário ajustar alguns parâmetros para melhorar o funcionamento.
2.1. Acessando página web do dispositivo
Para configurar os switches, conecte eles à rede anel, porém não feche o anel. Conecte o computador a um dos switches e execute a função ping em todos os switches.
Obs.: Tenha certeza de que não existem conflitos de IP. Caso algum switch não responda ao ping, tente desconectar e conectar esse equipamento novamente para tentar novamente.
Para acessar a página de configuração basta acessar via browser o IP do switch.
Login: admin.
Password: admin
Após realizar o teste com a função ping em todos os switches e ter certeza de que todos estão respondendo, configure os parâmetros do protocolo STP.
2.2. Configuração de IP
Para configurar um novo endereço de IP, acesse Configuration > System > IP. No endereço de IPv4, você configura um IP diferente dos demais switches, evitando o número "255".
2.3. Configuração do Spanning Tree
Acesse a configuração Web de cada switch através do seu respectivo IP e no menu que está à esquerda vá em: Configuration -> Spanning Tree -> Cist Ports.
É ideal que apenas as portas designadas à comunicar com demais switches ou conectadas em loop estejam com o protocolo STP habilitado. Se a ligação das portas for com demais equipamentos, como inversores e controladores programáveis, não é necessário habilitar o protocolo. Nesse caso, todas as portas de fibra precisam do protocolo STP habilitado.
2.4. Configuração de prioridade
Um switch precisa ser identificado como Mestre na comunicação, e a forma correta de realizar essa configuração na prática seria configurar uma prioridade de 4096 para um dos switches na rede. Quanto menor o valor, maior a prioridade.
2.5. Salvando as configurações realizadas.
Acesse Maintenance > Configuration > Save startup-config page e clique em Save Configuration.
2.6. Configurações adicionais para rede com mais de 20 switches
Em Configuration > System > SPanning Tree > Bridge Settings, altere os campos Forward Delay para 30, Max Age para 40 e clique em Save.
Após, vá em: Maintenance -> Configuration -> Save startup-config page e clique em Save Configuration.
IMPORTANTE: Caso seja necessário expandir para mais de 40 switches, podemos utilizar o protocolo ERPS que não tem limite de switches em anel.
2.7. Possíveis consultas de diagnósticos
Caso a rede esteja com comportamento anormal e você não esteja conseguindo acessar todos os switches em anel, você pode acessar Configuration > Diagnostics >Ping, para tentar encontrar todos os endereços de IP dos switches na rede e comparar os pacotes enviados e recebidos.
Também existe o diagnóstico veriPHY que se certifica que há um canal aberto para comunicação entre as portas do switch e que os cabos estão sendo reconhecidos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.