Este tutorial tem como objetivo auxiliar o usuário na configuração do DHCP no switch, onde ele se tornará o servidor DHCP. Será configurada uma VLAN individual para uma porta do switch, que poderá atuar como servidor DHCP da sua própria VLAN, fornecendo IP para o dispositivo conectado. Essa configuração poderá ser expandida para as demais portas conforme a necessidade. Para validação, utilizaremos um notebook configurado para receber IP automaticamente.
Equipamentos
Switch: ET5-0602-M
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Acessando página web do dispositivo
2.2. Configuração de IP
2.3. Ativando o DHCP e associando à VLAN
2.4. Configuração de VLAN
2.5. Configuração do pool DHCP
2.6. Possível consulta de diagnósticos
1. ARQUITETURA
A arquitetura utilizada neste documento conecta 1 switch modelo ET5-0602-M em um Notebook que será o cliente DHCP neste teste.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Acessando página web do dispositivo
Altere o IP da sua máquina para a mesma faixa de rede do switch, permitindo assim o primeiro acesso. Para acessar a página de configuração, basta abrir um navegador e digitar o IP do switch que por padrão é 192.168.1.254.
Login: admin.
Password: admin
2.2. Configuração de IP
Caso deseje alterar o IP de gerenciamento do switch pertencente a VLAN 1, neste caso, acesse Configuration/System/IP:
Neste teste iremos configurar para que a VLAN 2, que estará localizada na porta 2 do switch seja servidor DHCP, podendo se expandir para demais VLANs e portas. Em Configuration/Sistem/IP clique em Add Interface, adicione a VLAN 2 e um IP na faixa de rede desejada com sua respectiva máscara de rede, conforme imagem:
Clique em Save.
2.3. Ativando o DHCP e associando à VLAN
Em Configuration/DHCP/Server/Mode, altere o modo para Enable, clique em Add VLAN Range, insira as VLANs que farão parte do DHCP, como neste caso estamos utilizando apenas a VLAN2 colocamos 2-2, caso fosse as VLANs de 1 a 3, colocaríamos 1-3. Siga os passos conforme imagem:
Clique em Save.
2.4. Configuração de VLAN
Para que de fato as configurações referentes as VLANs anteriores funcionem adequadamente precisa-se criar as mesmas. Em Configuration/Vlans insira a VLAN 2 na porta 2, como neste caso a intenção é cada porta obter uma VLAN, deixamos o modo Access. Em Allowed Access VLANs coloque todas as configuradas, neste caso estamos utilizando a 1 e a 2:
Clique em Save.
2.5. Configuração do pool DHCP
Acesse Configuration/DHCP/Server/Pool, esta página permite a administração dos pools de DHCP. A partir das configurações definidas em cada pool, o servidor DHCP será responsável por atribuir endereços IP e distribuir os parâmetros de rede necessários aos clientes.
Clique em Add New Pool e configure o nome do Pool, é aceitável todos os caracteres imprimíveis, exceto espaços em branco:
Clique em Save.
Clique no nome recentemente criado:
Coloque o Type como Network, isso significa que que o pool irá atender vários clientes DHCP com endereços IP dentro de uma mesma faixa (sub-rede), insira o IP da rede, neste caso utilizado o 192.168.10.1 com sua respectiva máscara de rede 255.255.255.0, em Default Router:
Em Default Router insira o IP que foi especificado na VLAN anteriormente, neste caso, 192.168.10.102.
Clique em Save.
OBS.: Em Lease Time, é possível configurar o tempo de locação do endereço IP, ou seja, o período durante o qual o cliente poderá utilizá-lo antes de precisar renová-lo. Essa configuração pode ser feita, mas vale ressaltar que mesmo com o tempo de concessão ajustado para 1 minuto, o equipamento conectado pode continuar recebendo o mesmo IP porque o servidor DHCP tenta manter o mesmo endereço para o mesmo cliente, usando o MAC ou o identificador do cliente, desde que o IP ainda esteja disponível. Isso evita conflitos e garante estabilidade na rede.
Após, vá em Maintenance/Configuration/Save startup-config page e clique em Save Configuration:
2.6. Possível consulta de diagnósticos
Neste teste utilizamos o próprio notebook para realizar o teste de que a configuração estava funcionando corretamente. Altere o IP da sua máquina para IP automático:
Conecte o cabo ethernet na sua máquina e na porta 2 switch, esta porta foi configurada anteriormente para trabalhar com DHCP.
Após conectada corretamente, abra o Prompt de Comando, digite ipconfig e clique em Enter. Você poderá visualizar o IP que sua máquina recebeu através do DHCP em:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.