Neste tutorial estão descritas orientações e procedimentos para utilizar totalizadores no Mastertool IEC XE, uma vez que estes exemplos podem auxiliar no desenvolvimento de aplicações. Nele, são mostrados os passos para utilizar totalizadores no Mastertool IEC XE, será apresentado um exemplo a fim de facilitar o entendimento do usuário.
Esta totalização, consiste em definir um valor padrão para ser lido, que será somado e acumulado em outra variável. Dessa forma, é a soma da entrada analógica de acordo com um período de tempo pré-definido, podendo representar grandezas, como vazão, por exemplo.
Vale ressaltar a importância de ter em mãos o Manual do Mastertool IEC XE permitindo a consulta nas etapas da aplicação. Esse documento irá lhe orientar sobre as características técnicas, programação e configurações.
1. Desenvolvendo a totalização
Primeiro, vamos criar um bloco funcional. Para isso, clique com o botão direito em UserPrg, vá em Acrescentar Objeto e clique em POU...
Uma nova janela irá abrir, configure como Bloco Funcional, em Linguagem Ladder e clique em Abrir.
Com o bloco funcional criado, iremos declarar as seguintes variáveis nele:
A variável de entrada “leitura” é o equivalente a entrada analógica, o valor definido nela será somado na variável “acumulo”. A variável “real_acumulo” é a variável “acumulo” convertida em REAL.
A variável “racumulo” realiza uma conversão para ponto flutuante, colocando fator multiplicativo para ficar em escala de engenharia correto.
A variável “stop” interrompe a soma e “RESET” manda 0 para a variável “acumulo”.
A variável Pulso_1s é uma variável global e pode ser encontrada em Special_Variables. É a frequência com a qual será somada a variável “leitura”, podendo ser modificada de acordo com a necessidade da aplicação.
Com as variáveis declaradas, podemos criar a lógica:
A linha 1 pulsa a cada um segundo, acumulando o valor de “leitura” e “stop” interrompe essa soma, sem perder o valor já acumulado.
A linha 2 faz a conversão da variável “acumulo” para REAL, na variável “real_acumulo”.
A linha 3 faz a divisão da variável “real_acumulo”, mostrando uma forma simplificada do cálculo que o usuário deve fazer para converter esse valor acumulado em uma unidade de medida.
Obs.: Esse cálculo varia de acordo com a escala necessária que o cliente quer converter para a visualização, dependendo da grandeza que será medida na aplicação.
A linha 4 e 5 reseta a variável “acúmulo”, movendo 0 para a mesma.
Após isso, crie uma POU do tipo programa e chame o bloco funcional nela.
Configure como na imagem abaixo:
O totalizador pode ser simulado.
2. Simulando projeto
A aplicação desenvolvida estará disponível ao fim deste tutorial.
Na simulação abaixo, foi escrito o valor 10 na variável “leitura”. Dessa forma, a variável “acúmulo” fez a contagem de 10 em 10.
Essa totalização é um exemplo, podendo ser usada como base para diversas aplicações. O cálculo pode se modificar dependendo do intuito do cliente e, essa mudança, é de responsabilidade do desenvolvedor.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.