Neste tutorial, você aprenderá a configurar o seu CLP para fazer a transferência de arquivos por meio de um servidor da OpenVPN através de um adaptador Wi-Fi, utilizando o protocolo FTP.
Componentes utilizados
Softwares: Mastertool IEC XE | OpenVPN
CLP: XP300
Seções do Tutorial
1. Configuração do OpenVPN
1.1 Criação da rota
1.2 Verificação do funcionamento
2. Configuração do protocolo FTP
3. Verificação
1. Configuração da VPN
A configuração completa do OpenVPN pode ser encontrada no seguinte tutorial, publicado na base de conhecimento: https://www.altus.com.br/base-conhecimento/categoria/19/detalhe/734/configurando-a-funcao-openvpn-no-nexto-xpress.
Caso ainda não tenha realizado esse processo, siga o tutorial acima.
1.1 Criação da rota
Neste caso, o CLP está conectado em uma rede Wi-Fi por meio de um adaptador USB, sendo o seu IP 192.168.219.45. Por isso, na configuração de 'Networks' do CloudConnexa, é necessário criar uma ‘Route’ e um ‘IP Service’ para a rede ‘192.168.219.0/24’, assim incluindo a rota até a rede que possui o nosso CLP.
1.2 Verificação do funcionamento
Após seguir todos os passos, podemos verificar na página Web do CLP que a conexão com a VPN foi sucedida, e encontrar o endereço de IP que o foi atribuído.
Ao utilizar o comando "ipconfig" no Prompt de Comando, podemos verificar o endereço IP da faixa da VPN que foi atribuído ao PC:
2. Configuração do protocolo FTP
A configuração completa do protocolo FTP pode ser encontrada no tutorial abaixo, publicado na base de conhecimento, onde é mostrado todo o processo desde a instalação do FileZilla até a criação do projeto e o funcionamento do bloco FTP_Client.
Caso ainda não tenha feito esse processo, siga o passo a passo do tutorial e, depois, faça as próximas alterações.
Importante: Na aba 'Server listeners', nas configurações do FileZilla Server, garanta que os protocolos estejam assim como na imagem abaixo:
Para realizar a comunicação via VPN, o URL do servidor (FTP_URL) deve ser alterado para incluir o IP da VPN, descoberto ao utilizar o comando "ipconfig", como demonstrado na seção anterior. Além disso, também deve ser garantido que o IP do CLP está definido corretamente no bloco DWORD_OF_BYTE, para inserir o endereço na variável PLC_IP4.
Após seguir todos os passos acima, realize o envio do arquivo para testar a comunicação.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.