Neste tutorial, você irá aprender a comunicar as tags de um projeto no MasterTool via OPC UA com o BluePlant.
Componentes do tutorial
Hardware: XP300 - Firmware 1.14.36.7
Software: MasterTool 3.75 (MT8500) e BluePlant 9.1.40
Seções do Tutorial
1. CONFIGURAÇÕES NO MASTERTOOL
2. CONFIGURAÇÕES NO BLUEPLANT
1. CONFIGURAÇÕES NO MASTERTOOL
Com um projeto aberto, devemos criar um “Symbol Configuration”, clicando com o botão direito em “Application” na tela de “Dispositivos”, conforme imagem abaixo.
Em seguida, na janela que abrirá, devemos clicar em “Suporte a característica OPC UA”
Com o “Symbol Configuration” feito, abrirá uma nova tela, na qual devemos, primeiramente, clicar em “compilar”.
Agora, podemos escolher, na tela, as variáveis que desejamos compartilhar via OPC UA, após devemos clicar no “compilar” do Symbol Configuration, novamente, e após devemos clicar no menu “Compilar” e “Gerar Código”.
Pronto isso, vamos salvar nosso projeto e fazer o download para nosso CLP, indo no menu “Comunicação” e clicando em “Login”.
2. CONFIGURAÇÕES NO BLUEPLANT
Com um projeto aberto, vamos em “Edit”, abrindo “Devices” e “Channels” e clicamos em “Create New” para criar um canal de OPC UA, conforme duas imagens abaixo.
Após isso, vamos na guia Nodes e colocamos um nome para nosso device, escolhemos o channel que acabamos de criar e damos um “Enter” no teclado.
Após isso, abrimos as opções em Primary Station e clicamos em default. Devemos aguardar a mensagem de que o certificado foi criado com sucesso.
Após isso, marcamos as opções de “Use Single OPC Connection”, para que o Blueplant utilize apenas uma conexão para o CLP neste Node, e “Use Computer Timestamp”, para que o BP utilize o timestamp do computador para armazenar dados e não o RTC que venha do CLP. Depois, em URL colocamos o IP do CLP com :4840 ao final e clicamos em “Discovery”
Clicando em “Search”, selecionamos um dos endpoints listados.
Troque o nome do CLP pelo IP do CLP no campo URL.
Após essa troca, verifique que o Disable Scurity foi marcado automaticamente. Clique em Test, espere o retorno “Connected” e clique fora da janela.
Após isso, clique em Import e vamos começar a importar as tags do CLP.
Na nova janela você pode adicionar o NodeName como prefixo, mas nesse exemplo não iremos utilizar. Clique em refresh.
Em DataStructure Import Options, vamos escolher “Custom Data Structure”, afim de podermos escolher uma pasta para importar.
Agora iremos escolher a pasta onde estão as variáveis que queremos comunicar com o Blueplant. No nosso exemplo, elas estão na UserPrg. Clque em OK.
Após aparecer na janela anterior as variáveis da pasta, verifique que os dados estão corretos e clique em OK.
Por default, quando importamos a tag, em points o accesstype vem como read, mas pode ser trocado pelo tipo de acesso desejado.
Com isso, o BP esta pronto para comunicar em OPC UA com o CLP.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.