Neste tutorial você aprenderá as orientações e procedimentos para comunicar o PH3500 com o XP340 em protocolo ModBus RTU.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE 3.40 e InduSoft Web Studio v7.1;
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Criando novo projeto no InduSoft
2.2 Adicionar dispositivo - Escravo ModBus
2.3 Configuração ModBus TCP/IP
2.4 Confecção de objetos animados
2.5. Criando novo projeto no BluePlant
2.6. Definição de Tags no BluePlant
2.7. Configurando parâmetros de comunicação no BluePlant
2.8. Configuração da tela no BluePlant
A simulação do projeto pode ser acessada pelo link:
1- https://drive.google.com/file/d/1xS1I6zqPPVI0TH9iFakrHE7ZXgsCm0P5/view?usp=sharing
2-https://drive.google.com/file/d/1POG1mXe-UrpK_TUUQD6-fHohLI9i1WbP/view?usp=sharing
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Criando novo projeto no InduSoft
Clicar duas vezes sobre o ícone do simulador e confirmar a notificação sobre ele ser um demo.
2.2 Adicionar dispositivo - Escravo ModBus
Vamos acessar o menu comunicação e ir abrindo a árvore de arquivos que fica localizada no lado esquerdo. Após abrir a pasta “Driver”, deve-se clicar com o botão esquerdo para adicionar/remover drivers.
Na janela de Drivers de comunicação clique sobre o protocolo MOTCP (Modbus RTU via TCP/IP), clique em selecionar e em seguida em OK .
2.3 Configuração ModBus TCP/IP
Pode-se dizer que essa janela é a mais importante da configuração pois é nela que é feita a nomeação das tags assim como, o endereçamento e as funções das variáveis. Como no exemplo abaixo foi declarado 2 variáveis e suas respectivas funções.
Após inserir as tags, clique em na aba Gráficos >> com o botão direito do mouse clique em Telas >> inserir. Na janela que abrir, nomeie sua tela e clique em OK
2.4 Confecção de objetos animados
Na janela de símbolos clique na pasta Símbolos do sistema >> Switches >> clique duas vezes sobre o botão ON/OFF e irá abrir a tela principal, clique na tela e o botão será inserido.
Para vincular a Tag ao botão você deve clicar duas vezes no botão e irá abrir uma janela. Para escrever o nome da Tag pode clicar uma vez na célula e escrever o nome da tag ou clicar duas vezes e procurar o caminho da tag o qual pode ser feito na seleção de pesquisa. Depois de nomear as tag feche a janela no "X"
Para conseguir visualizar a entrada analógica iremos colocar uma caixa de texto. Ainda na aba Gráficos >> selecione Caixa de Texto >> em seguida desenhe na tela a caixa do tamanho que desejar.
Clique duas vezes na caixa de texto, nos "..." clique para inserir a Tag que será vinculada a caixa. Coloque uma faixa máxima e mínima para o valor que poderá ser inserido; em seguida feche a janela e a alteração já terá sido salva.
Novamente na aba símbolos, pasta Símbolos do sistema, abra a pasta PilotlLights e selecione uma das lâmpadas clicando duas vezes e a colocando sobre a tela principal.
Clique duas vezes sobre o objeto da lâmpada e vincule a tag no campo indicado em seguida feche a janela.
Novamente na aba símbolos, pasta Símbolos do sistema, abra a pasta Slider e selecione um dos sliders clicando duas vezes e a colocando sobre a tela principal.
Clique duas vezes sobre o objeto slider e vincule a tag no campo indicado em seguida feche a janela.
Por fim clique em executar e irá abrir uma janela de execução do projeto. Divida a tela de execução com a tela BluePlant para que você possa monitorar o projeto:
2.5. Criando novo projeto no BluePlant
Execute o BluePlant como administrador, clicando com o botão direito sob o ícone do software, e na tela inicial clique em "New Project".
Em seguida, devemos nomear o projeto, colocar uma descrição e escolher o local de salvar o arquivo.
2.6. Definição de Tags no BP
Para adicionar as tags, acesse o menu "Edit" e clique em tags. Depois adicione duas tags com o nome que preferir e configure o datatype. Para verificar qual tipo de dado utilizar, você pode acessar o Manual de Utilização do BluePlant.
2.7. Configurando parâmetros de comunicação no BP
Para definir o tipo do canal de comunicação, acesse o menu "Edit", o item "Devices" e acesse Channels. Selecione a opção Modbus Slave - TCP/IP and RS232 devices.
Você deve clicar em “Create New..” e selecionar a opção TCP/IP.
Ainda em Channels, você configura as opções de protocolo como Endereço de escravo (Slave ID), e tipo de protocolo (RTU TCP). Em settings, você configura a porta de conexão e o número de conexões.
Após criar o canal do protocolo deve ser feito o nó entre os equipamentos. Em PrimaryStation você deve configurar o endereço de escravo no caso de Modbus Slave, e em Modbus Master você deve configurar o endereço de IP do equipamento que será utilizado como escravo.
Em Node, você deve declarar as variáveis que são usadas na aplicação e comunicadas pelo protocolo.
Ao definir os endereços, devemos utilizar os mesmos configurados na IHM, de acordo com o tipo de operando (Coil, Holding Register, Input Register ou Input Status) com o Datatype correspondente ao manual de utilização do BluePlant.
Em "Points" nós também devemos definir o tipo de acesso à variável, se é só leitura ou escrita ou se é tanto de leitura como de escrita.
2.8. Configuração da tela no BluePlant
Na tela do BluePlant nós vamos inserir um Slider, e no canto esquerdo da tela vamos atribuir o valor do slider a uma tag criada no projeto.
Também vamos adicionar uma caixa de texto realizar o mesmo procedimento de atribuição a uma tag.
Deve-se adicionar também um botão.
É um objeto do tipo "Elipse" que altere a cor mediante a mudança de estado da variável booleana.
Após toda essa configuração, o BluePlant estará comunicando com o mesmo simulador/equipamento que a IHM (no exemplo deste tutorial) e poderemos alterar o valor tanto pelo supervisório como pela IHM. Ou seja, poderemos verificar tanto pelo BP como pela IHM a mudança de estado de cada variável.
Obs: Para varificar o funcionamento do projeto, podemos executá-lo no menu "Run" > Startup > Run Startup.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.