Neste tutorial você aprenderá as orientações e procedimentos para comunicar o XP340 com o BluePlant em protocolo ModBus RTU
Componentes
Software: MasterTool IEC XE 3.40 e BluePlant v9.1.23;
CLP: XP340 - Firmware: 1.11.10.0
Cabo: AMJG0808 e 1S-USB
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Criando novo projeto no Mastertool
2.2 Criação das variáveis e da lógica
2.3 Adicionar dispositivo - Escravo ModBus
2.4 Configuração ModBus RTU
2.5 Criando novo projeto no BluePlant
2.6 Criação das Variáveis
2.7 Confecção da tela
2.8 Adicionar dispositivo - Mestre ModBus
2.9 Configuração ModBus RTU
3. Vídeo
A simulação do projeto pode ser acessada pelo link: https://drive.google.com/file/d/1I1Q7D3ej1sHz3Z_QVanmGI32_xvWDreS/view?usp=sharing
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Criando novo projeto no Mastertool
Abra o software como administrador.
Crie um novo projeto, clicando em "Novo Projeto", coloque o nome e o caminho da pasta na qual você deseja salvar o projeto
Para essa simulação com o Mastertool e BluePlant iremos utilizar o XP 340 e a linguagem de programação em LADDER; clique em próximo certificando que todas linguagem esteja em ladder até aparecer "CONCLUIR" e então o programa será aberto.
2.2. Criação das variáveis e da lógica
Iremos começar criando uma lógica simples. Para isso é preciso clicar no " + " no campo UserPOUs >> UserPrg.
Criar algumas variáveis e determinar qual será o tipo da mesma, em seguida fazer uma lógica básica usando contato aberto e fechado, e para finalizar um bloco "MOVE".
2.3. Adicionar dispositivo
Clique sobre a palavra COM1 com o botão direito do mouse em seguida clique em Acrescentar Dispositivo.
Irá aparecer a janela ao lado clique sobre o símbolo de " + " ao lado esquerdo da palavra MODBUS depois faça o mesmo como mostra ao lado; clique duas vezes em MODBUS symbol RTU Slave.
2.4. Configuração ModBus RTU
Feche a janela de dispositivo; abra a aba MODBUS Symbol RTU SLAVE e declare as variáveis que foram declaradas no UserPRG. Em seguida será configurado as entradas como a tabela de configuração ModBus na próxima página.
Configuração do Protocolo ModBus
Declare as mesmas variáveis que foram criadas. O tipo de dado varia de acordo com a função. Iremos utilizar apenas os tipos de leitura e escrita. Para selecionar o tipo de dado clique na seta (1). As variáveis que são do mesmo tipo devem ter endereços diferentes (2) o qual deve ser identificado em "Endereço inicial do dado"
Os parâmetros da porta serial variam de acordo com a sua aplicação, nesse caso como será uma demonstração será mantido os valores ao lado que em breve serão utilizados na configuração do BluePlant.
2.5. Criando novo projeto no BluePlant
Abra o software BluePlant como administrador >> clique em New project >> Ao abrir a próxima página nomeei o projeto e coloque o caminho em que o projeto será salvo >> Clique em Create New Project.
2.6. Criação das Variáveis
Na próxima tela que abrir Clique em Edit >> tags >> Objects >> declare as variáveis que foram declaradas no Mastertool e o tipo da variável.
2.7. Confecção da tela
Nessa etapa vamos adicionar alguns objetos na tela para podermos observar o funcionamento da comunicação.
Clique em Draw (1) » Drawing (2) >> Insert Symbol (3)
Na próxima janela clique em Standard >> Blowers >> selecione a bomba da imagem abaixo clicando duas vezes sobre ele; em seguida clique sobre a tela de desenho e a bomba irá aparecer, repita o mesmo procedimento para adicionar 2 botões ON/OFF na tela, clicando em Standard >> Buttons >> selecione o botão da imagem abaixo clicando duas vezes sobre ele; em seguida clique sobre a tela de desenho e o botão irá aparecer. Por fim, repita o mesmo procedimento para adicionar 1 tanque na tela, clicando em Standard >> Tanks >> selecione o tanque da imagem abaixo clicando duas vezes sobre ele; em seguida clique sobre a tela de desenho e o tanque irá aparecer
Bomba:
Botão ON/OFF:
Tanque:
Após a distribuição dos símbolos na tela, devemos configurá-los de acordo com cada tag que irá controlá-lo. Portanto, nas imagens abaixo há a configuração dos símbolos :
Bomba:
Clique duas vezes sobre a bomba na janela seguinte e adicione a tag do botão como a imagem abaixo em seguida em "OK”.
Botão ON/OFF:
Clique duas vezes sobre o botão na janela seguinte adicione a tag do botão como a imagem abaixo em seguida em "OK", repita o mesmo procedimento no outro botão porém a tag será a oposta, ou seja, em um botão será "tag.LIGA " e o outro "tag.DESLIGA".
Tanque:
Clique duas vezes sobre o tanque na janela seguinte e adicione a tag do nível como a imagem ao lado em seguida em "OK". A configuração de escala máxima e mínima pode ser mantida.
2.8 Adicionar dispositivo - Mestre ModBus
Segue para o menu Devices >> Channels >> selecione o protocolo Modbus Master >> Create New >> na próxima janela em Interface selecione Serial e "OK"
2.9. Configuração ModBus RTU
Clique duas vezes sobre a coluna de ProtocolOptins>> em seguida preencha de acordo com os parâmetros ao lado. Observação: o SlaveID é obrigatoriamente o mesmo que foi configurado no MasterTool.
Clique duas vezes sobre a coluna de Settings>> em seguida preencha de acordo com os parâmetros ao lado.
Observação: esses parâmetros são os mesmo da janela COM 1 que foi configurado no MasterTool.
O Parâmetro Com do passo anterior ele deve ser consultado através do seu Gerenciador de Dispositivos. Para habilitar, basta digitar "Gerenciador de Dispositivos " na barra de pesquisa e em seguida no campo de "Portas " procurar a USB to Serial. Nesse caso foi a Com 10.
Em "Points " >> Adicione as tags que foram inseridas no projeto >> em Address mude para o mesmo endereço declarado no ModBus do MasterTool.
Em Operand Você seleciona o tipo o tipo da variável em Address coloque o endereço final da variável
Ainda em "Points " colocaremos o tipo de acesso de todas variáveis para escrita e leitura
Por fim, faça Login do MasterTool com o CLP. No Blue Plant em Run >> Startup >> clique em run Startup, e está pronta a comunicação
3. Vídeo
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.