Neste tutorial você aprenderá as orientações e procedimentos de uma tela de processo industrial confeccionado no BluePlant.
Componentes
Software: BluePlant bp-9.1.28;
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DETALHAMENTO E DESENVOLVIMENTO
2.1. informações e objetivos das telas principais e secundárias
2.2. Configuração dos objetos e símbolos
3. VÍDEO
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
No final desta apresentação você encontrará o projeto original desenvolvido no supervisório BluePlant. É importante ressaltar que é utilizada variáveis randômicas do próprio supervisório, ou seja, você consegue testar variáveis analógicas e digitais sem a necessidade de um CLP em bancada. Abaixo haverá as telas e um breve resumo das funcionalidades juntamente com os métodos de confecção de cada uma:
A simulação do projeto pode ser acessada pelo link:
2.1. Informações e objetivos das telas principais e secundárias
Interface principal: tem como objetivo representar a monitoração de todo o processo produtivo do CLP Nexto Xpress, detalhando os 3 principais pilares que são: produção, estoque e transporte. Além disso, há outros menus que podem ser navegados durante a execução da tela, podemos citar a tela de alarmes e gráficos.
Tela “Sobre”: tem como objetivo fornecer uma breve introdução sobre a Altus, trazendo um breve comentário juntamente com os seus princípios (Visão, Missão, Negócio e os Valores). Pode-se notar que em todas as telas irá apresentar um botão em forma de seta que fará a função de voltar para a página anterior.
Tela “Processos”: tem como objetivo representar as etapas as quais o Nexto Xpress passa até ser enviado para o cliente. Vale ressaltar que cada bloco irá direcionar para uma subtela a qual ficará responsável por detalhar cada etapa da produção.
Tela “Produção”: nessa tela temos uma representação gráfica da produção do Nexto Xpress, onde está atrelada a um script local, ou seja, que só é executado apenas enquanto essa tela estiver aberta. Podemos notar que há o parâmetro de quantidade de produtos em % além do conceito de funcionalidade de uma esteira levando o produto até o próximo setor que seria o de estoque.
Tela “Estoque”: nessa tela temos uma representação gráfica do estoque do Nexto Xpress, onde está atrelada a um script local, ou seja, que só é executado apenas enquanto essa tela estiver aberta. Podemos notar que há o parâmetro de quantidade de produtos em % além do conceito de funcionalidade de uma esteira levando o produto até o próximo setor que seria o de transporte. A representação nessa tela faz uma analogia de uma caixa como se fosse um produto finalizado e devidamente embalado.
Tela “Transporte”: nessa tela temos uma representação gráfica do transporte do Nexto Xpress, onde está atrelada a um script local, ou seja, que só é executado apenas enquanto essa tela estiver aberta. Podemos notar que há o parâmetro de quantidade de Estoque em % além do conceito de funcionalidade de uma esteira levando o produto até o próximo setor que seria o cliente final. A representação nessa tela faz uma analogia de um pallet com 4 caixas como se fosse um lote de produtos finalizados prontos para serem enviados para o cliente final. Além disso, pode-se observar a animação onde a esteira que está ligada ao setor de estoque leva as caixas até o pallet, onde os mesmos são armazenados em conjunto com 4 caixas. Por fim, temos a animação gráfica de uma empilhadeira transportando o lote diretamente para uma esteira que deixa o produto dentro de um caminhão que fará o deslocamento até o cliente.
Tela de Alarme: tem como objetivo relatar todos os alarmes contidos desde o momento o qual o projeto foi executado. Algo a ser destacado é que o alarme só estará monitorando seu sistema caso seja programado.
Tela de Gráfico: Tem como base as variáveis analógicas do projeto, as quais sofrem a variação de 0 até 100% de sua capacidade. Com essa variação no decorrer de uma unidade de tempo, podemos marcar o valor de variação através do Gráfico de tendência, o qual está representado na tela. Algo que deve se destacar é que em apenas um Gráfico de tendência podemos analisar várias variáveis com a possibilidade de editar a cor da linha que ela irá representar.
Script da tela “ Estoque ”: Nesse Script foi utilizado a linguagem C# para desenvolver a lógica. Todo o passo a passo da lógica está comentado na própria interface de programação.
Script da tela “ Produção ”: Nesse Script foi utilizado a linguagem C# para desenvolver a lógica. Todo o passo a passo da lógica está comentado na própria interface de programação.
Script da tela “ Transporte ”: Nesse Script foi utilizado a linguagem C# para desenvolver a lógica. Todo o passo a passo da lógica está comentado na própria interface de programação.
Tela de Alarme: aqui podemos ver todos os alarmes que foram criados para supervisionar o sistema, juntamente com os nomes podemos ver outros campos configurados.
Tais como: condição; limite; grupo; prioridade e mensagem a qual será enviada com o acionamento do alarme.
Condição: é o campo que dá a lógica ao alarme;
Limite: consiste no valor o qual a condição estará interligada;
Grupo: Classificação do tipo de alarme, há 3 tipos no blueplant e ambos com características diferentes: Crítico, Perigo
Prioridade: é uma função de importância a qual o alarme pode ter em relação a outra sendo que prioridade = 1 é maior que prioridade=10;
Mensagem: alguma descrição sobre o que representa aquele alarme, pode ser descrita por um lembrete que normalmente é uma mensagem juntamente com um número.
Menu de Tags: Esse campo é responsável por conter as tags que foram usadas no projeto além de ser nele que é feito a criação e a edição da mesma. No caso deste projeto podemos ver que foram utilizadas variáveis inteiras e variáveis digitais. Isso está totalmente ligado a aplicação pois quando se pensa em algo que varia apenas entre dois estágios podemos adotar a variável digital ( o ou 1) e quando se trata de uma variação pode-se escolher a variável do tipo integral que nesse caso trabalhou com a variação de 0 a 100%
2.2. Configuração dos objetos e símbolos
Configuração do botão home: Tem como objetivo fechar todas as telas independente de onde o usuário esteja executando, levando o usuário para a tela de início. Podemos ver que foi selecionado a configuração dinâmica action onde atribuiu a ação de ler algumas expressões. Dessa forma, pode-se notar que foi feito algumas linhas de programas com a finalidade de executar assim que o botão seja acionado.
Configuração do dos menus: Foram atribuídas configurações as quais tinham como objetivo atrelar cada menu a uma tela, sendo assim quando o usuário clicar sob algum deles será direcionado de maneira instantânea para a respectiva tela, isso se dá através do comando que está configurado no menu da característica dinâmicas do objeto. No caso desse projeto podemos destacar que o botão irá ficar responsável por chamar a tela bem vindo.
Configuração do botão Liga/Desliga: consiste na representação visual a qual está atrelada com a Tag.MOTOR31. O botão tem a função de representar o modo ligado/desligado da aplicação. Sendo assim, ao apertá-lo ele envia sinal 1 ao script fazendo com que seja verdadeiro, portanto, sistema ligado. Esses tipos de animações estão contidas no interior do objeto mas temos a possibilidade de fazer de maneira individual.
Configuração do MoveDrag: possibilita a movimentação horizontal ou vertical do objeto dinamicamente através do valor de uma tag. No projeto foi usado uma expressão onde ele se deslocaria apenas se a tag fosse acionada. Sendo assim, se a tag não for acionada o objeto ficará estático.
Configuração do FillColor: Altera a cor de preenchimento do objeto dinamicamente através do valor de uma tag. No projeto foi usado uma expressão onde ele mudaria de cor apenas se a tag fosse acionada. Sendo assim, se a tag for menor que o valor pré-determinado o texto não mudará de cor.
Configuração do VerticalSlider: esse símbolo tem como objetivo deslizar uma chave e por consequência mudar o valor da variável a qual está atrelado, ele pode ser usado de maneira manual sendo similar a um potenciômetro e também pode ser usado de forma automática porém com um script comando a tag a qual está atrelado a ele. No caso desse projeto como detalho no script usamos a maneira automática e um de maneira manual.
Configuração do TextI/O: essa configuração tem como objetivo entrar com um texto ou valor,sair ou ambos. Dessa forma ele pode controlar algo e até mesmo monitorar o valor de uma Tag. Nesse projeto ele só foi usado como uma caixa de texto simples.
Configuração do Rotate: possibilita a rotação do objeto dinamicamente, sendo ela através de mudança de ângulo ou rpm, ambos estarão atrelados ao valor de uma tag. No projeto foi usado uma expressão onde ele iria rotacionar apenas se a tag fosse acionada. Sendo assim, se a tag não for acionada o objeto ficará estático.
3. VÍDEO
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.