Neste tutorial você aprenderá as orientações e procedimentos de uma tela de processo industrial confeccionado no BluePlant.
Componentes
Software: BluePlant bp-9.1.28;
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DETALHAMENTO E DESENVOLVIMENTO
2.1. Tela Principal
2.2. Tela de Alarme
2.3. Tela de Gráfico
2.4. Tela de Resumo
2.5. Tela do Cabeçalho
2.6. Tela do Script
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
No final desta apresentação você encontrará o projeto original desenvolvido no supervisório BluePlant. É importante ressaltar que é utilizada variáveis randômicas do próprio supervisório, ou seja, você consegue testar variáveis analógicas e digitais sem a necessidade de um CLP em bancada. Abaixo haverá as telas e um breve resumo das funcionalidades juntamente com os métodos de confecção de cada uma:
2.1. Tela Principal
Interface principal: tem como objetivo representar o processo industrial da destilação do petróleo. Nessa tela podemos ver o cabeçalho que contém menus fixos além de conter também o logo da Altus que direciona até o site e por fim temos o botão de shutdown para fazer o desligamento do modo simulação. No centro temos a tela de operação onde será representado de maneira gráfica toda a simulação do processo. Na parte debaixo temos um campo o qual registra os alarmes presentes naquele exato momento
Tela principal em Execução: Pode-se notar todos os componentes em funcionamento onde alguns deles mudaram de cor enquanto outros se tornaram visíveis, fazendo jus ao script que está em execução por trás da tela. Toda a rotina consiste no acionamento dos botões on/off que estão localizados no canto superior esquerdo.
Menu de Tags: Esse campo é responsável por conter as tags que foram usadas no projeto além de ser nele que é feito a criação e a edição da mesma. No caso deste projeto podemos ver que foram utilizadas variáveis inteiras e variáveis digitais. Isso está totalmente ligado a aplicação pois quando se pensa em algo que varia apenas entre dois estágios podemos adotar a variável digital ( o ou 1) e quando se trata de uma variação pode-se escolher a variável do tipo integral que nesse caso trabalhou com a variação de 0 a 100% .
Configuração do Bargraph: consiste na representação visual a qual está atrelada com a Tag.NivelPetroleo e ao script. O bargraph está contido no tanque o qual no projeto está fazendo a representação da quantidade de petroleo contido no tanque.
Nesta tela podemos ver o levelValue o qual está interligado ao funcionamento da tag e aos limites máximo e mínimo o qual o bargraph irá funcionar.
Configuração da Bomba: consiste na representação visual a qual está atrelada com a Tag.NivelPetroleo=100 e ao script. A bomba tem a função de representar o escoamento do petróleo pelo sistema somente a partir do momento o qual o tanque chega a sua capacidade máxima de 100%. Após esse momento a bomba liga e ao mesmo tempo troca de cor deixando de ser vermelha e passando a ser verde. Esses tipos de animações estão contidas no interior do objeto mas temos a possibilidade de fazer de maneira individual, nas próximas orientações iremos abordar de maneira dinâmica.
Configuração da visibilidade: Essa configuração dinâmica tem como objetivo alterar a visibilidade e opacidade do objeto dinamicamente. No campo Visible: entre com um tag, propriedade ou expressão retornando um valor. Considere o valor resultante: 0 - objeto será ocultado >0 - objeto será visível. No exemplo do projeto usamos essa configuração em uma imagem a qual tem como objetivo representar o vapor oriundo do calor tanto da fornalha quanto da torre de destilação. Vale ressaltar que essa imagem foi importada da internet.
Configuração da visibilidade: Essa configuração dinâmica tem como objetivo alterar a visibilidade e opacidade do objeto dinamicamente. No campo Visible: entre com um tag, propriedade ou expressão retornando um valor. Considere o valor resultante: 0 - objeto será ocultado >0 - objeto será visível. No exemplo do projeto usamos essa configuração em uma caixa de texto a qual tem como objetivo representar o produto oriundo da destilação do petróleo.
Configuração do VerticalSlider: esse símbolo tem como objetivo deslizar uma chave e por consequência mudar o valor da variável a qual está atrelado, ele pode ser usado de maneira manual sendo similar a um potenciômetro e também pode ser usado de forma automática porém com um script comando a tag a qual está atrelado a ele. No caso desse projeto como detalho no script usamos a maneira automática.
Configuração do TextI/O: essa configuração tem como objetivo entrar com um texto ou valor,sair ou ambos. Dessa forma ele pode controlar algo e até mesmo monitorar o valor de uma Tag. Nesse projeto ele só foi usado como uma caixa de texto simples.
Configuração do FillColor: Altera a cor de preenchimento do objeto dinamicamente através do valor de uma tag. No projeto foi usado uma expressão onde ele mudaria de cor apenas se a tag fosse maior que 90%.Sendo assim, se a tag for menor que o valor pré-determinado o texto não mudará de cor
Configuração do botão: consiste na representação visual a qual está atrelada com a Tag.B1. O botão tem a função de representar o modo ligado/desligado da aplicação. Sendo assim, ao apertá-lo ele envia sinal 1 ao script fazendo com que seja verdadeiro, portanto, sistema ligado. Esses tipos de animações estão contidas no interior do objeto mas temos a possibilidade de fazer de maneira individual
2.2. Tela de Alarmes
Tem como por objetivo relatar todos os alarmes contidos desde o momento o qual o projeto foi executado. No campo superior vimos o quadro de histórico de alarmes, enquanto na parte debaixo pode-se observar os alarmes que estão sendo acionado naquele exato momento.
Nessa tela foi adicionado o Alarm Window, ele tem a função de esboçar uma lista de alarmes com suas características de uma respectiva variável, no exemplo do projeto foi adicionado a opção de histórico de alarmes para que assim fique registrado em um banco de dados toda a vez que um alarme for acionado.
Tela de Alarme: aqui podemos ver todos os alarmes que foram criados para supervisionar o sistema, juntamente com os nomes podemos ver outros campos configurados. Tais como: condição; limite; grupo; prioridade e mensagem a qual será enviada com o acionamento do alarme.
Condição: é o campo que dá a lógica ao alarme;
Limite: consiste no valor o qual a condição estará interligada;
Grupo: Classificação do tipo de alarme, há 3 tipos no blueplant e ambos com características diferentes: Crítico, Perigo;
Prioridade: é uma função de importância a qual o alarme pode ter em relação a outra sendo que prioridade = 1 é maior que prioridade=10;
Mensagem: alguma descrição sobre o que representa aquele alarme, pode ser descrita por um lembrete que normalmente é uma mensagem juntamente com um número.
2.3. Tela de Gráfico
Tem como base as variáveis analógicas do projeto, as quais sofrem a variação de 0 até 100% de sua capacidade. Com essa variação no decorrer de uma unidade de tempo, podemos marcar esse valor de variação através do Gráfico de tendência, o qual está representado na tela. Algo que deve se destacar é que em apenas um gráfico de tendência pode analisar várias variáveis com a possibilidade de editar a cor da linha que ela irá representar e acrescentar alguns diferenciais.
Nessa tela foi adicionado o Trend Window, ele tem a função de esboçar no gráfico o comportamento de uma respectiva variável, no exemplo do projeto foi adicionado 3 variáveis que foram monitoradas e portanto podemos ter 3 análises.
2.4. Tela de Resumo
Nesta tela temos alguns objetos que também estão na tela principal, com a diferença de representados por símbolos analógicos diferentes para que tenha uma melhor análise e entendimento sobre o processo. Um ponto importante a ressaltar é que há outro gráfico de tendência para acompanhar o comportamento das variáveis em um determinado tempo da operação.
2.5. Tela do Cabeçalho
Essa tela é composta por alguns botões de navegação de telas do BluPlant além disso, conta com algumas informações de projetos como: Horário, data e o Usuário que está acessando o projeto.
Configuração menu data: Neste campo podemos ver uma caixa de texto simples a qual está sendo programada por algumas bibliotecas de dias da semana, dia, mês e ano além de escritas para fazer o laço e dar sentido entre as bibliotecas usadas.
Configuração menu hora: Nesse campo podemos ver uma caixa de texto simples a qual está sendo programada por algumas bibliotecas de horas, dia, minutos e segundos além de escritas para fazer o laço e dar sentido entre as bibliotecas usadas.
Configuração menu Usuário: Nesse campo podemos ver uma caixa de texto simples a qual está sendo programada por uma biblioteca de nome do usuário além de escritas para fazer o laço e dar sentido entre a biblioteca usada.
Configuração do logo: Nesse campo podemos ver que foi adicionado uma imagem e nela atribuída configurações dinâmicas, nessa janela podemos ver que a função shine foi selecionada. Essa função tem como objetivo fazer com que o texto, objeto ou imagem tenha um realce durante sua execução, ou seja um aumento em função da escala a qual será atribuída.
Configuração do logo: Nesse campo podemos ver que foi adicionado uma imagem e nela atribuída configurações dinâmicas como citado anteriormente, mas nessa janela foi destacado uma segunda função dinâmica que é a Hyperlink. Essa função nada mais é que um atalho o qual leva o usuário diretamente ao site o qual foi configurado nessa função. Nesse exemplo podemos ver que foi configurado o site da Altus, ou seja, assim que o usuário clicar no logo da Altus ele será direcionado imediatamente ao site da Altus.
Configuração do botão sair: Nesse campo podemos ver que foi adicionado uma imagem e nela atribuída configurações dinâmicas, nessa janela podemos ver que a função action foi selecionada. Essa função tem como objetivo mandar um valor pré-determinado com um certo objetivo. Nesse exemplo, podemos ver que ao apertar o botão o valor “1” é enviado a uma biblioteca (Server.Shutdown).
Configuração do botão sair: Nesse campo podemos ver que foi adicionado uma imagem e nela atribuída configurações dinâmicas, como dito anteriormente, por[ém nessa janela pode-se observar que a função Security foi programada para mostrar uma mensagem como se fosse um aviso
Configuração do botão de navegação de tela: Nesse campo podemos ver que foi adicionado um botão que faz com que um algumas linhas de scripts sejam executadas fazendo a troca de páginas de maneira a qual é selecionado.
2.6. Tela do Script
Essa tela é composta por toda a lógica de funcionamento do projeto, basicamente foi usado sistema de condições para atribuir funcionalidade aos objetos da tela, o script será disponibilizado nesse mesmo material.
Tela dos Scripts: Nesse campo fica todos os scripts que são executados de maneira geral, ou seja, independente da tela a qual o usuário está o script estará em funcionamento. No caso desse projeto foi feito apenas o Script “AumentaNivel” para fazer a lógica do sistema e ele funcionar de maneira automática, os demais são pré-determinados a partir do momento o qual um novo projeto é feito (Script de sistema). Vale ressaltar que pelo motivo do BluePlant ter sido criado em uma formatação da Microsoft a linguagem de programação a qual o script pode ser feito é VB.Net e C#.
O script utilizado neste projeto será disponibilizado em anexo no final deste documento.
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