Este tutorial visa auxiliar o usuário a desenvolver uma aplicação com o sistema supervisório BluePlant, em que ele poderá gerar um arquivo PDF com o histórico de alarmes da sua aplicação.
Para a realização deste tutorial é importante que o leitor já tenha conhecimentos básicos sobre o software.
Também será preciso ter instalado a impressora para gerar arquivos em PDF.
1. Criação de tags
O primeiro passo é criar 2 tags. Uma que será usada para setar um valor numérico e outra que será usada para desenvolver o arquivo PDF.
2. Configuração dos alarmes
Agora vá em Alarms e na aba Items e configure da seguinte maneira:
Quando o valor da tag temperatura ficar maior que 10 o alarme será ativado e exibirá a mensagem "Alta".
3. Configuração do Dataset
Agora vá em Datasets e na aba Query. Crie uma nova query com o banco de dados AlarmHistorian, que é o banco de dados nativo do BluePlant para histórico de alarmes. O comando “Select * from Alarms" irá mostrar tudo que há disponível na tabela Alarms.
4. Configuração do Reports
Vá em Reports e crie uma tag. Em SaveFormat selecione PDF e em SaveFileName configure para {relatório}.pdf. {relatorio} se refere à tag relatório que foi criada inicialmente neste tutorial do tipo Text.
Agora vá na aba TextEditor e então em Tag e vincule a query que foi criada anteriormente.
Clique em OK.
5. Primeira execução do programa
O BluePlant não gera nenhum banco de dados enquanto não for executado pelo menos uma vez. Para isso vamos executar a aplicação uma primeira vez para vermos as colunas que a tabela do AlarmHistorian gerará.
Vá em Run e então em Startup. Por fim clique em Run Startup.
Após executar a aplicação, apenas clique no X no canto superior direito da tela.
6. Verificação da tabela AlarmHistorian
Com a primeira execução finalizada, volte em Edit, Datasets. Dê um clique sobre AlarmHistorian e então clique em DB Admin.
Na janela que se abrirá clique em Query, digite o comando SQL "select * from Alarms" e pressione F5.
Na parte inferior da janela é possível ver todas as colunas disponíveis que são criadas dentro do Alarms. Neste tutorial iremos utilizar apenas 3, sendo elas: TagName, ActiveLocalTime e Value. Para ver todas opções basta utilizar a barra de rolagem na horizontal na parte inferior da janela.
7. Criação da tabela de exibição do histórico
Volte em Reports, em TextEditor. Crie uma tabela com 2 linhas e 3 colunas.
Configure as células da tabela da seguinte maneira:
Os valores preenchidos na primeira linha da tabela são fixos. Os valores da segunda linha da tabela são variáveis conforme o processo transcorrer. Como a "tag" {Dataset.Query.Query1} está acima desta tabela, o vínculo entre ambas está correto.
Ainda acrescentaremos o código {Server.Now}. Esse comando irá mostrar a data e hora local.
8. Criação da tela
Para visualizar o documento que será criado, vá em Draw e crie um Report Viewer.
Com ele criado, dê um clique simples sobre ele e no canto esquerdo configure a tag "histórico" para estar vinculada com esse componente.
Agora, esse componente exibirá o que foi configurado lá em Reports.
Para gerar o documento, ainda é preciso criar algum evento que gere ele. Para isso criaremos um botão na tela e configuraremos ele assim:
Agora para finalizar, basta dar a oportunidade ao usuário de nomear o documento que será gerado. Para isso crie um TextBox na tela e configure-o da seguinte forma:
A tela final ficará assim:
9. Execução
Para execução da aplicação vá em Run novamente e em Startup. Selecione o check box de Property Watch e clique em Run Startup.
Na janela do Property Watch que se abrirá adicione a tag Temperatura e dê o valor de 11 para ela. Agora pressione Enter como confirmar o valor.
Agora na tela da aplicação, coloque o nome do documento como "exemplo" e pressione o botão. A tela ficará desta maneira.
Agora vamos achar o documento que foi gerado. O arquivo estará junto com a pasta do projeto. O destino padrão da pasta é C:\BluePlant\Projects. Vá nesse destino e procure pelo arquivo PDF de nome "exemplo".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.