Neste tutorial estarão descritas as orientações e procedimentos para estabelecer uma conexão Banco de Dados Sql Server e apresentação do mesmo em um Data Grid da IHM do modelo X2 base V2.
Componentes
IHM: X2 base V2
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Configuração da IHM
2.1.1. Configurando o script na IHM
2.2. Configurando o SqlProxy
2.3. Instalando o SqlProxy
2.4. Configurações necessárias para acessar o Banco de Dados
2.4.1. Habilitando a porta no Firewall
1. ARQUITETURA
A arquitetura para realização deste tutorial consiste em apenas energizar a IHM, devendo estar conectada a um computador. É necessário respeitar a tensão de alimentação e a instalação elétrica informadas no manual.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial será mostrado como estabelecer uma conexão com o Banco de Dados SQL server através do SqlProxy e apresentar o mesmo através do Data Grid em uma IHM X2 base V2.
Vale ressaltar a importância de ter em mãos o Manual da Série X2 permitindo a consulta do usuário nas etapas da aplicação. Esse documento irá lhe orientar sobre as características técnicas, instalação mecânica, programação inicial, configurações e futuras manutenções.
O script de controle está na própria tela da IHM nesse exemplo. Esse exemplo a IHM está sendo cliente de um banco de dados server da Microsoft ( SQL SERVE EXPRESS ) esse banco é um banco free.
Nesse exemplo foi utilizado o SQL server Express da Microsoft.
2.1. Configuração da IHM
Na Screen1 adicionamos um botão “Run SQL” E NA Screen2 o objeto Data Grid para podermos visualizar nossa tabela do banco de dados.
Obs: No tutorial IHM X2 - Como estabelecer uma conexão com Banco de Dados SQL Server e apresentar o mesmo em um Data Grid é demonstrado como adicionar o objeto Data Grid e como instalar SQL SERVE XPRESS.
2.1.1. Configurando o script na IHM
Em Visualizador de projeto vamos em scmSqlProxy , iremos alterar no script o IPAdress para o IP do servidor a qual o banco de dados estará acessando.
Em Screen2 vamos em script para alterarmos a “string sql=” para o nome do comando do nosso banco de dados.
No banco de dados:
2.2. Configurando o SqlProxy
O SqlProxy é uma aplicação de ambiente de trabalho baseada em Windows Forms. No entanto, existe a possibilidade de a executar como um serviço do Windows, se necessário. Uma desvantagem ao executar um serviço é que não é possível usar a janela de depuração para ver as atividades do cliente. Siga estas etapas para ativar o SqlProxy como um serviço:
É necessário ter direitos de Administrador no PC.
Copie os arquivos (que estão anexados no final do tutorial) para a pasta C:\Users\Public\SqlProxy .
Os arquivos são:
SqlProxy.exe
SqlProxy.ini
tcpServer.dll
srvany.exe
SRVINSTW.EXE
Em SqlProxy.ini devemos colocar essas configurações:
[Settings]
DBConnection=Data Source=SUPORTE16;Initial Catalog=IHM;User ID=sa;Password=altus@1982
Whitelist=127.0.0.1;192.168.14.45;
Onde Data Source é Server name do banco de dados, Initial Catalog é o nome do banco de dados criados, User ID é o Login do banco de dados, Password a senha do banco de dados e Whitelist permanece o 127.0.0.1 permanece pois é o IP holst e o segundo é IP da IHM.
Obs: É importante ter o [Setting].
Após isso vamos fechar o arquivo SqlProxy.ini e salvá-lo. Vamos abrir o SqlProxy.exe com o administrador (Clicando com o botão direito do mouse e em “Executar como administrador”)
Deve abrir essa tela:
Vamos Clicar em “Teste SQL”, e na aba que abrir devemos colocar o comando select * from (nome da tabela do banco de dados) e clicar em “OK”.
Agora, após enviar o projeto para IHM você de escrever o mesmo comando, select * from (nome da tabela do banco de dados), no local mostrado abaixo:
Como por exemplo na minha configuração:
2.3. Instalando o SqlProxy
Agora para que essa configuração seja inicializada junto com o computador, devemos instalar o SqlProxy.
No arquivo SRVINSTW.EXE você deve executar como administrador (clicando com o botão direito do mouse e indo em “Executar como administrador”)
Selecionar o arquivo srvany.exe:
Colocar o login do seu servidor:
Agora no Editor de registros vamos em: Computador/HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services/SqlProxy. Vamos adicionar uma nova chave chamada “Parâmetros”, clicando com o botão direito do mouse sobre o SqlProxy indo em novo/chave. Agora clicando com o botão direito do mouse sobre Parâmetros/novo/Valor de Cadeia de Caracteres vamos colocar o nome como “Application” e no dados do valor o caminho: C:\ Users\Public\SqlProxy\SqlProxy.exe.
Agora abra os Serviços no Painel de Controle do Windows e vamos colocar o SqlProxy como Automático para que, quando o computador ligar, ele irá iniciar automaticamente.
2.4. Configurações necessárias para acessar o Banco de Dados
Entre nas configurações do SQL Server Configuration Manager / Configuração de Rede do SQL Server / Protocolos para SQLEXPRESS.
Configure todos os IP na Porta TCP para 1433:
Configure no IP4 "Habilitado" para "Sim":
2.4.1. Habilitando a porta no Firewall
Entre em configurações avançadas:
Crie uma Regra de Entrada:
Selecione a opção "Porta":
Determine a porta a ser liberada:
Permita todas as conexões:
Determine um nome e conclua.
Repita esse passo a passo acima para criar uma regra de saída.
Após concluir, irá aparecer na lista conforme imagem abaixo:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.