Nesse tutorial você irá aprender a comunicar uma IHM da série X2 com um CLP da linha Nexto através do protocolo de comunicação MODBUS Symbol TCP.
Os componentes utilizados nesse tutorial são:
CPU Nexto: NX3010
Módulo de Entradas Digitais: NX1001
Módulo de Saídas Digitais: NX2001
Interface Homem-Máquina: X2 base 7
Cabo Ethernet para envio da aplicação e comunicação entre dispositivos: NX9202
1. Relação MODBUS no MasterTool
Em aplicações típicas, a IHM é configurada como Client e o CLP como Server, vamos fazer a mesma coisa nessa aplicação. Clique com o botão direito do mouse em NET1 na árvore de dispositivos no MasterTool e selecione "Acrescentar Dispositivo...".
Selecione "MODBUS Symbol Server" e clique em "Acrescentar"
Crie as variáveis que iremos utilizar na comunicação em UserPrg. Para esse exemplo, vamos usar 4 variáveis de entrada digitais e 4 variáveis de saída digitais.
Entre nas configurações da relação MODBUS clicando em "MODBUS Symbol Server" na árvore de dispositivos. Adicione na tabela as variáveis que criamos acima.
O "Tipo do Dado" pode assumir os tipos "Coil", que representa leitura e escrita de bit, "Input Status", que representa leitura de bit, "Input Register", que representa leitura de word e "Holding Register", que representa leitura e escrita de word. O "Endereço Inicial do Dado" não pode ser igual para nenhuma variável e evite pular números, pois por resultar em erros na comunicação.
2. Relação MODBUS no iX Developer
Crie um projeto normalmente no iX Developer, selecionando Modbus Master como controlador.
Em "Tags", selecione a aba "Controllers", clique em Controller 1 e em "Settings...". Ajuste as configurações como mostrado abaixo:
Na aba stations, coloque o endereço IP do CLP.
Adicione as tags da mesma maneira que você adicionou no MasterTool.
Em Controller 1 você deve colocar o endereço Modbus da variável. O primeiro dígito representa o tipo do dado, 0 representa coil,1 input status, 3 input register e 4 holding register. Os próximos 5 dígitos representam o endereço MODBUS da variável, e devem ser os mesmos colocados no MasterTool.
3. Criando a interface
Nesse exemplo temos 8 variáveis digitais, 4 entradas e 4 saídas. Vamos criar, então, 4 métodos de output (que serão botões) e 4 métodos de input (Multi Picture). Ao criar um botão, na barra de propriedades, configure para que, quando clicado, altere a variável de saída.
No Multi Picture, atribua uma imagem para quando a variável de entrada for 0 e outra imagem para quando a variável for 1.
Carregue a aplicação da IHM e do CLP e teste o programa.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.