Este tutorial demonstra a comunicação entre uma IHM da série X2 e os CLP’s da série Nexto e Nexto Xpress por meio do protocolo Modbus RTU RS-485.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE v3.20; IX Developer v2.40 SP4
CLP: NX3010; XP325
IHM: X2 Base 7
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
1.1. Arquitetura para série Nexto
1.2. Arquitetura para série Nexto Xpress
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Configuração do CLP (Escravo ou Slave)
2.1.1. Relação Modbus Nexto
2.1.2. Relação Modbus Nexto Xpress
2.1.3. Configurar parâmetros de comunicação
2.2. Criação do programa na IHM (Mestre ou Master)
2.2.1. Configuração do dispositivo Modbus
2.2.2. Criação da tela da IHM
2.2.3. Carregar aplicação na IHM
1. ARQUITETURA
Neste tutorial serão vistos dois tipos de arquitetura: um para os CLP’s da série Nexto e outro para os CLP’s da série Nexto Xpress.
1.1. Arquitetura para série Nexto
Primeiramente, monte o barramento com a CPU NX3010 junto com o módulo de entrada (NX1001), o módulo de saída (NX2001) e a fonte de alimentação NX8000. Conecte a porta COM2 da IHM X2 Base 7 no terminador de rede PO8525 através do cabo AL-1741. Com o cabo AL-1763, ligue a ponta com terminais no PO8525 e a ponta com o conector DB9 na COM2 da CPU NX3010.
1.2. Arquitetura para série Nexto Xpress
Nesta arquitetura, foi conectado a porta COM2 da IHM X2 Base 7 no terminador de rede PO8525 através do cabo AL-1741. O terminador de rede PO8525 é ligado nos bornes de comunicação RS-485 do XP325 por meio do cabo AL-2306.
Para a conexão entre o terminador de rede PO8525 e o XP325 deve-se seguir a pinagem abaixo:
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial, o CLP será configurado como escravo da comunicação, enquanto a IHM será configurada como mestre, como acontece em grande parte dos casos. Iremos desenvolver uma aplicação para comunicar a IHM à 4 entradas e 4 saídas do CLP, através da comunicação Modbus RTU RS-485.
2.1. Configuração do CLP (Escravo ou Slave)
Nesta seção, será visto como montar a relação Modbus no MasterTool IEC XE para os CLP’s da série Nexto e para os CLP’s da série Nexto Xpress. A diferença na criação da relação Modbus das séries, consiste na utilização de entradas e saídas, pois para a série Nexto Xpress existe o conjunto global de entradas e saídas (IntegratedIO).
2.1.1. Relação Modbus Nexto
Com o projeto devidamente criado, vá em UserPrg e declare 4 entradas digitais e 4 saídas digitais.
Após, clique com o botão direito em COM2 e clique em Acrescentar Dispositivo.
A janela Acrescentar Dispositivo abrirá. Selecione a opção MODBUS Symbol RTU Slave e clique em Acrescentar.
Clique duas vezes no dispositivo acrescentado (estará abaixo de COM2) para entrar em suas configurações. A aba MODBUS_Symbol_RTU_Slave abrirá. Nesta aba haverá uma tabela, clique na primeira célula e após, clique mais uma vez na célula para o ícone de três pontos aparecer. Clique no ícone de três pontos para selecionar a variável da relação.
A janela Assistente de Entrada abrirá. Siga o caminho: Application -> UserPOUs -> UserPrg, selecione a primeira variável declarada em UserPrg e clique em OK.
Repita esse mesmo processo para relacionar as demais variáveis, ajustando os endereços para ficarem conforme a imagem abaixo:
Obs1.: A coluna Tipo de Dado pode assumir os seguintes tipos:
• Coil: utilizado para leitura e escrita de BIT;
• Input Status: utilizado para leitura de BIT;
• Input Register: utilizado para leitura de WORD;
• Holding Register: utilizado para leitura e escrita de WORD.
Obs2.: A coluna Endereço Inicial do Dado não pode ser igual para nenhuma variável que tenha o mesmo tipo de dado, pois gerará conflito entre as variáveis.
Obs3.: Evite pular números quando for endereçar as variáveis, pois isso pode resultar em erros na comunicação.
2.1.2. Relação Modbus Nexto Xpress
Para a série Nexto Xpress, há um conjunto global de entradas e saídas, denominado IntegratedIO. Esse conjunto será utilizado para criar a relação Modbus para as entradas e saídas que serão utilizadas.
Portanto, repita os passos da subseção 2.1.1. para acrescentar o dispositivo Modbus. Na aba MODBUS_Symbol_RTU_Slave, clique na primeira célula e após, clique mais uma vez na célula para o ícone de três pontos aparecer. Clique no ícone de três pontos para selecionar a variável da relação.
Obs.: Os CLP’s da série Nexto Xpress têm apenas a COM1 disponível para comunicação RTU RS-485, portanto, diferentemente da série Nexto, o dispositivo MODBUS Symbol RTU Slave deverá ser adicionado em COM1.
A janela Assistente de Entrada abrirá. Siga o caminho: Application -> SystemGVLs -> IntegratedIO, selecione a estrutura DigitalInputs e clique em OK.
Com a estrutura inserida na relação Modbus, vamos especificar a variável (entrada) que será vinculada. Edite o nome inserido na célula, digitando um "." após o nome da estrutura. As entradas disponíveis irão aparecer, conforme a imagem abaixo:
Selecione a entrada desejada com um duplo clique no mouse e após, dê um Enter para finalizar a inserção.
Repita esse mesmo processo para relacionar as demais variáveis, ajustando os endereços para ficarem conforme a imagem abaixo:
Obs1.: Sempre que utilizar entradas e saídas físicas do CLP, faça a relação Modbus através das estruturas (AnalogInputs, AnalogOutputs, DigitalInputs, DigitalOutputs, FastInputs, FastOutputs ou RtdInputs), especificando a entrada/saída após a estrutura ser inserida. Caso adicione diretamente a entrada/saída haverá erro na comunicação.
Obs2.: As observações presentes no final da subseção 2.1.1. são válidas para esta seção.
2.1.3. Configurar parâmetros de comunicação
Após realizar uma das relações Modbus explicadas nas subseções 2.1.1. e 2.1.2., deve-se configurar os parâmetros para a comunicação Modbus. Para isso, dê dois cliques em COM2 (para série Nexto) ou COM1 (para série Nexto Xpress). Neste tutorial, para ambas as séries foram utilizados os parâmetros presentes na imagem abaixo:
2.2. Criação do programa na IHM (Mestre ou Master)
Para desenvolver a aplicação na IHM X2 Base 7, iremos utilizar o software iX Developer v2.40.
Para configurar o dispositivo Modbus na IHM iremos executar os mesmos procedimentos dos adotados no tutorial de comunicação Modbus RTU entre a IHM X2 e um CLP FBs, cujo link segue abaixo:
https://www.altus.com.br/base-conhecimento/categoria/34/detalhe/514/ihm-x2---modbus-rtu-com-fbs
Caso não tenha muito conhecimento em criar tags e vinculá-las a objetos, aconselha-se ler o tutorial que explica como inserir objetos e vinculá-los a tags, cujo link está abaixo:
2.2.1. Configuração do dispositivo Modbus
Para realizar a configuração do dispositivo Modbus siga o procedimento realizado na subseção 2.1.1. do tutorial de comunicação Modbus RTU entre IHM X2 e CLP FBs (link está na seção 2.2. deste tutorial).
Após configurado o dispositivo, crie as tags da comunicação (como feito nas relações Modbus no MasterTool IEC XE), configurando-as conforme a imagem abaixo:
Obs.: Na coluna Controller 1 será inserido os endereços Modbus das variáveis. Para entender melhor esse endereçamento, leia a parte final da subseção 2.1.1. do tutorial de comunicação Modbus RTU entre IHM X2 e CLP FBs (link está na seção 2.2. deste tutorial).
2.2.2. Criação da tela da IHM
Com o dispositivo e as tags configurados, iremos inserir os objetos que realizarão a interface entre o usuário e o CLP. Insira 4 objetos Button para as variáveis de saída e 4 objetos Multi Picture para as variáveis de entrada.
Configure para que cada botão, quando clicado, altere uma variável de saída.
Para os objetos Multi Picture, atribua uma imagem para quando o valor da variável de entrada vinculado ao objeto for 0 e outra imagem para quando o valor for 1.
Por fim, configure a porta de comunicação da IHM conforme descrito na subseção 2.1.3. do tutorial de comunicação Modbus RTU entre IHM X2 e CLP FBs (link está na seção 2.2. deste tutorial).
2.2.3. Carregar aplicação na IHM
Para carregar a aplicação na IHM, siga os passos descritos no capítulo 3 do tutorial que demonstra como configurar tags e vinculá-las a objetos (link está na seção 2.2. deste tutorial).
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.