Nesse tutorial você irá aprender como adicionar objetos de saneamento e terá um projeto no final do tutorial disponível para download. Caso precise aprender mais sobre a interface do software assista os vídeos desta playlist do Youtube.
Software versão 2.50
O tutorial pode ser feito em modo simulação.
Seções do Tutorial
1. DESENVOLVIMENTO
Troca de Tela
Controle de Usuário
1.1. Cabeçalho
1.2. Objetos utilizados no projeto
2. RESULTADO
1. DESENVOLVIMENTO
Tela Inicial
A princípio para aprender a fazer a configuração de usuário você pode assistir este vídeo.
Para configurar o ícone de logIn e logOut foi adicionado um botão e configurado como no vídeo, para adicionar o símbolo do cadeado e da chave foi feito o download de imagens da internet, e depois que se adicionou o botão na aba General em picture foi selecionada a imagem.
Para colocar o nome do usuário que está logado é necessário adicionar a tag de usuário do sistema.
Após adicionar a tag é necessário adicionar um objeto display.
Após adicionado o display foi feita a configuração abaixo, colocando a variável que foi adicionado em tags.
Para adicionar uma imagem basta com o logo que deseja ou coisa do tipo ao longo do seu projeto, basta clicar em Select Picture e selecionar a imagem que desejar do diretório do seu computador.
Para exibir o relógio na tela basta adicionar o objeto Display Clock, como na imagem abaixo ou assista esse vídeo para aprender a utilizar o relógio na tela.
É possível também, fazer a configuração de exibição, colocando se deseja exibir o dia da semana, se deseja mostrar apenas a data ou apenas as horas etc.
Na necessidade de alternância de telas, basta adicionar um Button e fazer a configuração seguindo os passos abaixo.
Na aba abaixo basta selecionar a tela para qual deseja alternar
A fim de alterar a cor do fundo da tela basta fazer a configuração, da mesma maneira que você pode trocar a cor de fundo da tela é possível você alterar as cores de outros objetos.
1.1. Cabeçalho
Para montar a tela de cabeçalho foi adicionado um retângulo na parte superior, uma imagem com logo da imagem, o display de data, e o display com nome de usuário logado, na parte inferior foi colocado botões de alternância de tela.
Com intuito de utilizar um tela como tela de fundo (cabeçalho) de outras telas, adiciona uma tela clica em Parent Screen e seleciona a tela que vai servir como tela de fundo da tela adicionada.
1.2 Objetos utilizados no Projeto
O botão é um objeto da biblioteca interna do software, a configuração desse objeto como botão é feito na aba General > Configure Pictures > e adiciona a tag a qual o botão vai estar se referindo.
Para adicionar o tanque foi colocado uma imagem no fundo para dar a impressão de tanque, essa imagem foi encontrada na internet assim como o desenho da bomba.
E em cima da imagem do tanque foi adicionado um objeto chamado Linear meter. Clique aqui para ver a configuração do Linear Meter.
Vamos simbolizar o medidor de pressão, de temperatura e de vazão com um objeto da biblioteca interna do software.
Esse objeto é apenas simbólico e só possui função de representatividade.
Essa IHM possui diversos objetos internos, explore.
A válvula pode ser utilizada controle de visibilidade sobre elas para fazer a alternância entre a válvula verde e vermelha, para saber quando a válvula está ligada. Então é preciso que coloque a imagem verde em cima da imagem vermelha e controle a visibilidade da válvula verde para quando o bit de válvula for ativo a imagem ficar invisível e aparecer a válvula vermelha.
O controle de visibilidade de todos objetos podem ser feito da mesma maneira
Na mesma aba que foi encontrado o objeto anterior é possível encontrar outros objetos como os canos e os conectores.
As lâmpadas são da biblioteca interna do software e a configuração é feita da mesma maneira do botão da biblioteca em > Configure Picture.
Existe centenas de símbolos, outro símbolo adicionado foi o de atenção também encontrado no próprio programa.
Para fazer a configuração do slider para simulação você pode assistir este vídeo.
Os objetos se repetem no restante das telas.
Para fazer o monitoramento de registros foi adicionado um trend viewer para fazer a configuração você pode assistir este vídeo.
Para dúvidas de como importar imagens, clique aqui!
2. RESULTADO
O arquivo abaixo não possui lógica interna, apenas os objetos utilizados nas telas.
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