Este tutorial demonstra a criação de uma aplicação para as IHM da série X2, onde será desenvolvido o conhecimento de inserção de objetos e vínculos de tags.
Componentes
Software: IX Developer v2.40 SP4;
IHM: X2 Base 7
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Iniciando o Projeto
2.2. Adicionar e Configurar tags
2.3. Criação da tela da IHM
2.3.1. Visualizar Grade de Propriedades
3. RESULTADO
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial, foi conectado a IHM X2 Base 7 a um computador através do cabo NX9205 para carregar a aplicação desenvolvida no software iX Developer na IHM.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial será desenvolvido uma aplicação que utiliza recursos muito usados diariamente, como: criação e configuração de tags, inserção de objetos gráficos e vinculação de tags à objetos.
2.1. Iniciando o Projeto
Primeiramente, iremos iniciar o projeto da aplicação que será carregada na IHM. Abra o software iX Developer 2.40, clique em Criar novo projeto:
Uma nova janela será aberta, selecione a IHM que será utilizada no projeto na parte inferior da janela e depois clique em Próximo.
A próxima janela é destinada para a escolha do controlador que será utilizado. Como não iremos utilizar nenhum controlador nessa aplicação, já que não vamos comunicar o projeto com nenhum dispositivo, selecione DEMO ao lado esquerdo da tela e clique em Próximo.
Por fim, escreva um nome para o projeto que será desenvolvido no campo Nome, selecione um local onde o projeto será salvo no botão Procurar e clique em Concluir.
2.2. Adicionar e Configurar tags
Iremos trabalhar com três tipos de dados (booleano, inteiro e real). Para isso, vamos criar três tags ("TagBool", "TagInt" e "TagReal"). Para criar as tags, vá ao canto esquerdo da tela e clique em Marcações.
A aba Tags abrirá. Na aba Marcações, clique no botão Adicionar três vezes para inserir três tags.
Após adicioná-las, altere os nomes delas. Clique no tipo de dado de cada tag (ao lado direito do nome da tag) para aparecer a seta e então clique na seta para alterar o tipo de dado da tag.
As tags criadas deverão ficar com a seguinte configuração:
2.3. Criação da tela da IHM
Com as tags configuradas, iremos inserir objetos e vincular estas tags a eles. Vá para a aba Screen1 e então na barra superior, na aba Início. Haverá um campo denominado Objetos com todos os objetos.
Os objetos inseridos serão 1 objeto Botão e 2 objetos Numérico analógico. Portanto, no campo Objetos clique no ícone da imagem abaixo para inserir o objeto Botão, desenhando-o na tela.
Para vincular a tag ao objeto inserido, iremos acessar as propriedades do objeto. Caso não conheça como visualizar a Grade de Propriedades, leia a subseção 2.3.1.
Com o objeto selecionado, abra a Grade de propriedades e vá ao campo Action. Neste tutorial, iremos configurar o botão para que seu valor se alterne entre 0 e 1 toda vez que o botão for clicado, mas existem distintas configurações que podem ser realizadas.
Para a configuração desejada neste tutorial, o tópico Gatilho deve estar como Clique. Clique sobre Selecionar ação, depois clique no campo Marcação e por fim, selecione Alternar marcação.
Após, clique na seta ao lado de Selecionar marcação, selecione tag "TagBool" e clique em OK.
O campo Action do objeto Botão deverá estar configurado da seguinte forma:
Agora, iremos inserir os dois objetos Numérico analógico. No campo Objetos na aba Início na barra superior, selecione o ícone da imagem abaixo e desenhe dois objetos na tela da IHM (da mesma forma que foi feito no objeto Botão).
Com um dos objetos Numérico analógico selecionado, vá na Grade de propriedades e no tópico Favoritos clique na seta ao lado do campo Marcação, como mostra a imagem abaixo:
Selecione a tag "TagReal" e clique em OK.
Como esse objeto estará vinculado a tag "TagReal", o objeto receberá/enviará valores decimais, portanto no campo Formato de tela no tópico Favoritos, selecione Decimal.
Além de alterar o campo Formato de tela, iremos alterar o campo Número de decimais para 2, já que desejamos trabalhar com duas casas decimais. A Grade de propriedades do objeto vinculado a tag "TagReal" ficará configurada da seguinte maneira:
O segundo objeto Numérico analógico estará vinculado a tag "TagInt". Para configurá-lo basta seguir os mesmos passos do primeiro objeto Numérico analógico, porém no campo Formato de tela ficará Inteiro e no campo Número de decimais ficará em 1. A imagem abaixo demonstra a configuração desse objeto.
2.3.1. Visualizar Grade de Propriedades
Verifique na aba Visualizar na barra superior se o tópico Grade de propriedades está marcado. Caso não esteja, marque-o. Caso esteja marcado procure por ele no lado direito da tela. A imagem abaixo auxilia a identificá-lo.
3. RESULTADO
A tela desenvolvida deverá ficar semelhante a tela abaixo:
Para carregar a aplicação na IHM, na barra superior vá na aba Projeto e clique em Download.
A janela Download Project abrirá. Selecione a IHM que deseja transferir a aplicação e clique em Download.
Obs.: É importante que o IP do computador e da IHM estejam na mesma sub-rede.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.