1. Descrição
O objetivo deste tutorial é comunicar uma variável entre um OPC UA Server, IHM da série X2, e um OPC Client, no caso um projeto no BluePlant.
2. iX Developer
Quando criamos um projeto novo no iX Developer, vem já criada uma "Tag1", e essa tag utilizaremos para comunicar com um Client de BluePlant,
Para isso, clicaremos no menu "System", e selecionaremos em "Servers" a opção "OPC UA Server", conforme imagem abaixo.
Com isso, abrirá uma janela nova, onde ativaremos o OPC UA Server, Permitiremos o login anônimo e deixaremos todas as tags visíveis, conforme mostramos abaixo. Confira também se a porta de comunicação está como "4840". Clique em "OK" ao final.
Com isso feito, faça o download para a IHM.
3. Blueplant
Primeiro, vamos criar o canal e o nó de comunicação em OPC UA. Para isso vamos em "Edit" e "Devices", na guia "Channels" clicaremos em "Criar".
Na nova janela, procuraremos a opção OPC UA, conforme a imagem abaixo.
Passando para a guia Nodes, criaremos um novo, clicando em "NEW" e escolheremos um nome para o nó, o canal que criamos anteriormente.
Após isso, na coluna "primary station", vamos definir a URL, e marcar as opções de "All ItensSameGroup", "EnableReadPolling" e "DisableSecurity".
Entenda que "ip_do_server", que aparece na imagem abaixo, você deve substituir pelo endereço IP da sua IHM.
Se for a sua primeira vez configurando uma conexão OPC UA no BluePlant, você precisará gerar os certificados para o Software. Para fazer isso clique em "Certificates" e o assistente de configuração de OPC UA se abrirá.
Você precisará gerar dois certificados. O primeiro é para o executável TManagerExe.exe e o segundo para o executável TRunModule.exe, ambos presentes na pasta "C:\Program Files (x86)\Altus\BluePlant\bp-2018.1" por padrão.
Para gerar o certificado siga os passos abaixo:
• Clique em "Browse" e selecione o executável (TManagerExe.exe e depois com TRunModule.exe)
• Clique em "Create UA Configuration"
• Clique em "Edit UA Configuration"
• Clique em "Certificates"
• Clique "Create" e depois "OK"
• Clique "Save and Close"
• Clique "Done"
Repita o processo para os dois executáveis. Com isso feito você pode clicar em "Test" no BluePlant e deve aparecer escrito "OK" do lado.
- Para mapear as Tags, temos dois modos de fazer:
Primeiro Modo:
Você deve criar variável, no menu "Edit", "Tags", dentro da guia "Objects". O nome que está na imagem abaixo é meramente ilustrativa.
Após isso, voltaremos a Devices, na guia points, e na coluna "TagName" colocaremos a nossa variável,. Na coluna Node, colocaremos o nó que criamos anteriormente. Em Address, podemos abrir as opções e abrirá duas opções "Server" e "Tags",e dentro desta última, haverá a variável da nossa IHM.
Segundo modo:
Em Devices, na guia Nodes, podemos importar qualquer, até mesmo todas as tags da IHM, clicando no botão "Import".
Com isso abrirá uma nova janela chamada Sync Device Node, onde clicaremos em "Refresh".
Quando fizermos isso, abrirá todas as Tags disponíveis do OPC UA Server, podemos com isso, desmarcar todas as tags desnecessárias, selecionando elas, clicando com o botão direito sobre elas e selecionando a opção "uncheck".
Isso criará automaticamente a Tag e o Point, conforme imagens abaixo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.