Abrindo o executável EasyCANopener.exe, a página inicial será a seguinte:
As principais funções do software são:
- Criar, modificar e setar configurações CBCAN: Usuários podem salvar configurações em um arquivo para serem duplicados, armazenados ou modificados off-line.
- Serviço SDO: Usuários podem acessar um único objeto de controlador diretamente ou acessar múltiplos objetos por operação em batch. Os conteúdos do batch podem ser salvos em arquivos para serem utilizados no futuro.
- Ponte de acesso remoto CLP: Os CLPs FBs são normalmente conectados ao software Winproladder via porta serial local. Quando essa função é ativada, o CBCAN pode funcionar como um gateway de programação remota e o Winproladder pode conectar-se à outro CLP FBs remotamente através do CBCAN.,
- Serviço NMT: com uma única operação, usuários podem enviar os comandos "Start Remote", "Enter", "PRE-OPERATIONAL", "Reset Node", "Reset Communication" e "Stop" para um ou todos os nodes na rede.
- Atualização de firmware CBCAN: Usuários podem atualizar o firmware da placa CBCAN no CLP via porta serial.
Conectando o CLP
Você só pode modificar configurações do sistema do CLP se o mesmo estiver conectado ao software via porta serial, com exceção de algumas operações off-line como criar ou modificar arquivos batch de SDO. Após a porta serial ser conectada, clique em "Comm. Port Setup" e coloque as configurações da porta serial como mostrado abaixo.
Após configurar, clique em "Test" para testar a conexão.
Module configuration
Clique em "Module Configuration" na página inicial para entrar na tela do setup de configuração abaixo.
Entrando nessa tela, um novo arquivo de configuração será gerado automaticamente e todos os parâmetros estarão em seus valores padrão.
As funções mostradas na parte superior da imagem acima são:
Baud Rate: Velocidade de operação da rede. O valor padrão é 250Kbps, porém pode variar de 20Kbps a 1Mbps. O mesmo Baud Rate deve ser selecionado para todos os dispositivos do node na rede, caso contrário eles não operam corretamente.
Node ID: Esse ID indica o ID do node do CBCAN na rede CANopen e pode ser configurado de 1 a 127 ou "Dynamic". Quando colocado em "Dynamic", o Node ID será configurado para o mesmo ID que o do módulo de CPU do CLP. A vantagem de utilizar "Dynamic" é prevenir CBCANs diferentes de utilizarem o mesmo ID, causando conflitos, pois cada ID será único.
As abas RXPDO e TXPDO permitem modificar, adicionar ou deletar PDOs, clicando com o botão direito do mouse nas mesmas. O número em parênteses na aba indica o número de PDOs definidas. Na aba Misc. encontram-se configurações extras como configurações de Hartbeat, Sync. e parâmetros. A aba Commands permite fazer configurações adicionais à placa CBCAN através de comandos.
Para enviar as configurações para a placa FBs-CBCAN deve-se clicar no botão "Write" no lado esquerdo da tela e escolher o módulo para enviar clicando no botão "Start Scan" na tela de "Node Scan".
Serviço de monitoração remota do CLP
Com esse serviço, o software de programação Winproladder pode conectar-se remotamente ao CLP equipado com o FBs-CBCAN via porta serial do PC, assim possibilitando que programas ladder no CLP remoto possam ser modificados localmente através do CLP local com o módulo CBCAN.
Clicando em "Remote Programming" na página principal do software irá abrir a tela do serviço de monitoramento remoto, como mostrado abaixo.
Os itens na tela são descritos abaixo:
- Remote Node ID: ID do node que desejas conectar.
- Packet Transmitted: A quantidade de pacotes de dados transmitidos ao CLP remoto.
- Packet Received: A quantidade de pacotes de dados recebivos do CLP remoto.
- Esse serviço é completado através do módulo CBCAN local que opera como um gateway entre o CLP remoto e o software Winrpoladder local. O mesmo é baseado na comunicação TCP na porta 500.
- Ready: Quando o sistema está preparado para o serviço, esse botão estará verde.
- On line: Quando a rede TCP e a aplicação estão linkadas, esse botão estará verde.
Rodar o serviço
O usuário deve conectar-se ao IP da máquina local (127.0.0.1) na porta 500 via TCP para entrar no serviço dentro do software Winproladder como mostrado na imagem abaixo.
Quando conectado, o usuário pode linkar com a rede CANopen com Ethernet remotamente.
Serviços NMT
Clique no botão "NMT Service" na página inicial para entrar na tela dos serviços de NMT mostrada abaixo.
Node ID: Coloque o ID do escravo NMT a ser gerenciado. O usuário pode selecionar um único node (1-127) ou todos eles.
Service: O serviço inclui: "Start Remote", "Enter PRE_OPERATIONAL", "Reset Node", "Reset Communication", "Stop". Após finalizar a configuração, clique em "Send Command" para iniciar o serviço NMT.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.