Neste tutorial você aprenderá as orientações e procedimentos para ler os dados do PH3500 com o BluePlant em protocolo ModBus TCP/IP. Esse tutorial tem como continuidade o projeto desenvolvido no material que se encontra no link abaixo:
BluePlant - Detalhamento de uma tela de processo de uso industrial
Componentes
Software: MasterTool IEC XE 3.40 e BluePlant v9.1.23 ;
CLP: XP340 - Firmware: 1.11.10.0
Multimedidor: PH3500
Cabo: AMJG0808
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.5 Declarando variáveis
2.6 Adicionar dispositivo TCP/IP no MasterTool
2.7 Configuração ModBus TCP/IP
2.5 Criando novo projeto no BluePlant
2.6 Criação das Variáveis
2.7 Adicionar dispositivo - Mestre ModBus
2.8 Configuração ModBus TCP/IP
2.9 Confecção da tela
2.5 Declarando variáveis
Crie uma GVL. Dentro dela, declare duas variáveis do tipo REAL.
2.6 Adicionar dispositivo TCP/IP no MasterTool
Clique sobre a palavra NET1 com o botão direito do mouse e em seguida clique em Acrescentar Dispositivo.
Após esse procedimento irá aparecer a janela ao lado clique sobre o símbolo de "+" ao lado esquerdo da palavra MODBUS depois faça o mesmo como mostra ao lado; clique duas vezes em MODBUS symbol server.
Feche a janela de dispositivo; abra a aba MODBUS Symbol Server e declare as variáveis que foram declaradas na GVL. Em seguida será configurado as entradas como a tabela de configuração ModBus conforme a janela abaixo. Declare as mesmas variáveis que foram da GVL. O tipo de dado varia de acordo com a função. Iremos utilizar apenas os tipos de leitura. Para selecionar o tipo de dado clique na seta. Colocaremos ambas como Input Register assim como foi configurado o ModBus RTU.
Agora, clique com o botão direito em COM 1, clique com o botão esquerdo em Adicionar Dispositivo
Adicione MODBUS_Symbol_RTU_Master. Após, clique com o botão direito em MODBUS_Symbol_RTU_Master e clique em Adicionar Dispositivo. Então, clique em MODBUS Device.
Clique duas vezes com o botão esquerdo em MODBUS_Device. Dentro da Aba Mapeamentos, vamos mapear nossas variáveis. As duas são do tipo Input Register.
Agora em Requisições, vamos configurar o que vamos querer ler. As duas variáveis serão de Leitura de Input Register. O endereço inicial do dado, tamanho dos dados de leitura e faixa dos dados de leitura seguem o mesmo declarado em Mapeamentos.
Em Parâmetros Gerais, vamos colocar nosso Endereço do Escravo como 1.
Agora, dentro de COM 1, vamos configurar nossa Taxa de Transmissão para 115200. E como estamos comunicando com XP340, vamos utilizar Tipo Serial como RS-485.
Configurando PH3500
Com o PH3500 ligado, clique no primeiro botão à esquerda até chegar em MENU PRINCIPAL, onde vamos entrar em CFG. Clique com o botão Enter (último botão da direita) em CFG.
Dentro de CFG, com as teclas de movimentação, vá até COM e dê Enter (último botão da direita)
Dentro de COM, vamos configurar nosso Endereço como 1, assim como configuramos no MasterTool.
Agora, ainda em COM Modbus, clique na tecla "para baixo", para entrarmos na tela COM Serial. Dentro dela, vamos configurar nosso Baud como 115200 bps e nosso formato continua como 8-N-1.
2.5 Criando novo projeto no BluePlant
Execute o BluePlant como administrador, clicando com o botão direito sob o ícone do software, e na tela inicial clique em "New Project".
Em seguida, devemos nomear o projeto, colocar uma descrição e escolher o local de salvar o arquivo.
2.6 Criação das Variáveis
Para adicionar as tags, acesse o menu "Edit" e clique em tags. Depois adicione duas tags com o nome que preferir e configure o datatype. Para verificar qual tipo de dado utilizar, você pode acessar o Manual de Utilização do BluePlant.
2.7 Adicionar dispositivo - Mestre ModBus
Para definir o tipo do canal de comunicação, acesse o menu "Edit", o item "Devices" e acesse Channels. Selecione a opção Modbus Master- TCP/IP and RS232 devices.
Você deve clicar em “Create New..” e selecionar a opção TCP/IP.
2.8 Configuração ModBus TCP/IP
Ainda em Channels, você configura as opções de protocolo como tipo de protocolo (RTU TCP). Em settings, você configura a porta de conexão e o número de conexões.
Após criar o canal do protocolo deve ser feito o nó entre os equipamentos. Em PrimaryStation você irá colocar o endereço IP do seu CLP.
Em Node, você deve declarar as variáveis que são usadas na aplicação e comunicadas pelo protocolo.
Ao definir os endereços, devemos utilizar os mesmos configurados na MasterTool, de acordo com o tipo de operando (Coil, Holding Register, Input Register ou Input Status) com o Datatype correspondente ao manual de utilização do BluePlant.
2.9 Confecção da tela
Nessa etapa vamos adicionar alguns objetos na tela para podermos observar o funcionamento da comunicação. Vamos adicionar 2 Text Box para termos como se fosse uma simulação de visor da simulação doa dados.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.