Este tutorial demonstrará a criação de receitas no BluePlant versão 2018.1.37.
Para entendimento deste tutorial, considerou-se que o desenvolvedor tenha conhecimentos básicos no BluePlant. Caso não tenha nenhum conhecimento, sugere-se que seja realizado o tutorial de criação de projetos que está na base de conhecimento, segue link abaixo:
BluePlant - Criação de um Projeto
Criação da tabela de Receitas no Banco de Dados:
Inicialmente, iremos criar a tabela de Receitas no Banco de Dados. Entre na pasta de instalação do software (C:\Program Files (x86)\Altus\BluePlant\bp-2018.1) e execute o programa TDatabaseBuilder.exe.
Com o programa aberto, clique em File na barra superior e depois clique em New Database.
Na janela Create Database que abrirá, clique no ícone de três pontos para escolher o nome e o local que será salvo o arquivo. Ao colocar o nome do arquivo, coloque ".db" no final do nome, escolha a pasta que ficará salvo o arquivo e clique em Salvar. Após, clique em OK. Neste exemplo criou-se um arquivo com nome "ReceitasBP.db".
Com o Database criado, na barra superior clique em Table e depois clique em Create New Table.
A janela New Table abrirá. Na aba Table Details, no campo Table Name é possível colocar um nome para a tabela que está sendo criada. Neste exemplo iremos dar o nome de "Receita1".
Na mesma janela (New Table), porém na aba Column Details, será possível configurar as colunas da tabela. Insira colunas utilizado o ícone "+" e realize a configuração das colunas conforme a imagem abaixo:
Obs1.: Quadrado roxo: É importante que o ícone do quadrado roxo (chave primária) esteja marcado em alguma das colunas adicionadas, pois só assim será permitido salvar a tabela. No exemplo, a chave primária foi inserida na coluna "NomeReceita".
Obs2.: Quadrado azul: Após finalizar as configurações da tabela, pode-se salvar a mesma clicando no ícone que está dentro do quadrado azul na imagem acima.
Com a execução dos passos acima, o arquivo criado deverá estar com a forma da imagem abaixo:
Configuração da tabela de Receitas no BluePlant:
Com o projeto devidamente criado no BluePlant, iniciaremos criando as tags que serão utilizadas. Iremos adicionar 8 tags "tNomeReceita", "tProduto1", "tProduto2", "tProduto3", "NomeReceita", "Produto1", "Produto2" e "Produto3", onde: as tags com prefixo "t" serão utilizadas para transição de dados e as demais tags para escrita dos valores no CLP.
Para adicionar tags, vá em Edit e após em Tags. Na aba Objects, dê dois cliques abaixo do campo Name e escreva o nome da tag.
Após escrever o nome da tag, dê Enter. Ao lado do nome da tag estará seu tipo. Clique duas vezes sobre o tipo para que a seta apareça e então clique na seta para escolher o tipo da tag.
Para adicionar as demais tags, realize os mesmo passos acima. As tags deverão estar configuradas conforme a imagem abaixo:
Com todas as tags criadas, agora iremos criar a conexão para o banco de dados desenvolvido no primeiro tópico deste tutorial. Ainda em Edit, vá ao campo Datasets e clique no botão Create New que está na aba DBs.
Na janela Create New Database Connection, altere o campo Name para "DBReceitas" e após clique em Ok.
A janela Create new Database connection se fechará automaticamente e a nova conexão ("DBReceitas") estará criada. Clique duas vezes sobre o ConnectionString da conexão DBReceitas para poder editá-lo.
Altere o campo Data Source colocando a string "_ExecutionPath_ReceitasBP.db" e dê Enter. Dessa forma, estaremos conectando o projeto do BluePlant ao arquivo .db criado anteriormente. O campo Data Source deverá ficar igual ao quadrado azul da imagem abaixo:
Permanecendo no campo Datasets, iremos para aba Tables para criar a tabela no BluePlant que será exibida no objeto DataGridWindow. Assim como feito quando adicionamos tags, dê dois cliques abaixo do campo Name para escrever o nome da tabela que será criada. Após escrever o nome, dê Enter.
Na coluna ao lado do nome da tabela será inserido a conexão que a tabela irá utilizar. Clique duas vezes sobre o campo ao lado direito do nome da tabela para que a seta apareça e então selecione a conexão "DBReceitas" criada nos passos acima.
Na coluna ao lado da conexão da tabela será inserido a tabela criada no banco de dados ("Receita1"). Clique duas vezes sobre o campo ao lado direito da conexão da tabela para que a seta apareça e então selecione "Receita1".
A aba Tables deverá ficar igual a imagem abaixo:
Para finalizar esta etapa de configuração, continuaremos no campo Datasets, porém iremos para a aba Queries. Iremos criar uma Query para comandos de seleção, inserção e alteração dos dados no banco, com mapeamento dos dados para as tags previamente criadas. Para incluir uma Qurery, dê dois cliques abaixo do campo Name escreva o nome da Query ("Query1") e após dê Enter. Com o nome inserido, na coluna ao lado direito clique duas vezes para que a seta apareça e então selecione a conexão "DBReceitas".
Por fim, clique duas vezes sobre o campo Mapping da Query1 e então o ícone de três pontos irá aparecer. Clique no ícone.
A janela Edit Dataset Mapping abrirá. Na coluna Tag Name clique duas vezes sobre o campo abaixo de Tag Name para que o ícone de três pontos apareça. Clique no ícone para selecionar a tag desejada.
A janela Select Object abrirá. Selecione a tag desejada e clique em Ok. Após, dê Enter para finalizar a inserção da tag na coluna Tag Name.
Iremos inserir dessa forma todas as tags com prefixo "t" na coluna Tag Name. Na coluna Column, iremos colocar os nomes das colunas ("NomeReceita", "Produto1", "Produto2" e "Produto3"). Após finalizar a configuração dessa janela clique em Ok. A janela deverá ficar como a imagem abaixo:
Construção da tela de interação:
Na construção da tela de interação serão inseridos os seguintes objetos:
1- Text Output: 2 Text Output com os textos "temp:" e "CLP:";
2- Text Box: 8 Text Box para inserir as informações das receitas;
3- Button: 5 Button para executar as funções do script;
4- Combo Box: 1 Combo Box para selecionar a receita que deseja-se manipular;
5- DataGridWindow: 1 DataGridWindow para visualizar todas as receitas do banco de dados.
No campo Draw, na aba Drawing, insira todos os objetos deixando a tela semelhante a imagem abaixo:
1- Text Output:
Para inserir os Text Outputs, em Drawing, clique no ícone da imagem abaixo:
Selecione um dos Text Outputs inseridos. A direita da tela estarão suas propriedades. No campo Text escreva o texto que deseja que o objeto apresente ("temp:" ou "CLP:").
Repita o mesmo procedimento para o outro objeto Text Output.
2- Text Box:
Para inserir os Text Boxs, em Drawing, clique no ícone da imagem abaixo:
Os Text Boxs que serão vinculados a tabela do banco de dados através das tags com prefixo "t" (estão abaixo do Text Output com texto "temp:") serão configurados da seguinte maneira:
Dê dois cliques sobre o objeto. Na nova janela que abrirá, selecione o campo TextIO e clique no ícone de três pontos ao lado do campo ObjectName para selecionar a tag.
Na janela Select Object, selecione a tag desejada e clique em Ok.
Voltando a janela de propriedades do Text Box, caso a tag selecionada seja do tipo Text (tag "tNomeReceita" ou "NomeReceita"), altere os campos MaxLength para 12 e Format apague todo o conteúdo. Por fim, pode-se fechar a janela de propriedades no botão Close.
Os Text Boxs que serão vinculados ao CLP (estão abaixo do Text Output com texto "CLP:") serão configurados da mesma maneira que os Text Boxs acima, porém nas propriedades dos objetos, no campo Security será colocado o valor 1 no campo Disable para que os objetos relacionados ao CLP não possam ser alterados diretamente pelo usuário. As tags vinculadas a estes Text Boxs serão as demais (sem prefixo "t").
3- Button:
OBS1.: Para realizar as configurações dos botões é necessário que o script esteja escrito na aba CodeBehind, pois os botões irão chamar funções do script. O script foi escrito na linguagem CSharp e encontra-se dentro do projeto do BluePlant colocado nos anexos deste tutorial.
OBS2.: Caso o script seja copiado e colado para outro projeto, é interessante compilá-lo através do botão Build (ícone no quadrado azul da imagem abaixo) após colá-lo para verificar a inexistência de erros.
Para inserir os Buttons, em Drawing, clique no ícone da imagem abaixo:
Selecione um dos Buttons inseridos. A direita da tela estarão algumas propriedades gráficas do objeto. No campo Text escreva o texto que deseja que o botão apresente.
Com o objeto ainda selecionado, dê dois cliques sobre ele para abrir a janela de propriedades. Selecione o campo Action e altere os campos Event e Action através das setas ao lado dos campos (quadrados azuis na imagem abaixo).
Para os botões deste tutorial no campo Event foi selecionado MouseLeftButtonDown para que o evento ocorra quando houver um clique com o botão esquerdo do mouse. No campo Action foi selecionado RunScript, fazendo que ao ocorrer um evento a ação seja executar um script. Dessa forma, ao marcar RunScript em Action, um novo campo aparecerá (Script) para selecionar a função do script que será executada ao apertar o botão. Ao final da configuração do botão, clique em Close para fechar a janela de propriedades.
4- Combo Box:
Para inserir o Combo Box, em Drawing, clique no ícone da imagem abaixo:
Selecione o Combo Box inserido. A direita da tela estarão algumas propriedades gráficas do objeto. No campo Uid, coloque o nome de identificação do objeto. Este nome será muito importante para execução do script, pois é através dele que o objeto gráfico Combo Box é vinculado ao script. Neste tutorial foi dado o nome "combo1" ao Combo Box.
5- DataGridWindow:
Para inserir o DataGridWindow, em Drawing, clique no ícone da imagem abaixo:
Selecione o DataGridWindow inserido e dê dois cliques para abrir a janela de propriedades do objeto. A janela DataGridWindow configuration abrirá. Clique no ícone de três ponto ao lado do campo Data Source para inserir a tabela criada em Datasets.
Na janela Select Object, ao lado esquerdo da janela clique em Dataset e depois em Table. A tabela criada irá aparecer ao lado direito, selecione ela e clique em Ok.
A janela fechará automaticamente. Ainda na janela DataGridWindow configuration, insira o nome do objeto no campo Control Name. Este nome será muito importante para execução do script, pois é através dele que o objeto gráfico DataGridWindow é vinculado ao script. Neste tutorial foi dado o nome "datagrid1" ao DataGridWindow.
Por fim, desmarque a opção Show Header e clique em Ok. A configuração do DataGridWindow deverá ficar como a imagem abaixo:
Finalizando este tutorial, para executar a aplicação, vá em Run, clique no campo Startup, marque a opção Enable online configuration e clique Run Startup.
Em anexo a este tutorial, está o arquivo .db criado no TDatabaseBuilder e o projeto desenvolvido no BluePlant.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.