Este tutorial descreve a criação de um projeto no supervisório BluePlant, bem como a criação de tags e a inserção de objetos na tela.
No vídeo abaixo você irá:
- Conhecer os principais recursos do software HMI/SCADA BluePlant
- Aprender como fazer um projeto do começo
- Criar uma comunicação com o CLP Nexto Xpress
Componentes
Software: BluePlant v2018.1.43
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Criação de um projeto
2.2. Adicionando e configurando tags
2.3. Criação da tela do supervisório
2.4. Executando aplicação
3. RESULTADO
1. ARQUITETURA
A arquitetura deste tutorial é constituída do supervisório BluePlant instalado e funcionando corretamente em um computador.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial, será desenvolvido um simples projeto visando demonstrar ações básicas na utilização do software BluePlant, como: criação de um projeto, adição de tags e desenvolvimento da tela do supervisório. Para isso, será criado um projeto com duas tags (uma do tipo Digital e outra do tipo Text), vinculando-as a objetos de tela para tornar possível a interação delas com o usuário.
Para um bom desempenho do software é recomendado um computador com os mínimos requisitos de:
• Sistema Operacional Microsoft Windows 7 ou Vista Microsoft.NET.;
• Framework v3.5sp1;
• MS Internet Explorer 8.0;
• Computador com: processador Dual Core 2 GHz ou superior, Mínimo 2 GB de memória ou superior, Mínimo 128 MB de memória de vídeo ou superior;
• Acesso à Internet para atualizações automáticas do produto.
2.1. Criação de um projeto
Abra o supervisório BluePlant e clique em New Project.
Na nova janela, escolha um nome para o projeto no campo Name, descreva o projeto no campo Description e escolha o local que o projeto será salvo clicando no ícone de três pontos no campo Location. Com as informações preenchidas clique em Create New Project.
O projeto irá abrir para ser realizado o desenvolvimento.
2.2. Adicionando e configurando tags
Para adicionar tags, vá em Edit e após em Tags. Na aba Objects, dê dois cliques abaixo do campo Name e escreva o nome da tag.
Após escrever o nome da tag, dê Enter. Ao lado direito do nome da tag estará seu tipo. Clique duas vezes sobre o tipo para que a seta apareça e então clique na seta para escolher o tipo da tag.
As tags ficarão configuradas conforme a imagem abaixo:
2.3. Criação da tela do supervisório
Com as tags configuradas, iremos vincular elas a objetos. A tag do tipo Text será vinculada a um objeto TextBox, podendo receber ou enviar valores. Já a tag do tipo Digital será vinculada a um objeto OnOffSwitch, recebendo o valor 1 quando a chave estiver ligada (led verde ligado) ou zero quando a chave estiver desligada (led vermelho ligado).
O desenvolvimento da parte gráfica da tela do supervisório é realizado na aba Drawing do tópico Draw. Para inserir um objeto TextBox, na aba Drawing de Draw, clique no ícone da imagem abaixo e desenhe o objeto:
Após o objeto ser inserido, clique no ícone da seta para poder selecionar o objeto inserido.
Com a seta selecionada, clique duas vezes sobre o objeto TextBox inserido.
A janela de propriedades do objeto será aberta. Marque o tópico TextIO (a esquerda da janela) e clique no ícone de três pontos ao lado direito do campo ObjectName para adicionar a tag.
A janela Select Object abrirá. Selecione a tag "varTexto" e clique em Ok.
Após clicar Ok, a janela Select Object fechará e voltará a janela de propriedades do objeto automaticamente. Como a tag é do tipo Text, iremos alterar o campo MaxLength para 12, indicando que poderá ser escrito/lido uma palavra de até 12 caracteres e o campo Format será completamente apagado, pois não iremos ler/escrever números no formato decimal. Com as propriedades do objeto devidamente configuradas, clique em Close para fechar a janela. A janela deverá ficar conforme a imagem abaixo:
Agora, será inserido o objeto OnOffSwitch. Na aba Drawing, clique no ícone da imagem abaixo:
A janela Insert Symbol abrirá com diversos objetos que podem ser utilizados em projetos distintos. A esquerda da janela clique no tópico Buttons e selecione o objeto OnOffSwitch à direita da janela. Dê um duplo-clique no objeto e a janela se fechará automaticamente.
Selecione o lugar na tela que deseja inserir o objeto OnOffSwitch e clique. O objeto será inserido.
Clique duas vezes sobre o objeto OnOffSwitch inserido para abrir a janela de configuração do mesmo.
A janela Symbol configuration abrirá. Clique no ícone de três pontos ao lado direito de State para selecionar a tag.
A janela Select Object abrirá. Selecione a tag "varBotao" e clique em Ok.
Após clicar em Ok a janela Select Object fechará e voltará para a janela de configuração do objeto (Symbol configuration) automaticamente. Clique em Ok na janela Symbol configuration para finalizar a configuração do objeto OnOffSwitch.
A tela do supervisório ficará semelhante a imagem abaixo:
2.4. Executando aplicação
Para executar o projeto, vá em Run, clique no tópico Startup e por fim, clique no botão Run Startup.
Obs.: Marque a opção Enabled online configuration (Configuração online habilitada) para estabelecer uma configuração online antes de iniciar o Projeto. Se o mesmo for iniciado sem essa opção marcada, ela somente será aplicada na próxima execução.
3. RESULTADO
As imagens abaixo apresentam os resultados nas tags durante a execução quando são escritos valores no TextBox ou o objeto OnOffSwitch é acionado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.