Neste tutorial estão descritos os procedimentos para capacitar o usuário a publicar os dados enviados pelo Nexto Logger NL717 ao servidor Chirpstack, a fim de disponibilizá-los para manipulação de acordo com a necessidade da aplicação. O servidor Chirpstack integra os dados através do protocolo MQTT.
Componentes
Equipamentos: Gateway LoRa GW700; Datalogger NL717
Softwares: Mastertool IEC XE 3.62; MQTT.FX (Ferramenta para assinar os tópicos publicados no broker)
Seções do Tutorial
1. Configuração MQTT.fx
2. Verificando as mensagens no MQTT.fx
3. Verificando as mensagens no servidor
1. Configuração MQTT.fx
Para que seja possível visualizar os dados publicados no Broker em MQTT, é necessário instalar o software MQTT.fx. Desta forma, no seu navegador padrão, acesse o link e baixe o software no seu computador.
Com o software aberto, clique em configurações:
Em Broker Address, adicione o IP da sua máquina, configure em Broker Port a porta do broker, 1883. Em Client ID clique em generate, para gerar automático:
Selecione o Profile Name desejado e depois clique em Apply.
Volte para a página iniciar e clique em Connect:
Clique na aba Subscribe e digite o tópico para receber as mensagens, em seguida, clique no botão Subscribe.
Caso você tenha dúvida com o nome do tópico, digite o # para receber todos os tópicos da aplicação, assim você pode confirmar o tópico que quer assinar.
Obs.: No ChirpStack, o tópico MQTT normalmente segue um padrão específico: application/{application_id}/device/{dev_eui}/event/{event_type}. Onde:
{application_id}: ID da aplicação no ChirpStack
{dev_eui}: EUI do dispositivo LoRa
{event_type}: Tipo de evento, como up, join, ack, status, etc.
2. Verificando as mensagens no MQTT.fx
Na imagem abaixo, vemos a mensagem publicada via MQTT pelo servidor. Essa mensagem é publicada no formato JSON e contém informações do device Nexto Logger NL717, do gateway GW700, e o payload, que é mensagem enviada pelo NL717, no campo "data":
A mensagem está em data, conforme destacado da imagem acima, em formato base 64.
Para convertermos para hexadecimal a mensagem enviada no formato base64, podemos utilizar um conversor online Conversor Base64 to Hex .
3. Verificando as mensagens no servidor
Com a página do servidor Chirpstack aberta, conseguimos visualizar as mensagens em Application, na aba LoRaWAN frames do dispositivo, onde todas as mensagens recebidas são exibidas.
Ao clicar no botão azul, UnconfirmedDataUp, conseguimos ver todo o JSON descriptografado, frm_payload é a mensagem final em base64:
Veja também:
Parte 1 - Servidor Chirpstack - Instalando o Docker
Parte 2 - Gateway LoRa - GW700 - Inserindo o gateway no servidor Chirpstack
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.