Neste tutorial estão descritos os procedimentos para capacitar o usuário a realizar a instalação do Docker no seu computador Windows.
Para que a instalação seja possível, é necessário que seu Windows comporte alguns requisitos, conforme descritos na imagem abaixo:
Componentes
Softwares: Windows (Sistema Operacional com versão atualizada); Windows Subsystem for Linux 2 (WSL 2); Pacote de Atualização do Kernel do Linux (para WSL 2); Docker Desktop; Windows PowerShell (ferramenta administrativa integrada ao Windows).
Seções do Tutorial
1. Atualização Windows
2. Virtualização da CPU na BIOS - Habilitado
4. Habilitar o WSL 2 – subsistema do Linux para Windows
5. Instalação do Docker
6. Acessando o Chirpstack
1. Atualização Windows
Primeiramente, verifique se seu Windows está atualizado na versão mais recente, em: Configurações -> Windows Update -> Verificar se há atualizações.
Caso não esteja atualizado, baixe e instale todas as atualizações.
2. Virtualização da CPU na BIOS - Habilitado
Após, verifique se a virtualização de CPU na BIOS está ativada. Clique com o botão direito na barra de tarefas -> Gerenciador de tarefas -> Desempenho -> CPU. Ao clicar na CPU, deve verificar se em “virtualização” está como “habilitado”, conforme imagem:
OBS.: Caso ele não esteja habilitado, deve-se habilitá-lo na Bios. Pesquise na internet especificamente pelo modelo do seu notebook ou o modelo da sua placa mãe para acessar o Bios e habilitar a virtualização, esse passo varia de acordo com o notebook. Se o seu processador for do modelo AMD, você encontrará a virtualização como AMD-V ou AMD SVM. Já se ele for da Intel, o encontrará como Intel-VT-x ou Inter Virtualization.
3. Habilitar o WSL 2 – subsistema do Linux para Windows
Pressione o ícone do Windows na barra de tarefas, digite “Windows PowerShell”, clique com o botão direito sobre ele e selecione "Executar como administrador". Em seguida, digite o comando wsl --install e pressione Enter no teclado. Isso iniciará automaticamente o download e a instalação do WSL.
Após a instalação, reinicie o seu computador.
ATENÇÃO! Certifique-se de que o wifi esteja ligado, porque o processo de instalação do WSL depende do download de componentes e atualizações pela internet
OBS.: Esta é uma tecnologia recente introduzida nas versões mais novas do Windows 10, o que permite a instalação do Docker. Por isso é importante o primeiro passo deste tutorial que verifica sua versão Windows recente instalada e caso seja menor que a especificação, deve atualizar.
4. Instalando o pacote de atualização do Kernel do Linux
Para baixar e instalar as atualizações para o kernel Linux, siga os passos abaixo:
1° - Clique no link: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/wsl/install-manual.
2° - Na seção "Etapa 4 - Baixar o pacote de atualização do kernel do Linux", localize e clique no link que descreve a atualização mais recente, conforme mostrado na imagem:
Assim que o arquivo for baixado, acesse a pasta "Downloads", clique duas vezes no instalador e conclua a instalação.
5. Instalação do Docker
Abra o link: https://docs.docker.com/desktop/setup/install/windows-install/. Essa é a página oficial da documentação do Docker, que fornece instruções detalhadas para instalar o Docker Desktop em sistemas operacionais Windows. A página abrirá diretamente na seção de download do instalador. Clique no instalador conforme destacado na imagem:
Assim que o download for concluído, abra o instalador e finalize a instalação. Após concluir, reinicie o seu computador.
Quando o computador for reiniciado, a seguinte tela será exibida:
Clique em "Aceitar" e, em seguida, o Docker será inicializado.
Em seguida, você deverá criar uma conta para utilizar o software e preencher alguns campos solicitados para finalizar o login, assim que finalizar, essa será a tela inicial do Docker:
Para iniciá-lo, baixe o arquivo .zip anexado ao final deste tutorial. Em seguida, crie uma pasta no seu computador (neste exemplo usamos o nome "Chirpstack" e salvamos no diretório (c:) e extraia o conteúdo do arquivo .zip dentro desta pasta, conforme:
Abra o Prompt de Comando (CMD), digite o comando cd seguido pelo caminho onde a pasta está localizada (você pode abrir a pasta e copiar o endereço na barra de endereços). Em seguida, pressione Enter.
Exemplo: cd C:\Chirpstack\Docker\Chirpstack
Obs.: Certifique-se de copiar o caminho até a pasta onde estão localizados os demais arquivos necessários:
Depois de pressionar Enter, o CMD exibirá o caminho atual como o diretório ativo. A partir daí, digite o comando docker-compose up e pressione Enter novamente.
O comando docker-compose up irá criar, configurar e iniciar os contêineres definidos no arquivo docker-compose.yml, exibindo os logs em tempo real para acompanhamento. Assim, os contêineres são atribuídos ao Docker, sendo possível visualizá-los no software:
6. Acessando o Chirpstack
Localize o contêiner configurado. Clique nele para iniciar, conforme mostrado na imagem abaixo:
Certifique-se de que o contêiner está em execução, no estado Start.
Para acessar o Chirpstack, clique no endereço destacado na imagem abaixo:
OBS.: Ao direcionar ao Chipstack, irá pedir o usuário e a senha para acesso, caso você não tenha cadastrado, por default tanto o usuário quando a senha é admin.
Obs.: Permita que o Chirpstack tenha acesso a localização, desta forma você otimiza o processo e as configurações de região.
Veja também:
Parte 2 - Gateway LoRa - GW700 - Inserindo o gateway no servidor Chirpstack
Parte 4 - Datalogger IoT NL717 - Verificando as mensagens enviadas – Servidor Chirpstack
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.