Neste tutorial será explicado e exemplificado a classificação das áreas de memória dos CLP’s da série Nexto.
Obs: este tutorial também vale para os CLP’s Nexto Xpress.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE v3.52
CLP: NX3003
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Áreas de Memória
2.2 Visualizando as áreas de memória no MasterTool
2.2.1 Explicação das mensagens de área de memória
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial, foi realizada a conexão física via cabo Ethernet entre um PC com MasterTool IEC XE instalado e um CLP Nexto.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial será explicado e exemplificado as diferentes classificações das áreas de memória dos CLP’s da série Nexto. Também será demonstrado como visualizar a quantidade de memória que foi ocupada em determinada área após realizar o download do código no CLP.
2.1 Áreas de Memória
As áreas de memória são classificadas em:
- Variáveis simbólicas: são variáveis que são declaradas com uma notação simbólica, ou seja, um nome. Ex: minhaVariavel = “Olá, Mundo!”.
- Variáveis persistentes/retentivas: são variáveis que retêm o seu valor mesmo depois de realizar um reset a quente ou a frio no CLP. A principal diferença entre uma variável do tipo retentiva para persistente é que a retentiva retém o seu valor somente após um reset a quente. Enquanto que a persistente retém o seu valor tanto em reset a quente quanto em reset a frio. Porém, vale lembrar que ambas perdem o seu valor após um reset a origem. Para mais informações sobre retentividade de dados acesse o tutorial abaixo:
NAP148 - Retentividade de Dados nas Séries Nexto e Hadron Xtorm - https://www.altus.com.br/base-conhecimento/categoria/20/detalhe/168/nap148---retentividade-de-dados-nas-series-nexto-e-hadron-xtorm
-Variáveis de representação direta: diferente das variáveis simbólicas, as variáveis de representação direta são declaradas utilizando o caractere “%” seguido do valor do endereço que aponta para um determinado local da memória. As variáveis de representação direta possuem 3 tipos: entrada, saída e memória simples.
-Entrada(%I): são variáveis usadas para armazenar os dados das entradas digitais ou analógicas do CLP, assim como entradas vinculadas a drivers de comunicação ou apenas códigos no programa de usuário. Ex: %IB0.0 ou %IX0.0.
-Saída(%Q): são variáveis usadas para armazenar os dados das saídas digitais ou analógicas do CLP, assim como saídas vinculadas a drivers de comunicação ou apenas códigos no programa de usuário. Ex: %QB0.0 ou %QX0.0.
-Memória simples(%M): são variáveis usadas para uso interno. Ex: %MB0 (declaração de um byte); %MW0 (declaração de uma WORD).
2.2. Visualizando as áreas de memória no MasterTool
Toda vez que for realizada uma alteração do código fonte onde é adicionada ou removida uma variável, após a compilação ou download do código, o MasterTool irá exibir a seguinte mensagem contendo o tamanho do código, informação armazenada e memória total alocada:
É possível também visualizar cada área de memória com sua respectiva classificação e o espaço que foi utilizado. Na primeira compilação do programa, o MasterTool irá exibir mensagens com as áreas de memória numeradas e um comentário ao lado falando sobre o tamanho total da área de memória, o maior endereço usado e a lacuna de memória.
Para exibir novamente esta mensagem, é necessário realizar um “clean up” do código fonte e compilar o código.
Obs: após realizar um “clean up”, o MasterTool irá limpar o registro do código e o mesmo será tratado como uma aplicação diferente. Quando realizar o download, será necessário colocar o CLP no modo “Stop”.
2.2.1 Explicação das mensagens de área de memória
Abaixo, segue uma imagem com legendas que mostram a classificação de cada área de memória. Ao lado está uma tabela, retirada da CT (Características Técnicas) do CLP, mostrando as áreas de memória e seus respectivos tamanhos totais.
A leitura das mensagens pode ser interpretada da seguinte maneira, por exemplo:
“Memory area 0 contains Data: size: 6291456 bytes, highest used address: 214380, largest contiguous memory gap: 6077076 bytes (96%)”
“size: 6291456 bytes” significa que o tamanho total daquela área de memória contém 6291456 bytes. Essa informação pode variar de acordo com o modelo do CLP que for usado e pode ser consultado através da CT (Características Técnicas) do equipamento.
“highest used address: 214380” significa que o maior endereço de acesso da memória é 214380. Ex: é declarado uma única variável retentiva do tipo INT (2 bytes), logo, o maior endereço de memória será 2.
“largest contiguous memory gap: 6077076 bytes (96%)” significa que aquela área de memória possui 6077076 bytes livres, que representam 96% do seu tamanho total.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.