Esse tutorial irá lhe ensinar a configurar uma rede PROFIBUS utilizando o módulo mestre PROFIBUS-DP NX5001 e o módulo cabeça de rede de campo PROFIBUS-DP NX5110.
O primeiro passo é criar um projeto utilizando o MasterTool IEC XE, selecionando o modelo "Projeto MasterTool Padrão". Escolha um nome e uma pasta para salvar o projeto e clique em OK.
Após clicar em OK uma nova tela irá se abrir, nessa tela você deverá selecionar a CPU, o bastidor e a fonte a serem utilizados e clicar em "Próximo". Nesse exemplo, usaremos um NX3030 com um bastidor NX9000 e uma fonte NX8000, porém isso pode variar dependendo do seu hardware.
Na próxima tela você deverá escolher o número de redes PROFIBUS que deseja implementar. Nesse exemplo, criaremos apenas uma rede PROFIBUS.
As próximas telas são dedicadas à especificação dos módulos de E/S e da linguagem de programação preferida. Na tela dos módulos de E/S, apenas adicione os módulos que ESTIVEREM CONECTADOS NO MESMO BASTIDOR DA CPU, os módulos que estiverem no bastidor do escravo PROFIBUS serão declarados depois. Na tela de linguagem de programação, escolha a linguagem de programação que você deseja utilizar na aplicação, no caso desse exemplo, usaremos Structured Text (ST).
Finalizando todas as configurações a tela do projeto irá se abrir, no lado esquerdo da tela haverá a árvore de dispositivos e dentro dela o módulo NX5001. Clique com o botão direito do mouse nele e selecione "Acrescentar Dispositivo".
Adicione o módulo escravo PROFIBUS utilizado no projeto, no caso do exemplo, estamos utilizando o NX5110.
Clique com o botão direito do mouse no módulo adicionado (NX5110) e clique em "Acrescentar Dispositivo".
Adicione os módulos conectados no bastidor da cabeça de campo remota. Nesse exemplo estamos utilizando apenas um módulo de entradas digitais NX1001.
Pronto! A comunicação já está feita. Para declarar as entradas e saídas dos módulos como variáveis para utilizar no programa, você pode ir em Mapeamento de E/S clicando duas vezes no módulo na árvore de dispositivos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.