O MasterTool é uma ferramenta poderosa, com muitas funcionalidades e compatível com todos os tamanhos de aplicação, porém a maioria das aplicações podem tornar-se ainda mais rápidas realizando uma rápida otimização que é explicada abaixo.
1. Monitorar o tempo de execução da aplicação
Para avaliar se a sua aplicação pode ser executada mais rápida, primeiro é necessário saber qual o tempo de ciclo da mesma. Para olhar essa informação basta clicar em "Task Configuration" na aba de objetos do Projeto do Mastertool enquanto online e clicar na aba "Monitorar". O tempo de ciclo em microssegundos pode ser encontrado nessa janela como mostrado na imagem abaixo.
2. Alterar o perfil da aplicação
O próximo passo é alterar o perfil de sua aplicação. Enquanto off-line, acesse o menu "Projeto" e clique em "Atualização do Projeto". Na parte de "Perfil de Projeto", selecione o perfil "Perfil de Máquina" e clique em “Alterar”.
3. Alterando o tempo de execução da tarefa Main
O próximo e último passo é alterar o tempo de execução da tarefa Main. Para fazer isso basta clicar em "MainTask" no menu de objetos e alterar o valor de "Intervalo". Uma vez que o tempo de execução do ciclo verificado no item 1 não pode ser maior que 80% do tempo de execução da tarefa Main, deve-se fazer o seguinte cálculo para definir o valor: Tmain=(Texec.)/0,8 . É recomendado somar 0,5ms ao valor final por questões de segurança.
Após isso, faça o upload do código para seu CLP e repita o item 1, verificando o tempo de execução, que deve ser menor do que era antes de fazer o procedimento. Caso o valor diminua, sucesso! Você acabou de deixar sua aplicação mais rápida.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.