Neste tutorial, estão descritos os procedimentos para gravar os dados do Datalogger em uma memória externa do CLP, o qual será configurado como servidor FTP e terá os seus arquivos compartilhados remotamente usando o FileZilla como cliente FTP.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE versão 3.52
CLP: XP340 ; Firmware 1.14.20.0
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Configurando o servidor FTP
2.2. Configurando o Datalogger
2.3. Configurando o cliente FTP
1. ARQUITETURA
Para o desenvolvimento deste tutorial, a arquitetura proposta foi conectar o cabo Ethernet ao Xpress e depois no computador.
A versão do MasterTool utilizada foi a 3.52 e o modelo de CLP é o XP340 com firmware na versão 1.14.20.0. As bibliotecas da Codesys foram atualizadas para essa versão, mas da forma que foi atualizada quando for atualizar o projeto em uma nova versão de MasterTool, as bibliotecas relacionadas iram se atualizar normalmente.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial, você irá aprender como utilizar o Datalogger do Nexto Xpress para gravar dados em uma memória externa e configurar um cliente e servidor FTP para acessá-los remotamente.
LEMBRE-SE: O arquivo desenvolvido para esse exemplo está disponível para download ao final deste tutorial.
2.1. Configurando o servidor FTP
Para configurar o servidor FTP, basta digitar o endereço IP do seu CLP no navegador e acessar sua WebPage. Lá, você vai encontrar um menu de configurações. Vá em "Servidor FTP", em seguida, marque a opção "Habilitar Sevidor" e depois em "Aplicar". Depois, informe um nome de usuário e uma senha, clique em "Aplicar". Neste caso, foi usado "admin" como usuário e senha.
2.2. Configurando o Datalogger
Primeiro, é preciso importar a biblioteca "LibDatalogger".
Depois, configure o bloco "Datalogger" de acordo com a imagem abaixo:
Parâmetros de entrada
ENABLE:
O parâmetro ENABLE habilita ou desabilita o bloco funcional. O parâmetro é do tipo BOOL e assume os valores TRUE e FALSE para ligado e desligado respectivamente.
FILE_NAME:
O parâmetro FILE_NAME é do tipo STRING e define o nome do arquivo (sem o .csv) e permite um valor de até 20 caracteres. (caso o parâmetro possua mais de 20 caracteres, o bloco considerará apenas as 20 primeiras caracteres).
STORAGE:
Esse parâmetro é do tipo DATALOGGER_STORAGE e define o dispositivo onde os registros serão armazenados. O valor INTERNAL_MEMORY armazenará os dados na memória interna da CPU e o valor MEMORY_CARD armazenará os dados no cartão de memória (quando inserido). No Nexto Xpress, o valor USB_MASS_STORAGE salva os dados no dispositivo conectado na porta USB.
FILE_RECORDS:
Parâmetro do tipo UINT que define o número de registros que serão escritos no arquivo. Intervalo de valores permitidos: de 100 até 65535. Esse parâmetro é válido somente para o modo contínuo.
NUMBER_OF_FILES:
Parâmetro do tipo UINT cuja função é definir o número máximo de arquivos a serem armazenados. Intervalos permitidos: de 1 até 65535.
MODE:
Este parâmetro do tipo DATALOGGER_MODE pode assumir dois valores:
CONTINUOUS_MODE: Os dados são registrados e escritos no arquivo de log continuamente em um intervalo de amostragem definido pelo usuário. O número de registros por arquivo é de no máximo 65535 (FILE_RECORDS) e no mínimo 100, sendo o limite de arquivos (NUMBER_OF_FILES) limitado pela memória ou em 65535 arquivos, que é o valor máximo que a variável pode assumir. Esse modo suporta a funcionalidade CIRCULAR, que será explicada posteriormente.
TRIGGER_MODE: Idem ao modo contínuo, porém os dados serão escritos no arquivo de log somente na ocorrência de um trigger. Ao ocorrer um trigger, um novo arquivo é criado, onde serão escritos os registros anteriores e posteriores à ocorrência, conforme definição do usuário. É possível armazenar 2001 registros por arquivos, ou seja, 1000 registros correspondentes ao TRIGGER_BEFORE, 1000 ao TRIGGER_AFTER e mais 1 no momento do trigger. No modo TRIGGER, o número máximo de arquivos (NUMBER_OF_FILES) também será limitado pelo espaço de memória e limite da variável, que é de 65535 arquivos, isso se deve ao fato de que cada borda de subida na entrada TRIGGER cria um novo arquivo. Esse modo também suporta a funcionalidade CIRCULAR.
CIRCULAR:
Parâmetro do tipo BOOL que habilita o modo circular. O mesmo pode assumir os valores TRUE e FALSE para habilitado e desabilitado respectivamente. O modo circular possui a funcionalidade de, após atingir a quantidade máxima de arquivos, reabrir o primeiro arquivo e sobrescrevê-lo, ou seja, a aplicação fica sempre gravando de forma a manter a mesma quantidade de arquivos, sendo assim, circular.
TRIGGER_BEFORE:
Do tipo UINT, define o número de registros anteriores à ocorrência do disparo do trigger que devem ser escritos no arquivo. Intervalo de valores permitidos: de 1 até 1000. Parâmetro válido apenas para o modo trigger.
TRIGGER_AFTER:
Do tipo UINT, define o número de registros posteriores à ocorrência do disparo do trigger que devem ser escritos no arquivo. Intervalo de valores permitidos: de 1 até 1000. Parâmetro válido apenas para o modo trigger.
TRIGGER:
Entrada do disparo externo, ativado por uma borda de subida. Tipo BOOL.
REC_INTERVAL:
Do tipo TIME, define o Intervalo em que os dados serão registrados. Para o modo TRIGGER, o valor deve ser ? 10ms e para o modo CONTÍNUO o valor deve ser ? 100ms.
COMMA_DELIMITER:
Parâmetro do tipo BOOL, quando seu valor é TRUE as colunas do aquivo no formato CSV são delimitadas por vírgulas e o ponto decimal é um ponto. Caso contrário (valor FALSE), as colunas do arquivo no formato CSV são delimitadas por ponto e vírgula, e o ponto decimal é uma vírgula.
FILE_HEADER:
Do tipo STRING, define os Cabeçalhos dos dados que serão armazenados no arquivo. Campo de preenchimento obrigatório, com os cabeçalhos separados por ponto e vírgula. O número máximo de caracteres suportado por esta entrada é de 3307.
INPUT1...INPUTN, N?256:
Tipo REAL. Entrada de dados. O Datalogger suporta até 256 entradas de dados.
Parâmetros de saída
DONE:
Esse parâmetro do tipo BOOL retorna TRUE caso a função foi executada e FALSE se a função não foi executada.
BUSY:
Do tipo BOOL assume TRUE se a função está registrando os dados na memória e FALSE se a função não está registrando os dados na memória, ou entrou no estado de erro.
ERROR:
Parâmetro que retorna TRUE caso ocorra um erro ou a função seja abortada e FALSE quando não há nenhum erro. Parâmetro do tipo BOOL.
STATUS:
Indica o status do Datalogger. Tipo DATALOGGER_STATUS.
CURRENT_RECORDS:
Do tipo UDINT, indica o número de registros desde o início do processo.
MISSED_TRIGGERS:
Contador de disparos ignorados pelo Datalogger durante período em que a função está funcionando no modo trigger. Tipo UDINT.
2.3. Configurando o cliente FTP
Primeiramente, antes de configurar um cliente FTP, é necessário baixar e instalar o programa FileZilla Client.
Link para download: https://filezilla-project.org/download.php?type=client
Após ter instalado o FileZilla Client, preencha os campos com os mesmos dados que foram configurados na Webpage do CLP.
Host: endereço IP do seu CLP.
Nome de usuário: nome definido na Webpage.
Senha: senha definida na Webpage.
Porta: pode deixar vazia, mas o padrão para o FTP é 21.
Por fim, clique em "Conexão Rápida". Uma lista de arquivos será exibida. Os dados do Datalogger estaram gravados na memória externa do CLP, representada pela pasta "Mass_Storage".
Obs.: pode ocorrer um erro quando for realizada a conexão entre o cliente e o servidor FTP. Certifique-se que não há nenhum antivírus ativo ou firewall que esteja bloquendo a porta 21.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.