Componentes
Software: MasterTool IEC XE versão 3.50
CLP: XP340; Firmware 1.12.24.0
Seção do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Criando novo projeto no MasterTool IEC XE
2.2. Declarando a função de Datalogger
2.3. Utilizando a função FTP Server
2.4. Criando lógica entre Datalogger e FTP Server
2.5. Observações
3. RESULTADOS
1. ARQUITETURA
Para o desenvolvimento deste tutorial, a arquitetura proposta foi conectar o cabo Ethernet ao Xpress e depois no computador.
A versão do MasterTool utilizada foi a 3.50 e o modelo de CLP é o XP340 com firmware na versão 1.12.24.0. As bibliotecas da Codesys foram atualizadas para essa versão, mas da forma que foi atualizada quando for atualizar o projeto em uma nova versão de MasterTool, as bibliotecas relacionadas iram se atualizar normalmente.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tópico, você irá aprender como realizar o desenvolvimento deste exemplo.
LEMBRE-SE: O arquivo desenvolvido para esse exemplo está disponível para download ao final deste tutorial.
2.1. Criando novo projeto no MasterTool IEC XE
Para criar um novo projeto no MasterTool, você pode seguir o passo a passo no tutorial do Nexto Xpress - Primeiros Passos e se atentar para a seção 2.2.1.
2.2. Declarando a função de Datalogger
Em seguida, após você criar um projeto no MasterTool IEC XE, você pode seguir o tutorial de como utilizar a função de Datalogger no software para gravar os dados do bloco dentro da memória do CLP. As orientações e procedimentos para a configuração estão disponíveis em Como utilizar o bloco de função Datalogger.
2.3. Utilizando a função FTP Server
Após declarar a função Datalogger, você deve configurar o FTP Server para poder fazer o envio dos dados que foram salvos pelo Datalogger para o servidor FTP. Neste caso, você pode seguir o tutorial de como instalar o FileZilla no seu computador, como instalar as bibliotecas da Codesys no MasterTool e como realizar a configuração do bloco. As orientações e procedimentos para a configuração estão disponíveis em Série Nexto/Xpress - Como utilizar a função FTP Server.
2.4. Criando lógica entre Datalogger e FTP Server
Neste tutorial, utilizamos um exemplo que possui a função Datalogger e FTP Server juntos. Esse projeto irá gerar arquivos na memória do PLC através do Datalogger e após o término da geração de dados, esses arquivos serão enviados para o Servidor FTP/Micro configurado, isso irá ocorrer a cada transição do estado de FALSE ou TRUE da variável bDataLog, que iremos declarar como uma variável do tipo BOOL.
O Datalogger foi configurado para gerar os dados de forma que após o término da quantidade de arquivos e dados gerados irá parar, necessitando uma nova transição da variável bDataLog. Neste caso, o Datalogger está habilitado em modo contínuo (CONTINUOUS_MODE) porém sem habilitar a função Circular, a qual iria fazer a função de sobrescrevê-lo. O projeto irá se adaptar a quantidade de arquivos determinados na configuração "DataLogger_XP325.NUMBER_OF_FILES := 3;".
2.5. Observações
O Datalogger cria o arquivo com horário UTC, ou seja, significa que se você colocar uma configuração de fuso horário de -3:00 (valor Default) nas configurações de sincronismo na CPU, os dados gravados nos arquivos estarão com 3 horas à frente do horário configurado no RTC da CPU. Essa configuração de fuso e gravação está correta. Este exemplo foi desenvolvido baseado nessas características.
Neste exemplo, ao configurar mais de 12 arquivos, os primeiros arquivos são enviados rapidamente, porém a partir dessa quantidade o envio é mais lento, contudo sempre são enviados. A média de tempo para o envio desses arquivos é de 2 a 3 minutos após essa quantidade. Aguarde o término do envio.
Nos testes foi realizado o envio de 23 arquivos com tamanhos diferentes. Neste exemplo, foram feitos testes com arquivos maiores com até 500KBytes e todos foram enviados normalmente.
ESTE EXEMPLO NÃO APAGA OS ARQUIVOS DO PLC.
3. RESULTADOS
Como dito anteriormente, basta colocar a variável bDataLog em TRUE que a lógica irá funcionar.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.