Neste tutorial você aprenderá as orientações e procedimentos para simular um semáforo em Ladder e representá-lo no Webvisu, funcionalidade do XP340.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE 3.40
CLP: XP340
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Criando novo projeto no Mastertool
2.2. Nomeando as entradas e saídas digitais no Integrated I/O
2.3. Construindo a lógica
2.4. Inserindo a biblioteca útil no Library Manager
2.5. Adicionando o Webserver no projeto
2.6. Configurando a tela no Webvisu
2.7. Simulando a aplicação
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
Quando a chave estiver em ON a lógica começará iniciando pela lâmpada vermelha, após 3 segundos irá desligar e acender a lâmpada verde, após 4 segundos irá desligar e passar para o estado amarelo e após 2 segundos reiniciará passando para o estado vermelho; Quando a chave estiver em OFF a lampada amarela irá ficar piscando.
A simulação do projeto pode ser acessada pelo link: https://drive.google.com/file/d/1kI7Qc8yTGfhitk1AaGQuUUUMsKnNZzy2/view?usp=sharing
2.1. Criando novo projeto no Mastertool
Crie um novo projeto, clicando em "Novo Projeto", coloque o nome e o caminho da pasta na qual você deseja salvá-lo.
Para essa simulação com o mastertool e webvisu iremos utilizar o XP 340 e a linguagem de programação em LADDER. Clique em próximo certificando que todas as linguagens estejam em ladder até aparecer "CONCLUIR" e então o programa será aberto.
2.2. Nomeando as entradas e saídas digitais no Integrated I/O
Iremos fazer o mapeamento das entradas e saídas, em Integrated I/O iremos nomear as entradas e saídas digitais para facilitar a programação.
2.3. Construindo a lógica
Em UserPrg selecione a rede (linha) e clique no contato aberto para iniciarmos nossa lógica (esse passo será feito diversas vezes durante o programa).
Após inserir o contato, selecione uma caixa vazia e arraste-a para a lógica.
Dentro dessa caixa vazia, escreva "TON" para instanciar o bloco temporizador. Dê dois cliques na tecla Enter e declare-o como "TEMPO_VM", porque este será o temporizador da lâmpada vermelha.
A parametrização do bloco funcional "TON" é feita da seguinte forma:
Entradas:
IN: Condição que ativa a contagem de bloco
PT: Tempo pré estabelecido para acionamento da saída do temporizador.
Saídas:
Q: Bit de saída que é ativado no final da contagem do tempo definido em PT.
ET: Mostra valor atual da contagem no temporizador.
No nosso projeto vamos definir a entrada do bloco como "CHAVE_ON_OFF" que conforme descrito na seção 2.2 detse tutorial, corresponde a entrada digital I0.
Após definir este parâmetro de entrada do bloco, vamos definir o tempo que a lâmpada vermelha ficará ativa e apagar as interrogações que estão na saída ET. Esse passo será repetido em todos temporizadores.
Adicione uma nova rede para iniciar a lógica das saídas que irão ativar as lâmpadas.
Para fazer a lógica que irá acionar a lâmpada vermelha, teremos um contato aberto (1), um contato fechado (2) e uma bobina da lâmpada (3).
Nomeie os contatos: o primeiro contato será a confirmação que chave está ligada, o segundo é a confirmação que o tempo da lâmpada vermelha não terminou de ser contado e, por fim, será colocado a bobina da lâmpada vermelha.
Explicação da lógica: Com a confirmação da chave ligada e a confirmação que o tempo ainda não terminou de ser contado, a lâmpada ficará ligada. Quando o tempo for esgotado ou a chave mudar de estado para OFF a lâmpada será desligada.
Esse passo será feito diversas vezes, aumentando apenas o tempo para desligamento da lâmpada, portanto a lógica é comum para todos os acionamentos das lâmpadas do semáforo.
Adicione uma nova linha acima da ultima e em seguida repita a lógica conforme imagem abaixo.
Quando a saída "Q" do temporizador "TEMPO_VM " for acionada, a contagem do tempo da lâmpada verde será iniciado e acionará a lâmpada verde quando a saída "Q" do temporizador "TEMPO_VD" for acionada.
Adicione uma linha abaixo da ultima linha de saída e faça a lógica para ligar a lâmpada verde e desligar conforme imagem acima. Nessa linha temos a lógica de que a chave está em ON e o Tempo_vm já foi contado (portanto a lâmpada vermelha já ligou e desligou) e quando o Tempo_VD for contado, irá abrir o contato desligando a lâmpada verde.
Faça a mesma sequência para ativação da lâmpada amarela, com a diferença de que o timer dessa lãmpada será ativado pelo pelo timer da lâmpada verde, última lâmpada ativa entes dela.
Nessa linha temos a lógica de que a chave está em ON o Tempo_vm já foi contado (portanto a lâmpada vermelha já ligou e desligou) o Tempo_VD também foi contado (a lâmpada verde já ligou e desligou) e quando o Tempo_Am for contado o contato fechado ira se abrir e irá deSligar a lâmpada amarela.
Para o ciclo resetar, selecione a linha entre o contato da chave e o temporizador (rede 1) adicione um contato negado da saída do Tempo_AM.
Quando a saída "Q" do temporizador "TEMPO_AM" for acionada, irá desligar a lâmpada e resetar as memórias de tempo que ficaram ligadas ativando todos temporizadores durante o processo, permitindo reiniciar o ciclo.
Para manter a lâmpada amarela piscando enquanto o semáforo está inativo, é necessário adicionar um bloco oscilador de nome "BLINK". Pode ser utilizado após adicionar a biblioteca útil ao projeto do Mastertool.
2.4. Inserindo a biblioteca útil no Library Manager
Abra o Library manager, clique sob "Adicionar biblioteca", acesse Application > Common > Util.
Para inserir o bloco "BLINK" na lógica de acionamento da lâmpada amarela, selecione a o primeiro contato e segurando a tecla " shift" do teclado selecione o ultimo contato da linha de comando da lâmpada amarela. Então clique em inserir contato paralelo negado.
Selecione a parte antes do contato e insira uma caixa vazia. Em seguida exclua o contato aberto que aparecer na entrada de habilitação da caixa.
No campo dentro da caixa vazia, apague as interrogações e escreva a palavra BLINK e tecle ENTER duas vezes. Você pode também clicar no retângulo branco que abrir o submenu Blocos de função >> Util >> Signals >> clicar duas vezes em Blink.
A parametrização do bloco funcional "BLINK" é feita da seguinte forma:
Entradas:
ENABLE: Condição que habilita o bloco
TIMELOW Tempo desligado no formato de tempo. Ex: t#2s;
TIMEHIGH: Tempo ligado no formato de tempo. Ex: t#2s;
Saídas:
OUT: Saída booleana que fica oscilando.
Após colocar o bloco blink e apagar o contato aberto a que aparecer com ele digite o tempo no bloco e no contato fechado nomeie com CHAVE ON/ OFF pois quando a chave tiver desligada o bloco vai estar ativo e a lâmpada irá oscilar.
2.5. Adicionando o Webserver no projeto
Para adicionar o Webserver, clique com o botão direito do mouse em Application > Adicionar objeto > Visualização.
É possível mudar o nome da visualização. É importante ativar o VisuSymbols (System) com a checkbox acima. Depois que a visualização for adicionada, você pode escolher os estilos dos componentes pré-determinados em Visualization Manager.
Em WebVisu, clique nos "..." e irá abrir uma aba onde você deve selecionar a tela em que irá ser construída a visualização gráfica. Em seguida clique em OK como a sequência abaixo.
Na aba que abrir clique em categorias >> visualização do projeto >> Visualization (ou o nome que você colocou na tela) >> OK.
Voltando para a tela Visualization, clique em Toolbox de visualização, abra a aba Lamp/Switches/Bitmaps, adicione uma chave "On/Off e arraste para a tela.
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A configuração do Botão é feito na aba Properties no canto inferior direito da tela, em seguida clique em variable e digite a chamada da variável CHAVE_ON_OFF.
Ao digitar o nome da variável CHAVE_ON_OFF selecione e tecle ENTER duas vezes ou você pode clicar nos "..." ao lado da caixa de entrada do nome e fazer o caminho para encontrar a variável.
Para inserir imagem na tela de visualização é necessário clicar com o botão direito do mouse em Application >> adicionar objeto >> Tabela de imagens. Irá abrir uma janela, clique em adicionar.
Após adicionar a tabela de imagens entre na aba, em seguida clique abaixo do campo "nome do arquivo", escolha a opção "incluir no projeto" e nos "...", coloque o caminho da imagem que deseja. Por fim, clique em ok.
Na aba "Visualization", clique em "Visualization toolbox", clique na opção "Image Pool". Essa opção abrirá as imagens que foram adicionadas ao projeto, por fim selecione a imagem e arraste para a tela.
Ao inserir a imagem, na aba Properties >> Position é possível alterar a posição e o tamanho da imagem.
Ainda na aba Visualization, clique em Visualization ToolBox >> Lamps/switches/Bitmaps >> selecione Lamp 1, e arraste para a tela, sobrepondo a imagem de uma das lâmpadas do semáforo.
Repita o processo para as três lampadas do semáforo.
Altere a cor das lâmpadas para a respectiva cor do semáforo em Properties > Background. Repita o processo em cada um dos objetos.
Para associá-los com uma variável, acesse Properties > Position > Variable. Repita o processo para todas as lâmpadas do semáforo.
Para verificar o funcionamento basta selecionar a opção de simulação em Comunicação > Simulação e depois realizar o login em Comunicação > Login.
Conforme projetado, se a entrada digital I0 não for acionada ou estiver em false indicando que o processo fooi desligado, a lâmpada amarela pisca por conta do bloco Blink. Se a entrada for acionada, acontece a transição das lâmpadas conforme um semáforo real sendo Vermelho > Verde > Amarelo > Vermelho.
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