Neste tutorial descreve-se uma forma de armazenar variáveis retentivas e persistentes na memória de arquivos interna do CLP, como alternativa ao uso da área de memória retentivas, utilizando para isto o recurso de Receitas e funções que habilitem a gravação sob demanda e a restauração de dados durante a inicialização da aplicação.
Componentes
Software: Mastertool IEC XE 3.34
CLP: XP340
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Gerenciador de Receitas no MasterTool
2.2. Inserindo Receitas
2.3. Programação
2.4. Funcionamento
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
A área de memória retentiva e persistente do Xpress, tradicionalmente utilizada para armazenar parâmetros, setpoints e ajustes do processo, possui uma capacidade limitada. Isso porque seus dados são armazenados durante a desenergização do CLP, o que configura esta área como pertencente a memória não volátil do controlador. Por essa razão, como uma alternativa, é possível armazenar este tipo de variável na memória interna (Memória de Arquivos de Usuário) utilizando o recurso de Receitas juntamente com funções que permitem realizar a gravação de dados sob demanda e a restauração durante a inicialização da aplicação. O procedimento para inserção da função das Receitas e a forma correta de utilizá-las estão descritas ao longo deste tutorial. Com este procedimento, será possível expandir a possibilidade de utilização de variáveis retentivas ou persistentes porque oferece um espaço adicional para armazenamento que não interfere na capacidade previamente estabelecida para estes dados nos documentos referentes a série Nexto Xpress.
2.1. Gerenciador de Receitas no MasterTool
Primeiramente devemos inserir o gerenciador de receitas, criar um grupo de receitas no Mastertool e adicionar uma coluna (receita) na qual as variáveis serão armazenadas.
Neste tutorial, queremos guardar algumas variáveis que estão dentro da POU UserPrg.
Para adicionar o gerenciador de receitas, devemos clicar com o botão direito em “Application”, na arvore de dispositivos, ir na opção “Add Object” e adicionar o “Recipe Manager”.
Dentro das propriedades do Recipe Manager marque a opção de “Recipe management in the PLC” e “Save recipe changes to recipes files automatically”.
Depois clique com o botão direito em cima de “Recipe Manager” e vá em “Add object” e adicione um “Recipe Definition”.
2.2. Inserindo Receitas
De um duplo clique em “Recipe Definition” e dentro dele clique com o botão direito do mouse e adicione uma receita clicando em “Add New Recipe”.
Neste exemplo, chamaremos essa receita de “Recipe1”.
Feito isso, iremos adicionar as variáveis do UserPrg. Para isso, de um duplo clique no campo “Variable” e clique na caixa com dois pontos(“..”), conforme imagem abaixo.
Com isso abrirá o assistente de entrada de variáveis. Devemos achar as variáveis e adiciona-las. No nosso exemplo, nossas variáveis estão dentro do “UserPrg”.
2.3. Programação
Neste tutorial iremos utilizar apenas dois comandos, um de leitura das variáveis e um de escrita.
Para isso precisamos declarar uma variável do tipo “RecipeManComands”. Neste tutorial chamaremos a variável como “RecipeCmd”.
Dentro dessa estrutura de "RecipeManComands” temos diversos comandos que podem ser feitos e explorados posteriormente, mas os que usaremos são os “.WriteRecipe” para escrita da receita nas variáveis e “ReadAndSaveRecipe” para leitura dos valores das variáveis. Dentro de ambos os comandos temos os parâmetros “RecipeDefinitionName” e “RecipeName” que, neste tutorial, serão respectivamente “Recipes” e “Recipe1”.
Para fins de exemplo, criamos neste tutorial mais duas variáveis booleanas, “xSaveRecipes” e “xReadRecipes” afim de fazer os acionamentos dos dois comandos.
2. 4. Funcionamento
Para efeito de teste, devemos realizar o login, colocar o CLP em modo RUN, acrescentar os valores no campo “valor preparado” para a receita, inserir os valores com o comando “CTRL+F7” e colocar “xSaveRecipes” para TRUE.
Com o “xSaveRecipes” em TRUE você está salvando o Recipe1, sendo possível carregar a receita posteriormente.
Para testarmos a funcionalidade de carregar a Recipe1, iremos aplicar o Reset a Quente para apagar os valores anteriormente incluídos.
Coloque o CLP em modo RUN novamente e coloque em TRUE o “xReadRecipes” para carregar a receita criada anteriormente.
3. VÍDEO
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.