Neste tutorial estão descritas orientações e procedimentos para iniciar as CPUs Nexto Xpress (XP3xx) de forma que a aplicação não seja carregada quando ocorre uma exceção (exception).
Componentes
Software: MasterTool IEC XE v3.30
CLP: XP3xx
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Inserindo dispositivo USB
2.2. Iniciando a UCP
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial será utilizado um cabo de rede para interligar o computador à UCP Nexto Xpress XP325. A porta Ethernet da UCP conecta-se com a porta Ethernet do computador.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial será mostrado como iniciar a UCP Nexto Xpress em modo Stop, em decorrência de uma exceção (exception) de software na aplicação.
Quando uma UCP está em Exception indica que alguma operação indevida ocorreu em uma das tarefas ativas da aplicação. Essas tarefas estão suspensas e as demais vão para o modo Stop e só é possível tirá-las desse estado reiniciando a UCP sem aplicação.
Vale ressaltar a importância de ter em mãos o Manual da Série Nexto permitindo a consulta do usuário nas etapas da aplicação. Esse documento irá lhe orientar sobre as características técnicas, instalação mecânica, programação inicial, configurações e futuras manutenções.
2.1. Inserindo dispositivo USB
Primeiro, crie um arquivo de texto vazio chamado dontbootapp e coloque-o em um dispositivo de armazenamento em massa USB (pendrive). Com a UCP desenergizada, insira este dispositivo na porta USB.
Localização da porta USB:
Obs.: O dispositivo de armazenamento em massa USB deve ser formatado como um volume FAT32. Outros formatos de sistema de arquivos não são suportados.
2.2. Iniciando a UCP
Feito o procedimento anterior, basta energizar a UCP. Com o arquivo dontbootapp.txt no dispositivo USB o controlador está impedido de carregar automaticamente a aplicação após a energização.
Após a inicialização a UCP estará sem aplicação e em modo Stop.
Para carregar novamente a aplicação a operação indevida que causou o Exception deve ser corrigida para que o problema não ocorra novamente. O dispositivo USB deve ser removido e login pode ser executado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.