Neste tutorial você aprenderá as orientações e procedimentos para comunicar o PH3500 com o XP340 em protocolo ModBus RTU.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE 3.40 ;
CLP: XP340 - Firmware: 1.11.10.0
Multimedidor: PH3500
Cabo: AMJG0808
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Arquitetura de funcionamento do PH3500
2.2 Configuração do Protocolo ModBus RTU no PH3500
2.3 Configuração das tags
2.4 Criando novo projeto no Mastertool
2.5 Adicionar GVL
2.6 Adicionar dispositivo
2.7 Configuração ModBus RTU
2.8 Aplicação em funcionamento
3. Vídeo
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Arquitetura de funcionamento do PH3500
Abaixo será apresentado os principais pontos a serem conectados para que assim tenha uma arquitetura eficaz.
2.2. Configuração do Protocolo ModBus RTU no PH3500
1º passo: deve apertar a tecla com a seta em rotação para que assim possa habilitar o menu principal com as opções, onde uma delas é configurações”;
2º passo: ir pressionando o botão com a seta com indicação para cima até o seletor no visor apontar para a opção “CFG”, ou seja, configurações;
3º passo: apertar o botão enter para poder acessar o menu de configurações.
4º passo: ir pressionando o botão com a seta com indicação para cima até o seletor no visor apontar para a opção “COM”, ou seja, comunicação;
5º passo: apertar o botão enter para poder acessar o menu de comunicação.
6º passo: após esses procedimentos deve-se observar as informações sobre endereço, formato e swap.
Observações:
- Formato short corresponde a ter variáveis com 16 bits;
- Swap none corresponde a função de inverter de bytes ou words
7º passo: Após a verificação dos parâmetros ModBus, deve-se aperta o botão com a seta para baixo para que assim possamos configurar os parâmetros da porta Serial;
8º passo: Para que haja edição basta apertar o botão enter e em seguida parametrizar da maneira a qual seja necessário para a aplicação usando os dois botões conforme a segunda imagem localizada acima;
9º passo: após esses procedimentos basta apertar o botão enter duas vezes para as informações que foram alteradas sejam salvas.
Observações:
Baud ou Baud rate é a velocidade a qual a informação será repassada, ou seja, é a taxa de transmissão da comunicação;
Formato dos dados de comunicação;
2.3. Configuração das tags
De acordo com o manual de utilização do multimedidor (PH3500), no campo de medições instantâneas pode-se observar todos os parâmetros de configuração das variáveis.
Nessa aplicação iremos usar como referência a coluna dos endereços short pois no passo 5 foi determinado o formato da variável.
Observação : nesse medidor podemos observar que os endereços começam a partir do 0 sendo que no Xpress e Nexto eles iniciam-se a partir do 1.Dessa forma, toda vez que for selecionar um endereço deve-se somar “1” para que assim habilite corretamente no MasterTool.
2.4. Criando novo projeto no Mastertool
Crie um novo projeto, clicando em "Novo Projeto", coloque o nome e o caminho da pasta na qual você deseja salvá-lo.
Para essa simulação com o MasterTool e PH3500 iremos utilizar o XP 340 e a linguagem de programação em LADDER; clique em próximo certificando que todas linguagem esteja em ladder até aparecer "CONCLUIR" e então o programa será aberto.
2.5. Adicionar GVL
Iremos começar criando uma lista de variáveis globais. Para isso é preciso clicar com o botão direito do mouse em Application >> Adicionar objetos >> Lista de variáveis. Nomeei a lista com o nome que desejar, sem espaço ou caracteres especiais em seguida clique em "Adicionar".
Quando a lista abrir em sua tela mude o tipo de declaração para o modo textual (1) em seguida apague o parâmetro que está a cima do VAR_GLOBAl (opcional caso queira usar a lista de variáveis global em todo projeto sem ter que declara o nome da lista). E declare as variáveis como a imagem ao lado. Iremos utilizar 4 variáveis booleanas.
2.6. Adicionar dispositivo
O próximo será configurar os parâmetros da porta serial no MasterTool, vale ressaltar que será colocado os valores os quais correspondem aos mesmo adotados no Multimedidor. Nesse exemplo podemos observar os valores do tipo baud rate, bits por dado etc.
Para que a comunicação seja estabelecida deve-se criar um canal de comunicar e adicionar um dispositivo, nesse caso vamos usar o CLP como Master/Cliente/Master diante o protocolo ModBus RTU.
Deve-se adicionar um dispositivo, nesse caso vamos usar o CLP como Master/Cliente/Master diante o protocolo ModBus RTU.
2.7. Configuração ModBus RTU
Após a adição do dispositivo deve ser feito a inserção das variáveis e logo após sua parametrização de acordo com o protocolo ModBus.
Continuando a parametrização das variáveis de acordo com a aplicação, neste exemplos usamos as informações contidas no manual de utilização do PH3500 e obtivemos as seguinte informações, as quais usamos para configurar o dispositivo do CLP.
OBS: Cada tipo de dado varia coma necessidade da sua aplicação assim como o endereço do mesmo.
O próximo passo é criar as permissões para os meus dados, nesse caso será feito para leitura de Input Register
Nesse campo deve ser configurado alguns dados, onde o mais importante é o endereço de escravo do nosso Multimedidor e como visto nos passo 5 e 6, ele tem o endereço de número 3.
Vamos no ícone do easy conection e esperamos ele fazer a leitura e pesquisas dos equipamentos que estão na rede. Após essa etapa é feito o login do CLP na rede.
Após fazer o login do clp já podemos observar a leitura das variáveis.
3. VÍDEO
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.