Este tutorial tem o objetivo de apresentar as variáveis especiais de pulso existentes no software MasterTool IEC XE a partir da versão 3.16.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE v3.23
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Conhecendo as Variáveis Especiais de Pulso
2.2. Aplicando a variável de pulso
3. RESULTADO
4. VÍDEO
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial, será utilizado apenas o software MasterTool IEC XE v3.23 devidamente instalado e funcionando em um computador.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial será apresentado as variáveis especiais de pulso do MasterTool IEC XE. Essas variáveis fornecem pulsos constantes através de temporizadores internos do CLP, podendo ser utilizadas em diversas aplicações, tais como: contadores de tempo, horímetros, ondas quadradas, entre outras.
Também neste capítulo, será visto uma aplicação bem simples, onde será utilizado a variável de pulso de 1 segundo para contar quantos segundos uma variável ficou ligada. Essa aplicação pode ser o princípio para diversas lógicas de controle.
2.1. Conhecendo as Variáveis Especiais de Pulso
As variáveis de pulso são variáveis especiais do MasterTool IEC XE. Elas podem ser encontradas através da árvore de projetos, no caminho: CP Logic -> Application -> SystemGVLs -> Special_Variables.
Ao dar um duplo-clique em Special_Variable, a aba será aberta à direita da tela. As variáveis de pulso são todas que iniciam com Pulse.
Onde:
• Pulse_100ms: Pulso com período de 100 milissegundos (ms), alternando entre verdadeiro e falso a cada 50 ms;
• Pulse_500ms: Pulso com período de 500 ms, alternando entre verdadeiro e falso a cada 250 ms;
• Pulse_1s: Pulso com período de 1 segundo (s), alternando entre verdadeiro e falso a cada 500 ms;
• Pulse_2s: Pulso com período de 2 s, alternando entre verdadeiro e falso a cada 1 s;
• Pulse_5s: Pulso com período de 5 s, alternando entre verdadeiro e falso a cada 2,5 s;
• Pulse_10s: Pulso com período de 10 s, alternando entre verdadeiro e falso a cada 5 s;
• Pulse_30s: Pulso com período de 30 s, alternando entre verdadeiro e falso a cada 15 s;
• Pulse_60s: Pulso com período de 60 s, alternando entre verdadeiro e falso a cada 30 s;
• Pulse_Scan: Pulso que alterna entre verdadeiro e falso a cada ciclo da MainTask.
2.2. Aplicando a variável de pulso
Nesta aplicação, será utilizado a variável de pulso com um contador para contar quantos segundos uma entrada ficou acionada. Em UserPrg, insira um contador CTU. Após, adicione a entrada que será monitorada na entrada EN do contador, crie uma variável para RESET do contador e uma variável para armazenar o valor da saída CV do contador. O bloco CTU deverá ficar conforme a imagem abaixo:
Obs.: Este tutorial foi desenvolvido no modo Simulação, portanto não foi atribuído a entrada a nenhum endereço físico de um CLP. O teste foi realizado forçando o valor na variável.
A variável de pulso Pulse_1s será ligada na entrada CU do contador. Dessa forma, ocorrerá uma borda de subida a cada 1 segundo, mas o contador só iniciará a contagem quando a entrada que deseja-se monitorar estiver acionada, habilitando o bloco.
Para adicionar a variável Pulse_1s, clique nos ‘???’ ao lado de CU (1) e então clique na caixa branca que aparecerá ao lado (2).
A janela Assistente de Entrada abrirá. Siga o caminho: Application -> SystemGVLs -> Special_Variable e selecione a variável Pulse_1s. Clique em OK.
Dê um Enter para finalizar a inserção da variável. Pronto, o bloco estará totalmente configurado para a aplicação.
3. RESULTADO
Com a aplicação em modo Simulação, faça o Login. Por fim, clique em Iniciar e acione a entrada. Será possível visualizar quantos segundos passou desde que a entrada foi acionada.
4. VÍDEO
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.