Nesse tutorial você irá aprender a configurar um CLP da Série Nexto como servidor OPC DA, permitindo comunicar-se com uma série de outros dispositivos através desse protocolo de comunicação, incluindo o supervisório BluePlant que também será visto neste tutorial.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE 3.34 ou superior; BluePlant 2018.1.50
CLP: NX3005
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Configuração do CLP
2.2. Configuração do GATEWAY
2.3. Configuração do CLIENT OPC no BluePlant
3. VÍDEOS
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial, conectou-se a porta Ethernet da NX3005 na porta Ethernet do computador através do cabo NX9202. O computador deve estar com o software BluePlant instalado.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial serão mostrados os passos para realizar a comunicação entre o software BluePlant e um CLP da Série Nexto através do protocolo de comunicação OPC DA.
Vale ressaltar a importância de ter em mãos o Manual da Série Nexto e o Manual do BluePlant permitindo a consulta nas etapas da aplicação. Esse documento irá lhe orientar sobre as características técnicas, instalação mecânica e elétrica, programação, configurações e futuras manutenções.
2.1. Configuração do CLP
Abra o MasterTool IEC XE como ‘Administrador’ e crie um projeto.
Em UserPrg crie três variáveis (uma REAL, uma STRING e uma BOOL).
Após isso, poderemos adicionar a comunicação OPC. Clique com o botão direito em APPLICATION, vá em Acrescentar Objeto e depois em SYMBOL CONFIGURATION.
A janela Acrescentar Symbol Configuration irá aparecer. Clique em Adicionar.
Com as etapas acima concluídas, a aba Symbol Configuration será aberta. Ao entrar na aba é necessário dar um clique em Compilar para assim aparecer todas as opções de variáveis do projeto para serem disponibilizadas para o CLIENT OPC.
Depois disso é possível marcar as variáveis que precisam ser disponibilizadas para o CLIENT OPC. As variáveis marcadas podem ser lidas no dispositivo CLIENT OPC.
Após marcar as variáveis que deseja comunicar no OPC, é necessário clicar em Compilar novamente e depois na aba Compilar, clicar na opção de Gerar código.
2.2. Configuração do GATEWAY utilizando um CLP
Agora precisamos realizar a configuração do GATEWAY.
No computador onde o CLIENT OPC vai rodar é necessário instalar o MT8500 e realizar esta configuração do GATEWAY. Vá na aba Comunicação e clique em Configuração OPC.
A janela Configuração do OPC será aberta. Nela é possível realizar a configuração da comunicação do GATEWAY.
No lado esquerdo da janela vão ficar os dispositivos adicionados, selecionando o dispositivo é possível alterar suas configurações.
É necessário marcar a opção Usar Driver Bloqueante TCP/IP, e depois colocar o IP do NEXTO na opção Endereço de IP Ativo. A porta do dispositivo deve ser a padrão (11740).
Deve-se deixar a opção Utilizar o Gateway Embarcado no CP desativada. Depois disso, é possível colocar em Endereço do Gateway o IP do computador. Depois de realizar essa configuração, clique em OK.
Por fim, faça login no CLP e depois clique em Run.
Obs: é comum ocorrer um erro de acesso após a configuração do OPC.
Há duas possíveis soluções para este problema. Uma delas é executar o MasterTool como administrador. Se isto não funcionar, é preciso editar as permissões da pasta OPC.
Para isso, vá até C:\ProgramData e clique com o botão direito do mouse sobre a pasta OPC. Depois, clique em Propriedades.
Na janela de propriedades da pasta, vá até a aba Segurança e, em seguida, em Editar.
Para cada usuário da lista, marque todas as permissões da coluna Permitir. Por fim, clique em OK.
Após ter realizado estes procedimentos, basta entrar no MasterTool e configurar a comunicação OPC novamente.
2.3. Configuração do CLIENT OPC no BluePlant
Com um projeto criado no BluePlant, vá na aba Edit e depois no tópico Devices.
Na aba Canais, vá ao campo Protocolos Instalados e selecione OPCXmlDA – OPC Xml/DA Client.
Após, clique em Criar para criar o canal OPC DA. A janela Criar Novo Canal irá abrir. Clique em OK.
Agora vá à aba Nós para criar um nó relacionado a este canal criado. Clique em Novo.
Na janela Criar Novo Nó que irá abrir, clique em Ok.
Configurar o nó com os dados do servidor. Vamos especificar o endereço URL do servidor OPC DA na opção "Service URL" como: CoDeSys.OPC.DA.
Feito isso, basta clicar em Importação. Depois de clicar uma vez o Importação mudará de nome para Sincronização para poder atualizar a lista quando houver uma modificação.
A janela da imagem abaixo irá abrir. Clique em Atualizar para que carregar as tags da comunicação OPC e por fim clique em Ok.
Como vemos na imagem acima, as variáveis criadas no MasterTool e vinculadas a comunicação OPC carregou corretamente no BluePlant.
Por último, vamos inserir um objeto no BluePlant para visualizar o valor forçado no MasterTool. Para isso, vá ao tópico Draw e insira um Text Box.
Clique duas vezes com a seta sobre o Text Box criado para entrar na janela de propriedades do objeto. Na janela de propriedades do objeto, vá no campo TextoIO e clique no ícone dos três pontos para inserir a tag da comunicação OPC.
Selecione a tag que irá receber o valor forçado no MasterTool e comunicar com o BluePlant (saída_OPC) e depois clique em Ok.
Com a tag vinculada ao objeto, a janela de propriedades do objeto pode ser fechada.
Por fim, execute a aplicação criada no BluePlant, force um valor na variável "numero" no MasterTool e veja o valor na tela do BluePlant.
3. VÍDEOS
Importante: Para funcionamento correto da comunicação OPC DA, é necessário ter instalado o serviço OPCEnum, responsável por habilitar os servidores OPC de terceiros, nos sistemas operacionais.
Em alguns casos, as atualizações do Windows não instalam corretamente o serviço OPCEnum, por isso uma maneira viável é realizar a instalação dele de forma manual, através do instalador do OPC Core Components, que pode ser acessado por meio do link abaixo:
https://opcfoundation.org/developer-tools/samples-and-tools-classic/core-components
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.