Neste tutorial utilizamos duas CPUs NX3005 para fazer a comunicação com o protocolo Ethernet IP através do software MasterTool 3.12.
1. Adapter
Primeiramente iremos criar um programa No Mastertool IEC XE com uma CPU NX3005 e um rack NX 9020.
O perfil de projeto que iremos utilizar é o Simples.
OBS: Para utilizar o Ethernet IP o tipo da MainTask deve ser cíclica. Por exemplo, perfil Básico não Suporta Ethernet IP, a MainTask é do tipo contínuo.
Ao realizar a comunicação de uma Word input ou Word output entre alguns CP`s é necessário fazer a inversão do Bit alto pelo Bit baixo.
Com o projeto criado, iremos acrescentar um dispositivo na Net 1. Clicando com o botão direito do mouse e clicando em Acrescentar Dispositivo.
Acrescentaremos uma interface Ethernet IP (Ethernet/IP Interface).
Clicando com o botão direito no EtherNet_IP_Interface e clicando em acrescentar dispositivo, acrescentaremos um Ethernet/IP Adapter.
OBS: Cada Dispositivo Adapter que irá comunicar com o mesmo Scanner deve ter um Product Code diferente.
Clicando com o direito no Ethernet_IP_Adapter e clicando em acrescentar dispositivo, iremos acrescentar um Ethernet/IP Module.
Nesse projeto iremos acrescentar no Adapter um módulo de entrada (byte) e um módulo de saída (byte), manipulando variáveis booleanas.
OBS: Cada dispositivo Adapter suporta até 64 Módulos.
2. Exportando um Arquivo EDS
Com o projeto do Dispositivo Adapter configurado, iremos exportar um arquivo EDS.
Clicando em Ethernet_IP_Adapter, abaixo das informações do dispositivos, Clicamos em Acrescentar Arquivo EDS... e salvamos o arquivo no nosso PC como .eds.
Feito isso podemos ir em Compilar, Gerar Código e posteriormente fazer o download do projeto no nosso NX 3005 e colocarmos em modo RUN.
3. Scanner
Primeiramente iremos criar um programa no Mastertool IEC XE com uma CPU NX3005 e um rack NX 9020.
O perfil de projeto que iremos utilizar é o Simples.
Com o projeto criado, iremos acrescentar um dispositivo na Net 1.
Acrescentaremos uma EtherNet/IP Interface.
Clicando com o botão direito no EtherNet_IP_Interface e clicando em acrescentar dispositivo, acrescentaremos um Ethernet/IP Scanner.
Com o EtherNet/IP Scanner acrescentado, iremos instalar o arquivo EDS gerado no projeto do Adapter fazendo o seguinte:
Clicamos em Ferramentas, Repositório de Dispositivos.
Agora vamos instalar nosso arquivo EDS gerado pelo Dispositivo Adapter.
Clicando em Instalar, Todos os arquivos de descrição suportados, selecionamos o arquivo .eds gerado pelo Adapter e clique em abrir.
OBS: Cada arquivo eds deve ter um Product Code diferente.
Com o arquivo EDS instalado no Scanner Clique em Fechar, Clique com o direito no Ethernet_IP_Scanner, Clique em Acrescentar Dispositivo e selecione o Ethernet IP Adapter instalado anteriormente, clique em acrescentar e após isso clique em Fechar.
Feito isso, clicando duas vezes no EthernetIP_Adapter, na aba Geral iremos acrescentar manualmente o IP do dispositivo Adapter no projeto do Scanner.
OBS: Na aba Conexões devemos garantir que o RPI é um valor Múltiplo Inteiro do intervalo da MainTask, no nosso projeto foi colocado o mesmo valor do intervalo da MainTask no RPI.
Feito isso, podemos fazer o Download do projeto no Dispositivo Scanner e colocarmos no modo RUN.
Na tela abaixo podemos ver a comunicação entre os dois projetos( Scanner e Adapter).
4. Escrita e Leitura de dados no Ethernet IP
Para fazer a leitura e escrita de valores escreveremos no Byte QBx e a leitura é feita no Byte IBx, tanto o Scanner quanto o Adapter podemos fazer a escrita e a leitura dos dados.
Abaixo segue um exemplo de como escrever no Byte do Scanner e leitura no Byte de entrada do Adapter.
Escrevendo valores nos dados de entrada no adapter com o projeto do Scanner:
Lendo valores no Byte de entrada no projeto do Adapter:
Abaixo segue as duas telas, a primeira do projeto Adapter e a segunda do Scanner fazendo essa comunicação.
OBS: O endereço de saída Adapter(QB) transmite os valores no endereço de entrada do Scanner(IB) e o endereço de a saída do Scanner(QB) manda os valores no endereço de entrada do Adapter(IB) de acordo com o código do produto.
OBS: Os endereços de memória do Adapter e Scanner não necessariamente precisam estar no alocados na mesma faixa de endereços. O Scanner sabe qual é o dispositivo Adapter que está comunicando pelo código do produto de cada módulo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.