1. Definindo o perfil na criação do projeto
No início do desenvolvimento da aplicação você tem a opção de selecionar uma série de perfis diferentes para a sua aplicação. O perfil simples é composto por apenas uma tarefa e vem por padrão no MasterTool, já o perfil Personalizado pode ser composto por várias tarefas.
Importante observar, que em cada perfil a Altus já denomina Tarefas e POUs com nomes padrões. Caso o usuário deseje alterar e/ou criar tarefas com nomes, perfis, prioridades e tempos diferentes, basta utilizar o perfil PERSONALIZADO (ou custom).
2. Alterando o perfil após criação do projeto
É comum utilizar o perfil de projeto simples, que é a primeira sugestão do MasterTool, e após o início do desenvolvimento do programa o usuário entende que há necessidade de alterar as tarefas padrões ou acrescentar novas tarefas. Para alterar o perfil é necessário acessar o menu "Projeto" em seguida acessar "Atualização de Projeto".
Na atualização do projeto o usuário poderá atualizar o perfil atual para o perfil desejado. Após escolher o perfil, basta clicar no botão alterar, em seguida aparecerá outra tela que consiste na confirmação da operação.
3. Criando tarefas e adicionando POUs
O Nexto, por ser um sistema multitarefa em tempo real, permite criar e organizar o programa baseado em arquiteturas de Tarefas e POUs (Unidades de Organização de Programa). As POUs podem ser do tipo Programa (que são vinculadas a tarefas ou outras POUs), e do tipo Função ou Bloco Funcional (que tipicamente são vinculadas apenas em outras POUs). Para acrescentar uma tarefa, clique com o botão direito no "Task Configuration", em seguida escolha com o mouse a opção "Acrescentar Objeto".
Você poderá escolher o nome desejado para a tarefa.
Após a confirmação e a escolha do nome para a nova tarefa, é necessário configurar as características desejadas para seu comportamento. Na figura abaixo é apresentada a tarefa criada com o nome de "Prioritaria" e os campos necessários para configurarmos as funcionalidades.
Prioridade: define a prioridade, de 0 a 31, sendo 0 mais prioritário e 31 menos prioritário
Tipo: define o tipo, sendo os mais utilizados:
- Cíclico: determinístico, necessário definir um tempo chamada. Ex: 20ms
- Contínua = não determinístico, não é possível definir um tempo para chamada, o próprio controlador executa o mais rápido que ele pode de acordo com a prioridade
- Evento, Externo e Status = necessário informar um trigger que irá partir a tarefa, podendo ser hardware ou uma variável tipo bool de acordo com a aplicação
Intervalo: define o time-out
Sensibilidade: define quantas vezes é aceitável o time-out
Adicionar Chamada: define qual será a POU tipo Programa que poderá ser utilizada
3.1. Criando POUs
Para criar as POUs (lógicas ou blocos de programas), basta clicar com o botão direito em cima de "Application" e selecionar "Acrescentar Objeto" em seguida ‘POU...’
Em seguida aparecerá a tela onde o usuário deverá definir o tipo de POU (programa, função ou bloco funcional), e o tipo de linguagem.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.