Este tutorial tem como objetivo orientar desenvolvedores de sistemas a utilizar o Recipe Manager, cuja funcionalidade é manipular as listas de variáveis do projeto definidas pelo usuário e também os conjuntos de valores definidos para estas variáveis.
Para o melhor entendimento do funcionamento dos equipamentos é recomendado que o Manual de Usuário UCPs Série Nexto (MU214100) e o Manual de Utilização MasterTool IEC XE (MU299048) sejam consultados, a mesma recomendação aplica-se caso seja necessário modificar a arquitetura proposta como exemplo.
1. Introdução
A Série Nexto é uma poderosa e completa série de Controladores Programáveis (CP) com características exclusivas e inovadoras. Devido a sua flexibilidade, design funcional, recursos de diagnóstico avançado e arquitetura modular, o CP Nexto pode ser usado para controle de sistemas em aplicações de pequeno, médio ou grande porte.
Adicionalmente, a Série Nexto apresenta uma ferramenta completa para programação, configuração, simulação e depuração da aplicação do usuário: o MasterTool IEC XE. Trata-se de um software flexível e de fácil utilização que oferece seis linguagens de programação definidas pela norma IEC 61131-3: Texto Estruturado (ST), Sequenciamento Gráfico de Funções (SFC), Diagrama de Blocos Funcionais (FBD), Diagrama Ladder (LD), Lista de instruções (IL) e Gráfico Funcional Contínuo (CFC). O MasterTool IEC XE permite o uso de diferentes linguagens na mesma aplicação, fornecendo ao usuário uma poderosa forma de organizar a aplicação e aproveitar códigos usados em aplicações anteriores.
2. Definição da Arquitetura de Referência
A seguir mostra-se um exemplo de uma arquitetura para a utilização da funcionalidade Recipe Manager.
Material Utilizado no Exemplo
Dentre os itens utilizados para a construção do sistema de referência temos:
- Fonte de alimentação NX8000, nas posições 0 e 1 do bastidor
- UCP NX3030, nas posições 2 e 3 do bastidor
A Figura 1 mostra um exemplo de configuração mínima, utilizando o menor bastidor NX9001, com 12 posições.
Figura 1. Arquitetura Utilizada
3. Configuração do Projeto
Para criar um projeto e configurar um sistema NX3030, deve-se utilizar o software MasterTool IEC XE.
Não será descrito aqui o processo de instalação e autorização de funcionamento do software MasterTool IEC XE. Considera-se que o mesmo já esteja instalado, configurado e funcionando perfeitamente em um computador.
O Software MasterTool IEC XE utilizado nesta aplicação foi a versão 2.01.
4. Novo Projeto
Neste capítulo, será abordada a criação de um novo projeto a partir do perfil Simples, utilizando a ferramenta "Wizard", a qual apresenta as opções de configuração do sistema ao usuário.
Inicialmente, o usuário deverá criar um novo projeto no MasterTool IEC XE a partir do menu "File" e logo em seguida, "New Project...", conforme mostra a Figura 2:
Figura 2. Novo Projeto
Após, uma janela será apresentada ao usuário, solicitando que o mesmo selecione o tipo de projeto que deseja fazer e, em seguida, escreva um nome e a localização para armazenar o projeto no computador. Clicar em "OK" para prosseguir ou "Cancel" para interromper.
Figura 3. Classificação do Projeto
A seguir, o usuário deverá selecionar a UCP desejada, os módulos de hardware básicos que compõem o barramento, ou seja, o modelo de bastidor e da fonte de alimentação. Nesse caso, será utilizada a UCP NX3030, um bastidor NX9001 e uma fonte de alimentação NX8000.
Figura 4. Módulos de Hardware
Na janela de configuração de E/S, não foram adicionados pontos de E/S.
Figura 5. Quantidade de Pontos E/S
Então, o usuário deverá selecionar a linguagem padrão para as POUs (programas). Nesse caso o novo projeto está exemplificado perfil Simples e linguagem ST.
Figura 6. Seleção da Linguagem Padrão
A próxima tela define a linguagem das POUs de usuário. Clicar em "< Previous" para voltar à tela antecedente, "Finish" para finalizar ou "Cancel" para interromper.
Figura 7. Linguagem dos Programas das Tarefas Principais
Ao pressionar o botão "Finish", o MasterTool IEC XE iniciará a criação do ambiente de desenvolvimento do projeto. Esse procedimento pode levar alguns segundos.
5. Configuração da UCP NX3030
A Figura 8 mostra as configurações da porta NET 1 da UCP NX3030. Para abrir esta tela, deve-se dar um duplo clique sobre NET 1, abaixo da UCP NX3030 na árvore de dispositivos. Nesta tela deve-se definir o IP do CP.
Figura 8. Parâmetros da Porta Ethernet NET 1
6. Adicionando o Recipe Manager
Para adicionar o objeto Recipe Manager, clique com o botão direito do mouse no ícone Application da árvore de dispositivo, no menu de contexto, clique em Adicionar Objeto, e após em Recipe Manager, como apresentado na imagem abaixo.
Figura 9. Adicionando o Objeto Recipe Manager
Em seguida um diálogo para confirmação da adição do objeto Recipe Manager será aberto.
Figura 10. Adição do Objeto Recipe Manager
No momento em que este for criado o seu editor será aberto, podendo também ser aberto com duplo clique em cima do objeto Recipe Manager ou com o comando Editar Objeto.
Figura 11. Editor do Objeto Recipe Manager
7. Adicionando o Recipe Definition
Após adicionar o Recipe Manager, deve-se adicionar o objeto Recipe Definition, isto pode ser feito clicando com o botão direito do mouse no ícone do objeto Recipe Manager, na árvore de dispositivos, pelo menu de contexto indo no comando Adicionar Objeto, e após em Recipe Definition, como mostrado na Figura 12.
Figura 12. Adicionando Objeto Recipe Definition
Em seguida, um diálogo perguntando o nome que deseja dar para o Recipe Definition será aberto.
Figura 13. Escolher Nome do Objeto Recipe Definition
No momento em que este for criado o seu editor será aberto, podendo também ser aberto com duplo clique em cima do objeto Recipe Definition ou com o comando Editar Objeto.
Figura 14. Editor do Objeto Recipe Definition
8. Adicionando um Recipe
Para adicionar um Recipe, deve-se abrir a janela do editor do Recipe Definition e clicar sobre ela com o botão direito do mouse, esta ação abre o menu de contexto apresentado na Figura 15, neste menu, clique sobre a opção Adicionar um novo Recipe.
Figura 15. Adicionando um Recipe
Em seguida, a janela apresentada na Figura 16 abre solicitando o nome do novo Recipe que deve ser adicionado. Neste exemplo, criaremos um Recipe vazio, para isso, basta selecionar a opção , e após clicar em OK.
Figura 16. Novo Recipe
Após adicionar um novo Recipe, uma nova coluna na tabela do editor do objeto Recipe Definition será criada, essa coluna terá o nome escolhido, e terá seus valores em branco, conforme a Figura 17.
Figura 17. Editor de Recipe Definition com Novo Recipe Adicionado
9. Configurando o Recipe Manager
O próximo passo é a configuração dos objetos, iniciaremos pelo Recipe Manager, abrindo seu editor com um duplo clique no ícone do Recipe Manager, na árvore de dispositivos.
Figura 18. Configuração do Recipe Manager
Nesta janela, serão configuradas apenas as colunas que irão ser salvas no arquivo de backup do Recipe, isso é feito deixando os itens que se quer armazenar na lista Colunas Selecionadas.
Para passar um item de uma lista para a outra, este deve ser selecionado dando um clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele e então, utilizar os botões < e >, que servem para inserir itens individualmente de uma tabela para outra. Para inserir todos os itens para um único lado, pode-se utilizar os botões << e >>.
No exemplo, foi adicionada a seguinte coluna:
- Name;
As colunas Variable e Current Value já estavam adicionadas quando o Recipe Manager foi criado.
10. Adicionando Variáveis ao Recipe Definition
O próximo passo é adicionar variáveis ao Recipe, para isso foi criada uma Lista de Variáveis Globais - GVL, clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone Application, na árvore de dispositivos e selecionando o comando Adicionar Objeto, pelo menu de contexto, após clicar em Lista de Variáveis Globais, conforme a Figura 19.
Figura 19. Criando uma Lista de Variáveis Globais
Em seguida, é aberto um diálogo perguntando o nome que se deseja dar para a Lista de Variáveis Globais que está sendo criada.
Figura 20. Escolher Nome da Lista de Variáveis Globais
Neste exemplo, o nome escolhido para a Lista de Variáveis Globais foi RecipeGVL, após clicou-se em adicionar, então o editor de Variáveis Globais foi aberto, e o seguinte código, com a definição das variáveis que se deseja criar, foi adicionado:
VAR_GLOBAL
// Declaração das variáveis que serão adicionadas no Recipe
Recipe01:DINT;
Recipe02:DWORD;
Recipe03:WORD;
Recipe04:LINT;
Recipe05:REAL;
END_VAR
Em seguida, as variáveis devem ser adicionadas no Recipe Definition, dando um duplo clique na célula em branco da coluna Variable e clicando no quadradinho ( ) que aparecerá na célula, conforme apresentado na Figura 21.
Figura 21. Adicionando Variáveis no Recipe Definition
Então abrirá a janela do Assistente de Entrada, Figura 22, onde deve ser selecionada a variável que se deseja adicionar no Recipe Definition e após apertar o botão OK. A janela é fechada e a variável será adicionada na célula em branco, selecionada anteriormente.
Como se deseja adicionar todas as variáveis da Lista de Variáveis Globais criada anteriormente, a própria Lista RecipeGVL foi selecionada nesta janela, a fim de que não fosse necessário repetir este processo para cada variável que se desejasse adicionar.
Figura 22. Assistente de Entrada
Após apertar OK nesta janela, todas as variáveis contidas na RecipeGVL são inseridas no Recipe Definition, conforme a Figura 23.
Figura 23. Variáveis Adicionadas no Recipe Definition
10.1. Configurando as Variáveis no Recipe Definition
Neste passo podem ser adicionados nomes, comentários, valores máximos e mínimos para cada variável, preenchendo as colunas do Recipe Definition, estas informações tem a finalidade de esclarecer a função de cada variável na programação. Na coluna Recipe, devem ser adicionados os valores que as variáveis precisam assumir quando o Recipe for habilitado.
Figura 24. Adição de Informações Sobre as Variáveis
Para verificar se os valores inseridos na coluna Recipe estão corretos, é necessário compilar o projeto, para isso é necessário clicar no menu Compilar, e selecionar a opção Generate Code, como segue na Figura 25.
Figura 25. Compilando o Projeto
Se ocorrerem erros de compilação, estes serão apresentados na Guia Mensagens, exibida na Figura 26
Figura 26. Mensagens de Compilação
11. Salvando um Recipe
Após o término da criação do Recipe, é possível criar um backup deste, que poderá ser utilizado posteriormente, como base para outros Recipes ou em outros projetos. Para utilizar o comando de Salvar Recipe, basta selecionar o Recipe que deseja salvar e clicar no comando, como é mostrado na imagem abaixo.
Figura 27. Comando Salvar Recipe
Após, abre uma janela, Figura 28, pedindo para inserir o nome do arquivo de Recipe que será salvo e um local onde salvar este arquivo. Após escolher as opções, clicar no botão salvar.
Figura 28. Salvando um Recipe
12. Enviando a Aplicação para a UCP NX3030
Após as variáveis serem configuradas, a aplicação está pronta para ser enviada à UCP NX3030, para isso leia o tutorial que explica como conectar o Nexto ao computador, cujo link está abaixo:
Após o término do download do projeto, clicar no botão "Start" ( ), para que o projeto entre em execução, como apresentado na Figura 29.
Figura 29. Aplicação Utilizando o Recipe em Execução
13. Aplicando os Valores do Recipe
Para aplicar nas variáveis os valores salvos no Recipe, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a coluna Recipe, do objeto Recipe Definition, com o projeto em execução. Abrirá um menu de contexto, como mostrado na Figura 30, onde deve ser selecionado o comando Write Recipe.
Figura 30. Escrevendo os Valores do Recipe
Após este comando as variáveis assumirão os valores configurados no Recipe.
Figura 31. Execução do Comando de Escrita do Recipe
14. Carregando Valores das Variáveis para o Recipe
Outra possibilidade do Recipe é utilizar valores das variáveis para atualizá-lo, durante o runtime. Com a aplicação em execução, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer ponto da janela do Recipe, o menu de contexto apresentado na Figura 32 irá aparecer, clique em Acrescentar Recipe.
Figura 32. Acrescentando um Recipe Durante a Execução do Projeto
A janela apresentada na Figura 33 é aberta para que seja escolhido um nome para o novo Recipe e para que seja selecionado se este Recipe deve ser criado a partir de um existente ou vazio. Para este exemplo foi selecionada a criação de um Recipe vazio.
Figura 33. Novo Recipe
Depois de criado, clique sobre a coluna deste Recipe com o botão direito do mouse, para abrir o menu de contexto apresentado na Figura 34, e selecionar o comando Ler Recipe, que escreve os valores atuais das variáveis no Recipe, como mostra na Figura 35.
Figura 34. Atualização de Recipe pelo Comando Ler Recipe
Figura 35. Valores Carregados para o Novo Recipe
Assim, o Recipe recebe os valores atuais das variáveis de forma instantânea e pode ser usado durante a execução desta aplicação ou ser salvo para que se possa utilizá-lo em outras aplicações, como apresentado anteriormente no subcapítulo Salvando um Recipe.
15. Criando um Projeto usando um Recipe já existente
Neste capítulo não será descrito como criar um projeto, adicionar um Recipe Manager ou um Recipe Definition, pois estas descrições foram apresentadas anteriormente neste documento. Considera-se que já tenha sido criado um projeto e que os objetos mencionados acima já tenham sido criados. O Recipe que será utilizado é o mesmo que foi salvo na seção Salvando um Recipe.
Inicialmente deve se verificar se a configuração do Recipe Manager está idêntica à do projeto original do Recipe, como apresentado na Figura 36.
Figura 36. Comparação do Recipe Manager
Após, criar as variáveis conforme mostrado anteriormente e adicioná-las ao Recipe Definition, estes passos foram apresentados na seção Adicionando Variáveis ao Recipe Definition. É de extrema importância que as colunas selecionadas no Recipe Manager, Variável e Nome, estejam corretamente preenchidas, de acordo com o projeto original, como apresentado na Figura 37.
Figura 37. Preenchendo um Novo Recipe Definition
Após, criar um novo Recipe e clicar com o botão direito do mouse sobre este, para que abra o menu de contexto apresentado na Figura 38. Neste deve ser selecionado o comando Carregar Recipe.
Figura 38. Carregando um Novo Recipe
Então, uma janela será aberta, possibilitando a seleção do Recipe que se deseja carregar. Este será um arquivo no formato *.txtrecipe, como mostra a Figura 39.
Figura 39. Carregar Recipe
Para carregá-lo, se deve selecionar o arquivo e clicar no botão Abrir, então os valores da coluna de Recipe serão atualizados de acordo com o que consta no arquivo, Figura 40.
Figura 40. Recipe Novo a Partir de um Existente
É importante mencionar que os valores que constam nas colunas selecionadas no Recipe Manager serão verificados, devido a isso, eles devem ser preenchidos na tabela do Recipe Definition. Se ocorrerem falhas nesta verificação os valores não serão importados. Após os valores serem atualizados com sucesso o novo projeto está pronto para ser enviado para a UCP, como apresentado anteriormente.
Figura 41. Projeto Enviado com Recipe Novo a Partir de um Existente
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.