Nesse tutorial iremos aprender a utilizar a cabeça de campo remota NX5100 MODBUS para controlar módulos de E/S remotamente. Por exemplo, o rack com a CPU está em uma sala de controle e os módulos de E/S estão em outro rack localizado na sala de máquinas, para comunicar esses módulos com a CPU da sala de controle podemos utilizar o protocolo MODBUS.
Para isso, devemos criar dois projetos separados: um para a cabeça remota MODBUS e outro para a CPU.
1. Arquitetura
A imagem abaixo representa a conexão entre o computador, a remota e a CPU:
2. Projeto para a cabeça remota NX5100
Criar um projeto para o NX5100 é bastante semelhante a criar um projeto para uma CPU, a única diferença é que devemos selecionar NX5100 na seleção do modelo de CPU na criação do projeto.
Na tela de módulos de E/S, adicione apenas os módulos que estão conectados ao rack da remota de campo! Caso haja algum módulo conectado no rack da CPU eles deverão ser adicionados apenas no projeto da CPU.
Com o projeto aberto vá em NET 1 na árvore de objetos e digite o endereço IP da remota de campo e depois pressione Login para enviar o projeto para a remota.
OBS: assim como a CPU, a remota de campo e o computador devem estar na mesma sub-rede para conseguir enviar o projeto.
Após ter efetuado o Login verifique se a tabela com os endereços MODBUS foi criada. Ela pode ser acessada clicando em "MODBUS_Symbol_Server", abaixo de NET 1.
3. Projeto para CPU NX30XX
O processo de criação do projeto da CPU é normal, selecione a CPU, o rack, a fonte e módulos instalados como em qualquer outro projeto. Ao carregar o projeto clique com o botão direito do mouse em NET 1 e depois em "Acrescentar Dispositivo". Dentro da tela que se abrir expanda o item "MODBUS Client" e acrescente o item "MODBUS Symbol Client".
Agora clique com o botão direito do mouse no item que você acabou de adicionar e clique em "Acrescentar Dispositivo" e na nova tela que se abrirá selecione "MODBUS Device".
Clique duas vezes no item que você adicionou por último, uma nova janela irá se abrir com uma tabela de 6 colunas.
As colunas que você precisa se importar são as 4 primeiras:
Variável de Valor: A variável que irá armazenar os dados recebidos dos holding registers e coils no caso de Read e que será utilizada para enviar os dados aos holding registers e coils em caso de Write.
Tipo de Dado: Tipo de dado a ser transmitido ou recebido pelo protocolo. Isso pode ser visto na tabela "MODBUS_Symbol_Server" no projeto da cabeça remota.
Endereço Inicial do Dado: Como o nome já diz, é o endereço inicial do módulo. Essa informação também pode ser vista na tabela "MODBUS_Symbol_Server" no projeto da cabeça remota.
Tamanho do Dado: Visível na tabela "MODBUS_Symbol_Server" no projeto da cabeça remota, representa o tamanho do dado.
Nesse exemplo estaremos escrevendo dados em um NX2001 no rack da cabeça remota, olhando a tabela no projeto do NX5100 o tipo de dado é um "Holding Register", e iremos escrever nele, então selecionamos "Holding Register–Write" na segunda coluna. Para armazenar e/ou escrever em um Holding Register precisamos de uma variável do tipo WORD, que criaremos no UserPrg e adicionaremos ela na primeira coluna. No caso dessa aplicação, o endereço inicial do NX2001_Digital_Outputs.IOWord é 10004, colocaremos isso na terceira coluna e o tamanho do dado é 1, que adicionaremos na quarta coluna.
O próximo passo é adicionar as requisições, clicando em "Requisições" na mesma tela da tabela que alteramos anteriormente.
Na primeira coluna dessa tabela especificaremos o que queremos fazer na relação MODBUS. Nesse exemplo, queremos escrever dados no Holding Register do NX2001, então selecionaremos "06-Escrita de Um Register", em "Varredura" colocaremos 100, que é o padrão. Em endereço "Inicial do Dado de Escrita" colocaremos o endereço inicial do módulo, nesse caso é 10004, como já vimos (caso esteja lendo um módulo você colocará essa informação na coluna de leitura). E em "Tamanho de Dados de Escrita" colocaremos o tamanho do dado que, como já visto nesse exemplo, é 1 (caso esteja lendo um módulo você colocará essa informação na coluna de leitura).
Abaixo de "Requisições" temos o item "Parêmetros Gerais", nessa tela devemos colocar em "Endereço IP" o IP da cabeça remota que configuramos.
Pronto! A configuração está pronta. Para ler ou escrever em uma saída do módulo que configuramos a comunicação basta digitar nome_da_variável.XX onde XX é o número da entrada ou saída.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.