Este tutorial tem como objetivo fazer um relatório dinâmico das variáveis existentes em um projeto para uma pasta Excel e salvar em um Pen Drive.
Componentes
Software: IX Developer v2.40 SP4
IHM: X2 Base 7
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Arquivo Excel
2.2. Construção do projeto na IHM
2.2.1. Criação de Relatórios
2.2.2. Criação da tela da IHM
3. RESULTADO
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial, foi conectado a IHM X2 Base 7 a um computador através do cabo NX9205 para carregar a aplicação desenvolvida no software iX Developer na IHM. Também, na IHM foi conectado um Pen Drive na porta USB dela para salvar o arquivo gerado.
2. DESENVOLVIMENTO
Vamos desenvolver uma aplicação que salva em um arquivo Excel no Pen Drive os valores inseridos pelo usuário em duas tags. Para ajudar no entendimento deste tutorial, nos anexos (encontra-se no final do tutorial), haverá o exemplo criado com base neste tutorial.
É importante para total compreensão dos passos deste tutorial que se tenha um conhecimento básico no desenvolvimento de aplicações no iX Developer. Caso não tenha, sugere-se ler alguns tutoriais presentes na base de conhecimento da série X2, dentre estes, o tutorial para criação e configuração de tags, vinculando-as a objetos, cujo link está abaixo:
IHM X2 - Inserir objetos e vinculá-los a tags
2.1. Arquivo Excel
Primeiramente, criamos o template no qual será plotado o relatório. No projeto exemplo, que segue junto a este tutorial, foi criado o arquivo com nome myBasicTemplate e salvo dentro da pasta do projeto, no caminho: Project Files\Reports\Templates.
No arquivo Excel myBasicTemplate que criamos, iremos editá-lo para tornar possível receber os valores das duas tags que serão utilizadas neste exemplo. Na coluna A serão escritos os nomes dos dados trabalhados para identificar cada valor que será mostrado. As declarações da coluna B, <#Tag(Tag1)> e <#Tag(Tag2)>, são os comandos que obterão os valores instantâneos das tags na IHM. Na linha cinco apenas faremos uma soma dos dois valores das linhas acima.
2.2. Construção do projeto na IHM
A aplicação desenvolvida na IHM será dividida nas seguintes subseções: Criação de relatórios e Criação da tela da IHM.
Caso o leitor não saiba criar um projeto e configurar tags, sugere-se ler o tutorial para criação e configuração de tags, vinculando-as a objetos (link está no capítulo 2).
2.2.1. Criação de Relatórios
Com o projeto devidamente e criado, crie duas tags ("Tag1" e "Tag2") e configure-as conforme a imagem abaixo:
Agora, vamos adicionar a função Relatórios. Na barra superior, vá na aba Inserir e clique em Relatórios.
Na aba Reports que será aberta automaticamente, clique em Adicionar para inserir o template (arquivo Excel criado).
A janela Adicionar relatório abrirá, clique no ícone de três pontos para procurar o arquivo Excel.
Selecione o arquivo myBasicTemplate e clique em OK.
Por fim, altere o nome na coluna Nome para Basic. O relatório ficará conforme a imagem abaixo:
2.2.2. Criação da tela da IHM
No projeto exemplo que está nos anexos deste tutorial, na tela "Dados", colocou-se dois objetos do tipo Numérico analógico e em cada um vinculou-se uma tag. No objeto Botão, alterou-se seu texto para "Gerar Relatório Básico" e inseriu-se uma ação.
A ação do botão foi configurada para gerar um relatório com os valores inseridos nas tags e salvar o arquivo no Pen Drive conectado à IHM.
Para fazer essa configuração, vá na Grade de propriedades do botão e no tópico Ações. Em Gatilho deixe selecionado Clique, selecione a ação Gerar relatório e no tópico abaixo selecione Arquivo. Clique então no ícone de três pontos.
Como o relatório será salvo em Pen Drive, selecione a opção USB na janela que abrirá e clique em OK.
3. RESULTADO
Carregue o projeto na IHM e coloque um Pen Drive na entrada lateral. Clique no botão de "Gerar Relatorio Basico" e então aparecerá uma mensagem na IHM. Após desaparecer a mensagem, retire o Pen Drive e dentro da pasta Reports será encontrado o relatório.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.