Nesse tutorial você irá aprender como adicionar objetos de saneamento e terá um projeto no final do tutorial disponível para download
Caso precise aprender mais sobre a interface do software assista os vídeos desta playlist do Youtube.
SOFTWARE Versão 1.6
O tutorial pode ser feito em modo simulação.
Seções do Tutorial
1. DESENVOLVIMENTO
1.1. Tela inicial
1.1.1. Adicionar Controle de Usuário
1.1.2. Troca de tela
1.2 Cabeçalho
1.2.1. Usar tela como template
1.3 Componentes das telas
1.3.1. Adicionar imagem
1. DESENVOLVIMENTO
1.1. Tela Inicial
Nessa tela foi adicionado botões de logIn e logOut e display para monitoramento de nivel de acesso. Também foi alterado a cor de fundo da tela .
Temos opções de gradiente e ta,bém opções de texturas.
Clique aqui para asssistir o tutorial de configuração de usuário na IHM P2, ou leia o tutorial escrito.
Foi adicionado também os botões para troca de tela, e imagens para visão gráfica.
Arraste o Change Screen para a tela onde deseja colocar botão de troca de tela. Configure o tipo de tela em qual vai navegar, e escolha a tela para qual deseja trocar.
Para fazer a configuração de designer do botão basta clicar em display >> foi colocada a imagem 63 dos objetos LAMP_2 do biblioteca própria do software. É possivel muda o texto e as cores do texto
1.2. Cabeçalho
Foi desenvolvido uma tela que será usada como tela de fundo (cabeçalho), foi colocado botões de navegação de tela na parte inferior, e na parte superior foi colocado um retangulo e alterado as propriedades de cores.
podemos também acrescentar o relogio RTC da IHM para aparecer na tela, basta ir em Display >> Date/Time.
é possivel fazer a configuração de como as informações vão aparecer no display de data e em Display é possivel fazer a configuração de propriedades, como cores etc.
Para o icone de menu foi adicionado um Botão de Screen change, que irá navegar entre a tela menu, e configurada uma imagem no lugar do formato do botão
Afim de aproveitar a tela Cabeçalho como tela de fundo de outras telas. Clique com o botão direito sobre a tela qual você vai colocar um fundo, em seguida clieque em propriedades, habilita a opção Underlay Screen. Selecione a tela que vai ser o fundo da sua tela.
1.3 Componentes das telas
Na estação de tratamento é onde é realizado o processo de purificação da água. O cesto representa água capitada da chuva, o poço de succção é para onde a água vai após a filtragem.
Para simular o formato dos tanques foi adicionado um Linear meter, uma elipse e uma imagem com o formato de tank, adicionado da propria biblioteca do Software.
Quando se adiciona o liear meter é possivel fazer a configuração de variáveis e de designer do display
Adicione uma Image em source e escolha uma imagem clicando no ícone destacado pela a seta na imagem abaixo.
A imagem escolhida no exemplo estava em Tank_3 >> tank with rivets
Segue os mesmos passos para adicionar os outros tanques
Da mesma maneira é possível adicionar as demais figuras, tais como canos, e medidores.
Em setting na aba de propriedade dos objetos, é possivel fazer a rotação do objetos em Rotation
No icone de atenção foi colocada uma lógica operacional para o icone ficar visivel somente quando o volume do tanque estiver acima de um determinado valor.
As imagens das bombas são imagens que foram feitas download da internet. A lâmpada é uma lamp da biblioteca interna do software. A lâmpada está na biblioteca em lamp_10 >> imagem 8
Text é um objeto encontrado em Draw >> Text
Foi acrescentado o slider e o numeric display para fazer a simulação, caso seu processo seja real não é necessário adicionar o slider switch
1.4. Tela de Registros
Para o desenvolvimento dessa tela de gráfico foi necessário adicionar um datalloger e monitorar as variáveis. Clique e veja como adicionar datalogger após isso assista como fazer a configuração do gráfico Historic Trend
TELAS
Observação
Esse projeto tem exemplos de scripts simples. Faça o download e explore o arquivo mais detalhadamente.
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