Neste tutorial, você irá aprender a sincronizar a data e hora de uma IHM P2 com a data e hora de um CLP por meio do protocolo Modbus.
Componentes:
Softwares utilizados: FvDesigner | MasterTool
CLPs utilizados: NX3008
IHMs utilizadas: P2
Seções do Tutorial:
1. PROJETO DO CLP
2. PROJETO DA IHM
3. FINALIZAÇÃO E TESTES
1. PROJETO DO CLP
No CLP, você tem tem uma GVL chamada Special_Variables na pasta SystemGVLs. Dentro dela, podemos encontrar uma variável chamada System_Time, da estrutura Extended_Date_And_Time que contém as variáveis do RTC do CLP.
Para uma maior precisão das horas, sugerimos utilizar um servidor NTP caso o CLP tenha acesso à internet ou tenha um computador com uma API de SNTP.
Como na P2 não temos acesso a um servidor NTP, devemos compartilhar esses dados via rede, por exemplo usando modbus. Neste exemplo, usarei Modbus TCP.
Para enviar os valores à IHM, vamos primeiro transformar as variáveis de System_time em inteiras, assim como realizado na imagem abaixo.
E declarar um Modbus Symbol Server, onde iremos adicionar as variáveis criadas.
Carregue o projeto na CPU, e passe para o próximo passo.
2. PROJETO DA IHM
Antes de iniciar a configuração do projeto, mostro abaixo algumas variáveis especiais.
No nosso exemplo, vou fazer uma escrita das variáveis que disponibilizamos no Modbus do CLP na IHM.
Primeiramente, vamos declarar o controlador Modbus como cliente da comunicação, definir o IP, zerar as retentivas de reconexão.
Na guia Comm.ErrorHandling, selecione a opção Process Sequentially
Agora iremos declarar as variáveis que irão receber os valores do CLP. Obs: note que elas estão na mesma ordem e com os mesmos endereços que as variáveis especiais da IHM.
Após adicionar as variáveis na Tag Library, vamos usar a função Data Transfer. Nela, declaramos a transferência entre os dados de seis words entre iSeconds e TIME_LOCAL_SECOND a cada segundo.
Feito isso, para visualizar a data e hora do sistema, adicionaremos na tela um objeto chamado Date/Time Display, onde poderemos ver a hora do CLP sendo enviada para a IHM.
3. FINALIZAÇÃO E TESTES
Após fazer as configurações indicadas, carregue os projetos na CPU e na IHM, e verifique se as datas dos dispositivos estão iguais.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.