Neste tutorial estão descritas orientações e procedimentos para realizar o gerenciamento de usuários na IHM P2.
Componentes
Software: FvDesigner v1.5.81
IHM: P2
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Acessando as configurações de segurança
2.2. Configurações de segurança dos objetos
2.3. Recursos de segurança na tela
2.4. Simulando aplicação
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial foi conectada uma IHM P2102NK à um computador através de um cabo NX92xx.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial serão mostrados os passos para realizar o gerenciamento de usuários nas IHMs da Série P2. Será criada uma tela de aplicação com objetos, sendo definidos diferentes níveis de segurança para estes.
Podem ser definidos níveis de operação para os objetos durante as operações da IHM, assim, estes objetos podem ser usados ou vistos por diferentes usuários que fizerem login na IHM. Isso evita erros operacionais e garante a segurança dos dados.
Vale ressaltar a importância de ter em mãos o Manual da Série P2 e o Manual do FvDesigner permitindo a consulta do usuário nas etapas da aplicação. Esse documento irá lhe orientar sobre as características técnicas, instalação mecânica e elétrica, programação, configurações e futuras manutenções.
2.1 Acessando as configurações de segurança
As configurações de segurança podem ser acessadas clicando em Security na janela System na aba Project Explorer à esquerda do FV Designer.
Na aba Basic selecione Enable Security para habilitar o recurso segurança. Em Modo existem duas opções, mas no caso da P2 apenas o Level pode ser selecionado.
No campo Action on Access Denied define as ações após ocorrer o acesso ser negado. Vamos definir a opção None.
Em Input pode ser selecionado o modo de teclado para inserir a senha, vamos selecionar Keypad Screen e o tipo KS4 (Keypad Ascii).
Com a opção Level selecionada, somente a senha precisa ser inserida durante o login, por isso as senhas não podem ser iguais. Os níveis de segurança variam de 1 a 15 e quanto maior o nível de segurança mais liberdade de acesso.
Na coluna Password é possível editar a senha e adicionar um comentário por nível.
Neste exemplo vamos deixar a senha padrão, que é o número referente ao nível.
2.2 Configurações de segurança dos objetos
Cada objeto (exceto para objetos de desenho) tem configurações de segurança próprias que também devem ser definidas se o gerenciamento de segurança for necessário.
Foram definidos três objetos na tela principal, de modo a exemplificar o gerenciamento de usuários.
Dê um duplo clique ou clique com o botão direito no objeto, abra suas propriedades e vá em Operation.
A aba Visibility Control é o controle de segurança de visibilidade e a aba Operation Control é o controle de segurança para as operações. Na opção Enabled by Security é definido o nível de usuário necessário para visualizar ou operar.
No caso do objeto “Controle” está habilitado que em um nível maior ou igual a 3 poderá ser visualizado e operado.
Os objetos “Login” e “Logout” possuem as opções Visibility Control e Operation Control disponíveis em todos os níveis, assim a opção Enable Security está desabilitada.
A Preview destes objetos pode ser encontrada na aba Display das propriedades do objeto, clique no ícone de uma imagem.
Ao abrir a biblioteca de imagens inúmeras opções estão disponíveis.
2.3 Recursos de segurança na tela
Ao clicar com o botão direito na tela selecione Properties, onde é possível alterar o nível de segurança da tela.
2.4 Simulando aplicação
A aplicação de exemplo estará disponível ao final deste tutorial.
Os objetos “Login” e “Logout” tem a função de acessar um nível ou sair dele, respectivamente. Portanto ao clicar em “Login” irá pedir uma senha, referente a um dos 15 níveis.
Ao clicar em “Logout” ele volta ao nível 0, ou seja, nenhum usuário está logado.
Com o nível logado acima de 3 aparecerá o botão “Controle”. Como a tela 2 possui nível 0 de segurança, qualquer nível poderá acessá-lo.
Clicando no botão “Tela Principal”, retorna à tela anterior.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.