Este tutorial tem o objetivo de mostrar a utilização da função script para controlar diversas variáveis em um único objeto gráfico nas IHMs da série P2.
Componentes
Software: FvDesigner v1.5.70 (etiqueta Altus)
IHM: P2102NK
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Adicionar e Configurar Tags
2.2. Desenvolvimento da tela da IHM
2.2.1. Inserção e Configuração do objeto Selector List
2.2.2. Inserção e Configuração do objeto Linear Meter
2.2.3. Inserção e Configuração do objeto Slider Switch
2.3. Script
2.4. Carregar projeto na IHM
3. RESULTADO
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial, foi conectado a porta Ethernet da IHM P2102NK à um computador através do cabo NX9202 para carregar a aplicação desenvolvida no software FvDesigner na IHM.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial, desenvolvemos um projeto que simula o controle do nível de três tanques através de apenas uma tela da IHM. Dessa forma, será possível utilizar o mesmo objeto gráfico para monitorar os valores/níveis de diferentes variáveis/tanques, utilizando um script simples e um objeto para seleção da variável desejada. O projeto encontra-se disponível para download ao final deste tutorial.
Alguns detalhes presentes neste tutorial, como: inserir objetos na tela e carregar o programa na IHM, podem ser vistos no tutorial que instrui como criar e carregar um projeto, cujo link está abaixo:
IHM P2 - Criar e carregar projetos
2.1. Adicionar e Configurar Tags
Com o projeto devidamente criado no software FvDesigner, adicionaremos cinco tags: “Item”, “Tanque”, “Slider1”, “Slider2” e “Slider3”. Essas tags serão vinculadas diretamente aos objetos da tela da IHM, sendo criadas para facilitar a organização do projeto.
Para adicionar tags, no campo Resource da aba Project Explorer, clique em Tag Library.
A aba Tag Library abrirá. Clique no botão Add cinco vezes para adicionar cinco tags.
Na coluna Name (1) é possível editar os nomes das tags. Já na coluna Type (2), é possível selecionar o tipo de dado da tag. Por fim, na coluna Address (3) é possível escolher o endereço da tag, podendo utilizar o endereço de um link de comunicação ou um endereço interno.
Para alterar qualquer um dos campos indicados acima, dê um duplo-clique na célula que deseja alterar. Neste projeto, configurou-se as tags conforme a imagem abaixo:
Obs.: É importante que os endereços das tags sejam diferentes, para não ocasionar conflito nos valores atribuídos a elas.
2.2. Desenvolvimento da tela da IHM
A tela da IHM conterá objetos do tipo Selector List, Linear Meter e Slider Switch, com as seguintes funções:
• Selector List: Possibilitará a escolha do tanque que deseja-se monitorar;
• Linear Meter: Objeto utilizado para simular o tanque;
• Slider Switch: Utilizado para variar os valores e simular os níveis dos tanques.
Esta tela será construída no Base Screen 1 (BS1) que foi criado juntamente com o projeto. Para alterar as propriedades desta tela, na aba BS1(unnamed), clique com o botão direito do mouse em algum lugar da tela e clique em Properties.
A janela Screen Properties abrirá. Nesta janela é possível alterar propriedades da tela, como: nome da tela, cor de fundo, imagem de fundo, entre outras. Neste projeto, alteraremos o nome da tela e a cor de fundo.
Para alterar o nome da tela, no campo Title escreva o nome desejado para a tela (Principal)(1). Para alterar a cor de fundo, no campo Background Color, clique na seta ao lado direito do campo (2) e clique na cor escolhida (3). Por fim, clique em OK (4) para concluir as alterações nas propriedades desta tela.
As subseções desta seção visam explicar a inserção e configuração de cada objeto da tela Principal (Selector List, Linear Meter e Slider Switch). Com os passos realizados nas próximas subseções, a tela Principal ficará semelhante a imagem abaixo:
Obs.: Para inserir os objetos, é importante que a ferramenta Toolbox esteja habilitada. Para verificar isto, na barra superior do software, vá na aba View e verifique se a opção está marcada.
2.2.1. Inserção e Configuração do objeto Selector List
O objeto Selector List será utilizado para selecionar o tanque/variável que deseja-se monitorar. Em Toolbox, expanda o campo Other Switch e arraste o objeto Selector List até o local desejado.
Dê um duplo-clique no objeto inserido para abrir suas propriedades. Para adicionar os itens/tanques para seleção no objeto, no campo Switch List (1) da aba Setting, clique no botão “+” (2) e selecione a opção Word Switch (3).
O campo Switch List deverá ter 3 itens (um para cada tanque/variável), conforme a imagem abaixo:
Após adicionar os itens, vamos configurá-los. As configurações dos itens serão semelhantes, alterando apenas o valor que será escrito quando o item for selecionado. Dessa forma, as seguintes configurações serão realizadas no item 1:
No campo Switch Name, altere o nome do item para “Tanque 1” (1), marque as opções Word Switch (2) e Execute when item is Selected (3).
Clique no ícone de três pontos ao lado direito do campo Write Address para selecionar a tag que será vinculada ao item.
A janela Input Address abrirá. Selecione a opção Tag Library (1), selecione a tag Item no campo Tag (2) e clique em OK (3).
Por fim, de volta a aba Setting das propriedades do objeto Selector List, altere o campo Constant, inserindo o valor 1. Dessa forma, toda vez que o item Tanque 1 for selecionado, o valor 1 será atribuído a tag Item.
Para configuração do item 2, repita o mesmo procedimento. Porém, no campo Constant, insira o valor 2.
Por fim, repita o mesmo procedimento para configurar o item 3, colocando o valor 3 no campo Constant. Após configurar o item 3, clique em OK para concluir a configuração das propriedades do objeto.
2.2.2. Inserção e Configuração do objeto Linear Meter
O objeto Linear Meter será utilizado para simular um tanque e seus níveis, através da variação do valor na tag Tanque. Para inseri-lo, vá em Toolbox, expanda o campo Graph e arraste o objeto Linear Meter até o local desejado.
Dê um duplo clique no objeto Linear Meter inserido para abrir suas propriedades. Primeiramente, vamos vincular a tag Tanque a este objeto. Para isso, na aba General, clique no ícone de três pontos ao lado direito do campo Address.
A janela Input Address abrirá. Selecione a opção Tag Library (1), selecione a tag Tanque no campo Tag (2) e clique em OK (3).
De volta as propriedades do objeto Linear Meter, na aba Display, altere o tipo para Cylinder 1 no campo Type (1), marque a opção Upward (2), altere a cor de fundo do indicador para ser igual a cor de fundo da tela no campo Background (3) e desmarque as opções Border (4), Background (5) e Glass Effect (6).
Na aba Scale, desmarque a opção Auto Fit Size e insira o valor 16. Dessa forma, o tamanho da fonte da escala aumentará, facilitando a visualização.
Na aba Range, verifique se a opção Range Display está marcada. Essa opção faz o indicador ficar em verde quando o valor é menor que 20 ou vermelho quando o valor é maior que 80. Por fim, para concluir a configuração das propriedades do objeto, clique em OK.
2.2.3. Inserção e Configuração do objeto Slider Switch
Este objeto será utilizado para variar valores e simular os níveis dos tanques. Portanto, para cada tanque, haverá um objeto Slider Switch associado. Para adicioná-los, em Toolbox, expanda o campo Other Switch e arraste o objeto Slider Switch até o local desejado.
Abra as propriedades do objeto inserido com um duplo-clique nele. Primeiramente, vamos alterar o endereço onde serão escritos os valores obtidos pelo objeto, vinculando uma das tags criadas. Na aba Setting, clique no ícone de três pontos ao lado direito do campo Write Address.
A janela Input Address abrirá. Selecione a opção Tag Library (1), selecione a tag Slider1 no campo Tag (2) e clique em OK (3).
Na aba External Label, marque a opção Enable External Label (1), Horizontal (2) e Left Label (3). Escreva o texto que deseja (4) e clique em OK (5) para finalizar a configuração das propriedades do objeto. Dessa forma, um texto será inserido ao lado esquerdo do objeto, identificando-o.
Repita este procedimento para os outros dois objetos Slider Switch que serão adicionados, alterando a tag vinculada ao objeto (Slider2 e Slider3) e a label ao lado do objeto (“Tanque 2:” e “Tanque 3:”).
2.3. Script
Após desenvolver a tela da IHM, será desenvolvido o script que atribuirá os valores obtidos através dos objetos Slider Switch ao objeto Linear Meter, conforme a seleção do tanque realizada pelo objeto Selector List.
Na aba Insert da barra superior do software, clique em Script.
A janela Script Editor abrirá. Dê um nome ao script no campo Comment e defina a forma que será executado o script no campo Trigger.
Obs.: Como neste projeto deseja-se que o script seja executado a cada intervalo pequeno de tempo para atualização dos valores no tanque, no campo Trigger, selecionou-se a opção Timer.
Ao selecionar a opção Timer, o campo Delay Time será exibido ao lado direito. Neste campo, deve ser colocado o intervalo de tempo que deseja que o script seja executado. Neste tutorial, foi inserido 100ms. Portanto, a cada 100ms o script será executado, atualizando o valor da tag Tanque.
Por fim, insira o script abaixo no espaço de edição:
if $T:Item == 1
$T:Tanque = $T:Slider1
endif
if $T:Item == 2
$T:Tanque = $T:Slider2
endif
if $T:Item == 3
$T:Tanque = $T:Slider3
endif
Após editar o script, clique em OK (1) e depois, em Save (2) para salvá-lo.
2.4. Carregar projeto na IHM
Para carregar o projeto na IHM, leia a seção 2.3. do tutorial que explica como criar e carregar projetos (link está na introdução do capítulo 2 deste tutorial).
3. RESULTADO
Para testar, selecione o tanque que deseja monitorar, deslize o objeto Slider Switch respectivo deste tanque e observe o nível no objeto Linear Meter.
Tanque 1:
Tanque 2:
Tanque 3:
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