Nesse tutorial você irá aprender a comunicar um CLP Nexto com uma instância do BluePlant localizado em uma máquina virtual hospedada no Microsoft Azure. Para isso você irá precisar primeiramente de uma VM rodando no serviço de nuvem da Microsoft e um IP público apontando para o IP local da sua rede que o Nexto está configurado. Você pode aprender como criar a máquina virtual clicando aqui
Primeiramente, efetue a configuração da comunicação MODBUS no Nexto através do MasterTool IEC XE. Você pode seguir os passos iniciais desse tutorial para aprender a acrescentar a comunicação MODBUS. No campo da porta TCP, escolha a porta que a comunicação será realizada, por padrão é a 502.
Agora você deve se certificar que a porta selecionada está liberada no seu IP público e na VM no Azure. Por padrão o Azure bloqueia todas as portas, estão teremos que criar uma nova regra para permitir as que queremos. Para isso, acesse o painel da sua VM e vá em "Rede" e clique em "Adicionar regra da porta de entrada". Em "Intervalos de porta de destino" digite a porta TCP utilizada pelo MODBUS que você configurou no MasterTool e clique em "Adicionar".
Repita o mesmo procedimento para a porta de saída.
Para se certificar que a porta está liberada no IP público, converse com a sua provedora.
Dentro da máquina virtual com o BluePlant instalado vá na aba "Edit->Devices" e adicione uma configuração "MODBUS Master" e escolha o encoding RTU TCP.
Na aba "Nodes" adicione um node com o canal que acabamos de criar e em "Primary Station" configure o IP público do Nexto, assim com a porta MODBUS.
Na aba "Points" configure a relação MODBUS normalmente, de acordo com a configuração feita no MasterTool.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.