Neste tutorial você aprenderá as orientações e procedimentos para simular uma lógica simples e comunicar
Componentes
Software: MasterTool IEC XE 3.34 ; Simulador MDBUS
CLP: XP340; Firmware: 1.11.10.0
Cabo Ethernet
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Criando novo projeto no Mastertool
2.2 Adicionar GVL
2.3 Adicionar dispositivo
2.4 Configuração Modbus
2.5 Configuração MDBUS
2.6 Painel de controle MDBus
3.0 VÍDEO
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
Iremos monitorar as variáveis comunicando através do software MDBUS
2.1. Criando novo projeto no Mastertool
Crie um novo projeto, clicando em "Novo Projeto", coloque o nome e o caminho da pasta na qual você deseja salvá-lo.
Para essa simulação com o mastertool e simulador MDBus iremos utilizar o XP 340 e a linguagem de programação em LADDER; clique em próximo certificando que todas linguagem esteja em ladder até aparecer "CONCLUIR" e então o programa será aberto
2.2. Adicionar GVL
Iremos começar criando uma lista de variáveis globais. Para isso é preciso clicar com o botão direito do mouse em Application >> Adicionar objetos >> Lista de variáveis. Nomeei a lista com o nome que desejar, sem espaço ou caracteres especiais em seguida clique em "Adicionar".
Quando a lista abrir em sua tela mude o tipo de declaração para o modo textual (1) em seguida apague o parâmetro que está acima do VAR_GLOBAl (opcional) caso queira usar a lista de variáveis global em todo projeto sem ter que declarar o nome da lista). E declare as variáveis como a imagem abaixo.
2.3. Adicionar dispositivo
Clique sobre a palavra NET1 com o botão direito do mouse, em seguida clique em Acrescentar Dispositivo. Irá aparecer a janela ao lado clique sobre o símbolo de "+" ao lado esquerdo da palavra MODBUS depois faça o mesmo como mostra ao lado; clique duas vezes em MODBUS symbol server
Feche a janela do dispositivo; abra a aba MODBUS Symbol Server e declare as variáveis que foram declaradas na GVL. (no exemplo ao lado não foi apagado o parâmetro de chamada das variáveis da GVL portanto teve que mostrar o caminho da GVL) Em seguida será configurado as entradas como a tabela de configuração ModBus na próxima página
2.4. Configuração Modbus
Declare as mesmas variáveis que foram da GVL. O tipo de dado varia de acordo com a função. Iremos utilizar apenas os tipos de leitura e escrita. Para selecionar o tipo de dado clique na seta. As variáveis que são do mesmo tipo devem ter endereços diferentes o qual deve ser identificado em "Endereço inicial do dado"
Por fim baixe o projeto para o CLP >> em Login clique em " sim " nas próximas janelas de conversação >> em seguida coloque em run.
2.5. Configuração MDBUS
Abra o simulador ModBus >> na Aba Configuration >> em Mode o simulador será Master já que o CLP é o Server >> em IP Addr. coloque o IP do CLP >> Coloque a porta de IP em 502 e a comunicação no modo RTU TCP. Em Database Points na coluna Number é possível colocar a quantidade de saídas e entradas de cada tipo que será simulado. Após finalizar a configuração clique em "OK"
Em displays selecione os tipos de variáveis que utilizamos no projeto MasterTool (Coil e Holding Regs.). Os displays irão aparecer na tela. Em seguida coloque o simulador em ON
Após colocar o simulador em ON clique em Control nessa janela será feito o controle do estado das variáveis. Na tela de displays será feito a leitura dos estados das variáveis.
2.6. Painel de controle MDBus
3. VÍDEO
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.