Nesse tutorial você irá aprender como adicionar objetos de rede elétricas e terá um projeto no final do tutorial disponível para download.
Caso precise aprender mais sobre a interface do software assista os videos desta playlist do Youtube.
SOFTWARE Versão 1.6
O tutorial pode ser feito em modo simulação.
Seções do Tutorial
1. DESENVOLVIMENTO
1.1 Menu
1.1.1. Alterar cor do fundo
1.1.2. Troca de tela
1.1.3. Adicionar imagem
1.2 Tela de descanso
1.2.1. Adicionar imagem que se movimenta
1.2.2. Configurar tela como tela de descanso
1.3 Tela de cabeçalho
1.3.1. Segurança de usuário
1.4 Principais objetos e figuras
2. Telas desenvolvidas
1. DESENVOLVIMENTO
1.1 MENU
Para a tela inicial, que será a tela menu, adicionamos uma imagem da biblioteca do computador e quatro botões para troca de tela, também fizemos a alteração da cor de fundo da tela.
A maneira abaixo mostra como adicionar imagens do repertório do computador.
Para os botões de troca de tela , adicione um Change screen e em tipo de tela mantenha Screen Change e Screen escolha para qual tela aquele botão irá navegar, em seguida em display é possível fazer a configuração estética
Para a configuração estética do botão foi escolhida a biblioteca interna do software, a figura que está em Lamp_2 / image63.
A alteração da cor da tela é igual para os demais objetos.
1.2. Tela de descanso
Para elaborar a tela de descanso, criamos uma tela em branco e colocamos um Animated Graph, com esse objeto fizemos a configuração colocando uma imagem da biblioteca do computador e traçando os pontos na tela , para os quais desejo que a imagem se mova.
Na aba display você pode selecionar a figura que pretende colocar na tela de descanso.
Após isso arraste as linhas colocando os pontos onde a imagem irá passar
ATENÇÃO: Para siga os passos abaixo para configurar um tela como tela de descanso ou clique aqui para saber colocar a tela de descanso.
Em project explorer >> Unit Setting >> habilita a opção Screen server, escolha o tempo que a IHM deve aguardar para depois entrar no modo descanso.
1.3. Tela de Cabeçalho
Foi adicionado 3 retangulos em tons de azuis.
Foi adicionado configuração de controle de usuário, com logIn e logOut, caso tenha duvida de como fazer essa configuração clique aqui. Temos também o tutorial de maneira escrita, basta acessar aqui
A configuração de designer do botão é feita da mesma maneira de todos os botões.
Botão verde: Biblioteca interna >> Lamp_2 >> Image 60
Botão vermelho: Biblioteca interna >> Lamp_2 >> Image 57
Adiante foi adicionado um Text display para monitorar o usuário logado, para isso foi utilizado script, e também foi adicionado o relógio do sistema para ficar monitorando.
Nesse vídeo, você encontrará qual variável usar para a lógica (é a mesma variável de controle de nivel de usuário). Para aprender adicionar script clique aqui.
Obs.: a variável usuário é uma variável do tipo string que irá no display.
Na aba display é possível fazer a configuração estética assim como em todos objetos.
Para visualizar o relógio RTC basta adicionar o seguinte objeto.
Os seguintes botões apontados pelas setas são botões de troca de tela, onde foi escolhi imagens no lugar do formato do botão
As engrenagens podem ser encontradas na biblioteca interna do software
Assim como a imagem do "Gráfico" que está em monitoramento, a figura que está em transmissão e em distribuição.
A figura que foi colocada no botão que irá alternar para a tela Geração e a figura que navega para a tela menu são figuras da biblioteca do computador, não são encontradas no software.
A figura de temperatura no canto inferior da tela pode ser encontrada seguindo o caminho abaixo
Icon_1>>image45
Afim de aproveitar a tela Cabeçalho como tela de fundo de outras telas. Clique com o botão direito sobre a tela qual você vai colocar um fundo, em seguida clieque em propriedades, habilita a opção Underlay Screen. Selecione a tela que vai ser o fundo da sua tela.
1.4. Principais objetos e figuras
A imagem principal com o processo completo é uma imagem encontrada na internet.
Na biblioteca interna do software você pode achar objetos parecidos, explore.
A imagem com a placa de atenção é encontrada na biblioteca interna do software. Security_1/image5. Como na imagem abaixo.
Já os quadradinhos vermelhos são lampadas que podem ser encontradas na biblioteca interna do software em Lamp_1>>Image93.
É importante sempre que mudar a figura da lâmpada ou do botão, mudar a figura no estado 0 e no estado 1.
O objeto abaixo é um Numeric input/display, encontrado no próprio software. Para escrever a palavra "Freq (Hz)" na parte superior do objeto foi feita a configuração no External Label.
Na configuração abaixo foi utilizado o objeto Text ; Meter; e Numeric display.
Ao adicionar o Meter na Aba display vc pode estar fazendo a configuração estética do objeto meter.
Caso tenha dificuldade de entender os funcionamentos dos botões clique aqui
A imagem da turbina é encontrada na biblioteca interna, em Fan >> Image25
a Figura da lâmpada "OFF" está em Lamp_1 / image5 e da lâmpada em "ON" está em Lamp_1 / image6
Lembrando que a figura de alerta está em Security_1/image5
Para realizar a configuração do gráfico foi utilizado um datalogger, caso precise saber como configurar o datalogger e o gráfico acesse aqui
Icones como transformadores, torre de transmissão entre outros, você pode encontrar diversos modelos na biblioteca própria do software.
Na biblioteca você encontra a figura que está represendando a estação elevadora de tensão; Power >> Uninterruptable power supply
O icone para o simbolo da Lamp você encontrará em Lamp_8 / Image84 e Image85
O Transformador abaixador de tensão foi encontrado em Image >> Power >> Transformer2
2. Telas desenvolvidas
Caso tenha tido dificuldade com algum elemento desse tutorial assista a playlist.
ATENÇÃO: Sempre é recomendado que utiize o maximo possivel objetos que estejam na biblioteca interna do software.
Nesse projeto segue exemplo de script para nome de controle de usuário.
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