Este tutorial demonstrará como desenvolver uma comunicação Modbus RTU RS-485 entre um CLP da série Nexto com uma IHM da série P2.
Componentes
Software: MasterTool IEC XE v3.23; FvDesigner v1.5.70 (etiqueta Altus)
CLP: XP340
IHM: P2102SK
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Criação do programa na IHM (Mestre)
2.1.1. Configuração do dispositivo Modbus
2.1.2. Criação da tela da IHM
2.2. Configurações para o CLP Nexto (Escravo)
2.2.1. Configuração do dispositivo Modbus
2.2.2. Configuração dos parâmetros de comunicação
3. RESULTADOS
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial, foi conectado a porta COM2 da IHM P2102SK ao borne da porta RS-485 da CPU XP340, por meio do cabo AL-1766.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial, iremos desenvolver aplicações para a troca de dados do tipo booleano, inteiro e real entre a IHM P2 e o CLP Nexto por meio do protocolo de comunicação Modbus RTU RS-485, onde a IHM será o mestre da comunicação e o CLP o escravo.
2.1. Criação do programa na IHM (Mestre)
Para desenvolver a aplicação na IHM P2102SK, iremos utilizar o software FvDesigner v1.5.70 (etiqueta Altus).
Alguns detalhes presentes neste tutorial, como: inserir objetos na tela e carregar o programa na IHM, podem ser vistos no tutorial que instrui como criar e carregar um projeto, cujo link está abaixo:
Juntamente com o tutorial citado acima, para configurar os endereços Modbus nos objetos da tela, utilizou-se como base a subseção 2.1.2. do tutorial de comunicação da IHM P2 com o Nexto pelo protocolo Modbus TCP/IP, cujo link está abaixo:
2.1.1. Configuração do dispositivo Modbus
Com o projeto devidamente criado no FvDesigner, vá na aba Project Explorer e clique em Link.
A janela Link será aberta à direita da tela. Na aba PLC Device, clique em Add.
Na janela New Link Property, defina o Manufacturer para MODBUS IDA, Interface Type para Direct Link (Serial) e Product Series para MODBUS RTU (1).
Na configuração serial, defina a porta que será utilizada e os parâmetros da comunicação (2). Neste tutorial foi adotado os parâmetros seriais padrão: BaudRate = 9600, Parity = None, Data Bits = 8 e Stop Bits = 1.
Por fim, é possível dar um nome ao dispositivo no campo Device Name e escolher o número da estação Modbus no campo Station Number (3).
Obs.: Deve-se atentar para que a porta COM definida seja a correta para o protocolo desejado. No caso deste tutorial, utilizou-se a porta COM2 da IHM P2102SK pois é a porta correta para o protocolo RS-485.
Como será comunicado uma variável do tipo REAL (32 bits), para a série Nexto, é necessário realizar a inversão dos dados enviados, já que serão enviados dois pacotes de dados. Para isso, vá na aba Options e clique em Data Transfer Mode.
A janela Data Transfer Mode abrirá. No campo Double Word, clique na opção 4xD (ABCD -> CDAB) e após, clique em OK.
Por fim, de volta a janela Edit Link Property, clique em OK para finalizar a configuração do dispositivo Modbus.
2.1.2. Criação da tela da IHM
Após realizar a configuração do mestre, será desenvolvido a tela da IHM. Os passos para o desenvolvimento da tela da IHM são os mesmos dos adotados na subseção 2.1.2. do tutorial de comunicação da IHM P2 com o Nexto pelo protocolo Modbus TCP/IP (link está na introdução da seção 2.1. deste tutorial). Seguindo esses passos, a tela da IHM ficará conforme a imagem abaixo:
Por fim, carregue o projeto na IHM conforme um dos passos descritos (subseção 2.3.1. ou subseção 2.3.2.) no tutorial para criar e carregar projeto na IHM (link está na introdução da seção 2.1. deste tutorial).
2.2. Configurações para o CLP Nexto (Escravo)
Nesta seção, iremos criar as variáveis no CLP e vinculá-las à endereços Modbus para se comunicarem com a IHM.
Caso não tenha conhecimento de como realizar uma relação Modbus, recomenda-se ler a subseção 2.1.2. do tutorial abaixo:
Com o projeto devidamente criado no MasterTool IEC XE, vá em UserPrg e declare 3 variáveis (uma do tipo ‘BOOL’, uma do tipo ‘INT’ e uma do tipo ‘REAL’).
2.2.1. Configuração do dispositivo Modbus
Após declarar as variáveis, será adicionado e configurado o dispositivo Modbus. Para isso, na árvore do projeto clique com o botão direito do mouse em COM1 e clique em Acrescentar Dispositivo.
A janela Acrescentar Dispositivo abrirá. Siga o caminho: MODBUS -> MODBUS Serial -> MODBUS Slave, selecione MODBUS Symbol RTU Slave e clique em Acrescentar.
Logo após, clique em Fechar para fechar a janela.
Dê um duplo-clique sobre o dispositivo adicionado (estará embaixo de COM1 na árvore do projeto) para abrir as suas configurações. Realize a relação Modbus nas variáveis declaradas para que a comunicação com a IHM seja efetuada. As variáveis devem ficar endereçadas conforme a imagem abaixo:
Obs.: É importante ficar atento no campo Endereço Inicial do Dado quando os dados são do mesmo tipo. Por exemplo na imagem acima, se as duas variáveis do tipo Holding Register possuíssem o mesmo endereço inicial (1), a faixa de dados de ‘rVar’ seria 1..2, utilizando a mesma faixa de dados da variável ‘iVar’ , ocasionando erro durante a compilação do projeto.
2.2.2. Configuração dos parâmetros de comunicação
Após realizar a configuração do dispositivo Modbus, criando a relação entre as variáveis e os endereços Modbus, será configurado os parâmetros da porta de comunicação. Para isso, na árvore do projeto, dê um duplo-clique em COM1. Os parâmetros da porta de comunicação do CLP devem ser configurados idênticos aos parâmetros da porta de comunicação da IHM (BaudRate = 9600, Parity = None, Data Bits = 8 e Stop Bits = 1).
Por fim, faça Login no CLP e carregue a aplicação para o mesmo.
3. RESULTADOS
A seguir uma imagem da comunicação entre os equipamentos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.