Neste tutorial estão descritas orientações e procedimentos para configuração de um CLP Nexto como servidor OPC UA, permitindo comunicar-se com uma série de outros dispositivos através desse protocolo de comunicação, como o supervisório BluePlant que será visto nesse tutorial. Caso deseje uma comunicação OPC UA com outro dispositivo, acesse o tutorial de como configurar o Servidor OPC UA no Nexto clicando aqui, podendo realizar a comunicação a partir dele.
Componentes
Software: BluePlant 2018.1.50 e Mastertool IEC XE 3.31
CLP: XP340
Seções do Tutorial
1. ARQUITETURA
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Configuração Nexto como servidor OPC UA
2.2. Configuração cliente OPC UA no BluePlant
2.3. Testando a comunicação
3. VÍDEO
1. ARQUITETURA
Na arquitetura deste tutorial, conectou-se a porta Ethernet da XP340 na porta Ethernet do computador através do cabo NX9202. O computador em que está instalado o software BluePlant e o Xpress XP340 devem estar com os IPs na mesma faixa da rede ethernet.
2. DESENVOLVIMENTO
Neste tutorial serão mostrados os passos para realizar a comunicação entre o software BluePlant e um CLP da Série Nexto através do protocolo de comunicação OPC UA.
Vale ressaltar a importância de ter em mãos o Manual da Série Nexto e o Manual do BluePlant permitindo a consulta nas etapas da aplicação. Esse documento irá lhe orientar sobre as características técnicas, instalação mecânica e elétrica, programação, configurações e futuras manutenções.
2.1. Configuração Nexto como servidor OPC UA
Primeiro, vamos adicionar a comunicação OPC. Para isso, clique com o botão direito em Application, vá à Adicionar Objeto e depois em Symbol Configuration.
A janela Acrescentar Symbol Configuration irá aparecer. Marque a caixa Suporte a característica OPC UA. Clique em Adicionar.
Com as etapas acima concluídas, a aba Symbol Configuration será aberta.
Ao entrar na aba é necessário dar um clique em Compilar para assim aparecer todas as opções de variáveis do projeto para serem disponibilizadas para o CLIENT OPC. Agora, podemos escolher, na tela, as tags que desejamos comunicar via OPC UA. Após devemos clicar no “Compilar” do Symbol Configuration, novamente.
Na coluna de Direitos de Acesso, você deve configurar se você deseja que as variáveis sejam leitura, escrita ou ambos, clicando no símbolo. As variáveis marcadas, neste caso “var2”, podem ser lidas no dispositivo CLIENT OPC.
Após devemos clicar no menu “Compilar” e “Gerar Código”.
Pronto isso, vamos salvar nosso projeto e fazer o download para nosso CLP.
Você pode ir em Easy Conection e escolher o dispositivo desejado. No presente exemplo, o CLP escolhido está indicado na imagem abaixo:
Clique em Login para enviar para o controlador.
2.2 Configuração cliente OPC UA no BluePlant
Primeiro, após criar um projeto no BluePlant, vá na aba Editar e, então, em Devices.
Selecione "OPCUA – OPC UA Client" no menu de Protocolos Instalados.
Clique em "Criar...", e depois em OK.
Agora clique na aba "Nós" e adicione uma nova linha, para adicionar um novo canal.
Na linha que acabamos de criar, selecione "Estação Primária", configure as opções da seguinte forma:
Obs.: As quatro opções selecionadas em vermelho devem ser marcadas.
Se for a sua primeira vez configurando uma conexão OPC UA no BluePlant, você precisará gerar os certificados para o Software. Para fazer isso clique em "Certificates" e o assistente de configuração de OPC UA se abrirá.
Você precisará gerar dois certificados. O primeiro é para o executável TManagerExe.exe e o segundo para o executável TRunModule.exe, ambos presentes na pasta "C:\Program Files (x86)\Altus\BluePlant\bp-2018.1.50" por padrão.
Para gerar o certificado siga os passos abaixo:
- Clique em Certificates
- Clique em "Browse" e selecione o executável (TManagerExe.exee depois comTRunModule.exe)
- Clique em "Create UA Configuration"
- Clique em "Edit UA Configuration" e após em "Certificates"
• Clique "Create" e depois "OK"
- Clique "Save and Close"
- Clique "Done"
Repita o processo para os dois executáveis. Com isso feito você pode clicar em "Test" no BluePlant e deve aparecer escrito "OK" do lado.
Quando você declara o Nó, você pode clicar em "Importação"
Clicando nele, abrirá uma nova janela, onde você clicara em "Atualizar"
Feito isso, abrirá as tags do servidor OPC UA, onde você marcará as tags que você não deseja, clicar com o botão direito e clicar em "Uncheck", deixando apenas as que você deseja trabalhar. Clique em “Ok”.
Após isso, ele criará as tags e points necessários para a comunicação.
Com todas as etapas concluídas você deverá conseguir comunicar o BluePlant com o Nexto através do protocolo OPC UA.
2.3 Testando a comunicação
Para fins de teste foi criada, em Telas, uma caixa de texto e a Tag var2, definida anteriormente, foi atribuída a ela.
Executando o projeto no Mastertool IEC XE e no BluePlant teremos a seguinte situação:
Os valores escritos nas variáveis no Mastertool IEC XE irão aparecer nos objetos criados no BluePlant. No exemplo, o valor 1,5 foi preparado e escrito em var2 e é mostrado na caixa de texto.
3. VÍDEO
Caso queira saber mais sobre a importância do OPC UA, aplicações na indústria e ver um exercício prático de comunicação entre o CLP Nexto e o SCADA BluePlant, assista ao nosso Webinar:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.